A presidenta Dilma Rousseff faz sua primeira viagem internacional após a posse, visitando a Argentina, nesta segunda-feira (31).
A escolha sinaliza que a integração sul-americana, o fortalecimento da Unasul e do Mercosul, conquistadas durante o governo Lula, continua sendo prioridade.
Na agenda, haverá encontro privado das duas presidentas, Dilma e Cristina
Kirchner; e depois reunião ampliada com ministros e diplomatas, seguida de assinatura de atos e acordos. Durante a visita, Dilma também receberá as mães e avós da Praça de Maio (organização de mães e avós de desaparecidos políticos durante a ditadura argentina).
Entre os acordos a serem assinados estão:
- parceria para construção de casas populares baseada na experiência brasileira do Minha Casa, Minha Vida;
- parceria para construção de dois reatores nucleares de pesquisa;
A pauta do encontro passa por energia elétrica, projetos de desenvolvimento social, tecnologia digital, investimentos no setor de mineração e petróleo, o comércio entre Brasil e Argentina, estratégias comuns para enfrentar a guerra cambial e "dumping" comercial que prejudica a ambos os países.
-
3 Comentários:
O Pig e a oposição estão irritados pois achavam que a Dilma devia começar visitando os EUA, mas devemos ver que hoje os norteamericanos não são nossa prioridade, temos a América do Sul, a China, a África como futuros parceiros fortes, deixando úm pouco de lado os EUA.
Só podia ser a candidata do nosso querido eterno presidente Lula. Altiva e firme como ele, decidiu prestigiar nosos vizinhos e aliados, governados por outra mulher porreta, tão espezinhada e agredida como a nossa Dilma pela oposição e sua porta voz, a imprensa de direita. Enquanto isso, o Presidente Obama, a mando dos falcões armamentistas dos EUA, resolveu ignorar a Argentina em seu périplo pelo mundo. Prova ainda maior de que está certíssima a nