Pages

domingo, 9 de janeiro de 2011

Folha afirma que indústria da moda é ameaçada pelas roupas da Dilma

Jornais do mundo todo dão ótimas manchetes a respeito da eleição de Dilma Rousseff, do PT, como a primeira presidente do Brasil.A Folha  como sempre seguiu na contra mão das notícias, e partiu para a futilidade, representada por seu editor,Alcinio Leite. O jornal de apoio a ditadura  está preocupado com a decisão que a presidente Dilma tomou ao vestir na posse uma roupa feita por uma costureira particular pouco conhecida...

Leiam e comentem
ANÁLISE

Look da presidente põe em xeque projeto de prêt-à-porter brasileiro de prestígio

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DA PUBLIFOLHA

Ter uma mulher na Presidência da República é uma espécie de revolução para um país cujo passado patriarcal é dos mais pesados.
Dessa perspectiva, parece fútil tratar da relação de Dilma Roussef com a moda. No entanto, eis um pequeno tema que deverá estar presente nos quatro anos de governo.

Antes que me acusem de sexista, gostaria de deixar claro que não estou preocupado com o estilo da presidente. O que me interessa é a decisão que tomou de vestir na posse uma roupa feita por uma costureira particular pouco conhecida, e não um modelo criado por algum dos principais criadores ou grifes brasileiros.
A escolha de Dilma representa um baque para as marcas nacionais de moda. Há décadas, estilistas e empresários vêm se empenhando em criar um prêt-à-porter brasileiro de prestígio, nos moldes do que ocorreu na França, na Itália e nos EUA.

Naqueles países, a indústria de moda é bastante forte, uma empregadora de peso e uma poderosa fonte de riqueza. Não é à toa que Michelle Obama elege cautelosamente a grife americana que vai vesti-la em eventos expressivos. O mesmo faz Carla Bruni, ao selecionar seus trajes entre as famosas "maisons" francesas.

Nas escolhas dessas primeiras-damas, está em jogo não apenas a elegância, mas também o compromisso com um extrato da economia de seus países.

É certo que Dilma optou por uma roupa brasileira, feita com toda dignidade pela gaúcha Luisa Stadtlander. Agindo assim, entretanto, acabou por colocar em xeque a relevância das grifes nacionais de prêt-à-porter e de luxo, bem como o projeto que elas mantêm de modernizar o design, a produção e o consumo no Brasil.
A decisão da presidente demonstra outras três coisas: que os celebrados estilistas nacionais não estão aptos a agradar mulheres "reais" como ela; que a política de afirmação do prestígio das grifes está muito longe de se efetivar no país; e que a indústria de moda brasileira, enfim, parece não ser um assunto significativo para a Presidência da República.

41 Comentários:

Anônimo disse...

Vá ser fútil assim no raio que o parta. Não tem matéria melhor, não?

Cirlei Santos disse...

Dessa vez não resisti e acabei rindo! Não se contentando em fazer uma crítica a roupa da Presidenta, aliás, eu já estava estanhando esse silêncio todo, ainda a culpam a mulher de não prestigiar as grifes colocando-as em risco.
Esse jornal está ficando pior que o notícias populares!

Anônimo disse...

Boa noite,
será o benedito,este sr Alcino não tem trabalho pra fazer,deixa que eu arrumo coisa mais util pra ele fazer.Nunca vi editor(?) se preocupar com futilidades.

Saudações Cordiais

Carlos / Americana-sp

Luciana disse...

Estou perplexa. A FSP deve estar às moscas, os jornalistas devem estar cutucando o dedão do pé com palito de dentes de tanto nada que têm pra fazer.

Esse aí deixou a atividade de coçar as próprias bolas e resolveu escrever qualquer coisa...

Que coisa patética!

VERA disse...

Perdoe-me, Helena, mas não tenho mais estômago pra ler o que escrevem esses FDP!!!

Anônimo disse...

A costureira não é brasileira? Não era conhecida, mas agora o é. E daí, Sr. ALCINO LEITE NETO? Porque a Dilma tem que ser igual à Michele ou à Carla?
É justamente por isso que ela foi eleita, porque se fosse igual talvez não fosse hoje a Presidenta do Brasil.

O Sr. Preferia que ela usasse um modelito emprestado como assim o fez a Sra. FHC?

Mania tacanha de brasileiro querer ser igual aos outros do hemisfério Norte.

Filosomídia . Leo Nogueira Paqonawta disse...

Comentários infelizes e sem mais nenhum outro propósito senão o de expressar completa falta de visão, ou visão obtusa, desse senhor Alcino Leite Neto. Há que se ter absolutamente uma aversão a esse tipo de análise. No mínimo, sentir muita "dó" desse tipo de abordagem. Ainda bem que o Brasil com seus brasileiris e brasileiras estão mudando, fazendo outras escolhas, inclusive a de não ler a "Pulha de São Paulo". Ops! Desculpem, é da Falha de São Paulo! Ops! É do Folhetim de São Paulo! Putz! Claro que é Folha de São Paulo! Temos de ter cuidado até na hora de nominar um jornal daquele tipo, pois podemos ser processados por isso. Tsc tsc...

mirtes disse...

Não dá mais pra aguentar tanta mediocridade, futilidade, burrice, sem-vergonhice,idiotice, servilismo complexo de vira-latas e falta de vergonha na cara mesmo desses que só escrevem bobagens.
Como pode um jornal ..... enfim é muito ódio pelo país.
mirtes

Anônimo disse...

Meu Deus, acabou Caceta e Planeta mas ficou um jornalista desse para nos fazer rir de m....fala serio|

Fátima13 disse...

Helena querida, as baboseiras desse Alcino me fez lembrar o que uma senhora (90 anos) do interior do nordeste, com sua imensa sabedoria dizia: se ando suja sou porca ... se limpa ... sou faceira ... se calada ... sou muda ... se falo ... sou arrengueira ... como vou viver ... no meio dos mexeriqueiros. abs

Noé disse...

Demonstra também a preocupação em destacar o microempresário, pois sendo uma costureira particular a repercussão da notícia lhe dará mais espaço no mercado.

Ary disse...

Depois dessa, Alcino Leite deveria trocar o nome para "Jacinto Leite Aquino Rêgo". É o que merece! Sobre a credibilidade da fita crepe (que não gruda em careca) ele nada fala. Zé Alagão acabou com a fita crepe.

Eliane disse...

Ai Jesus! A Dilma só na posse já ferrou com a Industria da moda Brasileira. Mais uns dias de governo e esse pais vai pro brejo, isso é o que ele quer dizer? Vai ser criativo assim lá na, na, na, naquele lugar mesmo.

MA_Jorge disse...

Daqui a pouco estes palhaços que nada tem o que fazer, vão querer que ela passe a a conceder entrevistas para Contigo, aparecer em Caras, etc., ou então "negociar" com os partidos da base de apoio para que indiquem a "maison"...

Eta corja de gente com falta do que fazer.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

Exma. Sra. PRESIDENTA DILMA, PARABÉNS ! >>

VOSSA EXCELÊNCIA É AUTÊNTICA E HUMILDE E ESSAS VIRTUDES NÃO SE ENCONTRAM COM FACILIDADE NA SOCIEDADE. >>

SUA ATITUDE MERECE LOUVOR E NÃO CRÍTICAS. >>

QUISERA DEUS QUE TODOS NÓS FÔSSEMOS ASSIM ... >>

Malú disse...

Ai meu Jesus Cristinho, agora a Folha vai dar destaque até para as cutículas da Dilma. Nós temos aqui excelentes costureiras que não carregam uma etiqueta de renome na testa, porém não ficam nada a dever para as grandes grifes. Por que não prestigiar nossas artistas anônimas? Só na cabeça desses neocolonizados é que cabe um descalabro desse. Já implicaram com uma bolsa da Dilma porque era de grife famosa, agora com a roupa porque não é famosa. O que eles querem é implicar, implicar, implicar... na falta de algo útil a dizer.

Luis Rodrigues disse...

O pateta já conseguiu ingressos grátis para o inútil sp fashion week.

Anônimo disse...

Até mandei para amigos de fora esse artigo "profundo" e "esclarecedor", para que comprovem o já tão decantado "alto nível" de nossa autointitulada "grande imprensa".
Eles adoram quando mando esses comentários tão "politizados" e "altamente esclarecedores" de nosso PIG, porque lhes proporciono bons momentos de pura gargalhada. Pelo menos as pessoas que leem esse lixo ficam sabendo a verdadeira causa da decadencia desses meios de (des)informação.

ROSANGELA MARIA disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
to rindo até agora

antenor disse...

Parabéns, Presidenta!
Dê sempre oportunidade aos que necessitam. O resto é asneiras do Pig.

Anônimo disse...

Nossa presidente fez muito bem, não usar roupas de grifes conhecidas.
Ela e ninguem mais decide o que vai usar, qual será seu vestuário é uma decisão unica dela e dane-se a avaliação da folha ou de quem quer que seja.

Apoiada, estou de saco cheio dessas patricinhas dasluzetes que se julgam a perfeição, empinam o nariz e se acham as desejadas.

Viva Dilma e pessoas humanas de verdade.
Superficialidade faz parte do mundo dessas metidas a besta.

Avelino disse...

Será que os proprietários das grifes conhecidas não estavam apoiando o $erra?!
Eta assuntinho cão esse, mas faz parte da ofensiva pigueniana;
Saudações

Ana Cruzzeli disse...

Helena
A atitude da presidenta em usar uma costureira particular e de seu estado de adoção demonstra profunda sensibilidade humana e politica.
Primeiro- Dilma é uma mulher poderosa, tem personalidade e não precisa de marcas, grifes para se apoiar como muleta.
Segundo- Como parte do governo Lula, ela observou que muitas mulheres assistidas pelo bolsa familia se tornaram independentes quando aprenderam a costurar ganhando um bom dinheiro para o sustento do lar.
Terceiro- Esse sim mais grave. Como em qualquer parte do mundo as grifes difundem suas marcas em lojas de departamentos aqui no Brasil não é diferente, só que há um probleminha. Oficinas clandestinas que costuravam produtos para essas lojas foram desmontandas pela policia federal praticando o TRABALHO ESCRAVO com a exploração de estrangeiro vindos principalmente da china.
Vocês noticiaram tais eventos.
Então quando Dilma usa uma roupa de uma costureira anonima ela esta mandando uma mensagem poderosa de proteção para essa série de pessoas que precisam da proteção do Estado.

Agora que a materia é para matar de rir. Ah isso é...

Carlos disse...

Só uma pequena correção, Ana Cruzeli:
Os"escravos" da industria da moda são, em sua maioria, originários da Bolivia e da Colombia, e seus exploradores, além de brasileiros, são também coreanos e chineses...

WALSIL disse...

Meu Deus! tem gente que acha que para escrever estas "baboseiras" precisa de um Diploma, eu inclusive, era um destes, digo era, porque depois de tanta tolice escritas por jornalistas deste jornal e outros, estou convencido que não precisa de diploma.

Reg disse...

Certamente queriam que ela vestisse a Daslu, aquela que está enrolada com o fisco, para alavancar as vendas de roupas, já que de sapatos a presidente prefere lojas de shopping de Brasília.
Já estamos fartas desta mírdia querer "determinar" ao povo brasileiro o que se come, o que se veste, aonde se tira férias e para que precisa de geladeiras, ventiladores, fogões.
Certamente não passou fome, não lavou roupa no braço, não teve alimentos estragados neste calor infernal, ou melhor só quando a empresa privada apaga a luz. Acha que é consumo, ao invés de direito.
Fartas de ouvir dizer o que é bom para a saúde, sobretudo nas noites de domingo com aquele médico faz tudo da televisão.
Sal faz mal, faz bem. Água faz bem, em excesso faz mal. Ovo faz mal, faz bem.
Pôxa, bebo quando tenho vontade, como ovo quando quero e por aí vai.
Fartos de propagandas de remédio ou de ervas que emagrecem; para atender laboratórios e academias de ginástica "supimpas", cujos donos são milionários; bem assim o lobby esportivo e seus tênis e roupas "próprias" para o exercício, desde que de determinadas marcas multinacionais.
Aonde ir de férias para atender o lobby dos países na merda e fazer com que o povo brasileiro sustente a economia desses países, sobretudo os EUA e sua cafona disney a levar dólares para o exterior ferrando a nossa economia interna; quando temos este País maravilhoso para conhecer.
Fartas da mírdia "determinar" como mulheres devem se comportar, por meio de programas, como o dos machos selvagens e novelas de 5ª categoria, submetendo artistas de todas as idades a cenas vexatórias.
“Determinar” como mulheres de todas as idades devem se comportar no trabalho, nos estudos, na cama.
Por causa de tudo isto, os homens agora acham que mulher tem que ter peito e bunda siliconados, virar vagabunda, sustentá-los, além de aplicar-lhes a pecha de burras; se assim não se comportarem como “determina” a mírdia.
Quando não obedecem o comportamento “determinado pela mírdia”, porrada nela.
Lei Maria da Penha ou a do bullingy, na mírdia.
Dilma neles.
Mulheres inteligentes, de classe não atendem o que determina a mídia, nem imita mulheres de outros presidente porque teem estilo e isto Dilma tem de sobra.
Vai se catar, foia.

Anônimo disse...

Essa mulher é uma anta...quer comparar roupa de primeira dama (que é um efeite) com a da presidenta...aff

Edemar Motta disse...

O avô do nobre articulista deve estar arrependido de ter permitido a seu filho usar seu nome em seu filho (como dizia vovó, que língua a nossa).

Críticas como essa e a do secador me deixam feliz: se as fazem, é porque não há nada sério para criticar.

Yacov disse...

Olha... A coisa é tão esdrúxula, tão sem-pé nem cabeça, tão evidente que é direcionada para pegar no pé da DILMA por qualquer motivo mesquinho, que acho que a matéria fala por si só. Que sem-noção... FOLHA, realmente não dá prá ler. Não tem nada que preste neste pasquim. Os quadrinhos talvez...

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo - O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Anônimo disse...

Use grife... isso que a Folha manda.
Rídiculo!

Paulo Filho disse...

É muito fútil, chega ser cômico a analise patética elitista deste "colonista" do PIG

augusto disse...

Sem surpresas, gente, voces esperavam o que?
O nivel inteletual do jornalismo oposicionista é esse mesmo.

RICARDO MACEDO disse...

ISSO DEMONSTRA A FUTILIDADE DAS IDEIAS DEMOTUCANAS.
SO TEM M.... NA CABECA.
E AINDA TEM GENTE QUE LE ESTE JORNALECO.
SR ALCINO PREOCUPE VOSSA MENTE COM COISAS MAIORES, POR EXEMPLO:
FUTURO SOCIAL DO PAIS.

iNFORMATIVO NOSSO NEWS disse...

A PRESIDENTA DILMA USOU ESTA SIMPLES ROUPA FEITA POR UMA COSTUREIRA DESCONHECIDA ATÉ ENTÃO, PORQUE NÃO CONHECE NENHUMA GRIFE QUE "DOASSE 400 VESTIDOS" COMO OCORREU COM DONA LU ALCKIMIM, SEM BOA EXPLICAÇÃO ATÉ HOJE, POR ISSO AS PESSOAS PODEM ATÉ LER A FSP, MAS NA HORA DE OBTER BOAS INFORMAÇÕES TEM QUE RECORRER AO "BLOGS SUJOS", O CHEIROSOS ? CHEIRAM MAL ! ! ! !

Anônimo disse...

Neuza RS Vovó Neuzinha
O que queria ele? Que encomendasse o vestido na DASLU?
Veja bem: no seu governo LULA tirou milhões da miséria, LULA incluiu milhões na classe média.
DILMA inicia o seu governo tirando talentos do anonimato.
Eis aí, surgindo uma nova Grife Nacional! Viva Dilma!!!

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

Exma. Sra. PRESIDENTA DILMA, PARABÉNS ! >>

COM SUA DECISÃO DE USAR UMA ROUPA “COMUM” , EM UMA CERIMÔNIA TÃO MARCANTE, VOSSA EXCELÊNCIA DEMONSTROU-NOS QUE É AUTÊNTICA E HUMILDE E ESSAS VIRTUDES NÃO SE ENCONTRAM COM FACILIDADE NA SOCIEDADE. >>

SUA ATITUDE MERECE LOUVOR E NÃO CRÍTICAS. >>

QUISERA DEUS QUE TODOS NÓS FÔSSEMOS ASSIM ... >>

>>

brih disse...

Alcino, por favor...vê se tem coisa mais inteligente pra ti fazer, desta forma vais é acabar de enterrar essa merreca de jornal...ainda bem q nossa presidente n perde tempo com essas futilidades...vai se.....

Graça Fontelles disse...

PATÉTICO,CRETINO,DESOCUPADO,FDP, CAFETÃO,VELHACO,VAGABUNDO, ou, está fazendo estágio, para humorista do PIG.

ErnandesFernandes disse...

O pessoal da Folha pirou de vez! Desde quando estilistas famosos precisam dos políticos para se divulgar? Se ele (ou ela) já são famosos não é necessário grandes esforços para se divulgar! Pelo menos essa ridícula matéria serviu para divulgar a costureira gaúcha Luisa Stadtlander

Ricardo Lima Vieira disse...

Ok, Folha... Vamos parar de tomar tubaína no boteco da esquina, para tomarmos guaraná Antarctica na Casa do Pão de Queijo, está bem?

Rodrigo disse...

Eles tem razão: foi melhor procurar uma "costureira de bairro" que confiar em estilistas quenao tem um bom trabalho ! Quem sabe eles nao aprendem a lição?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração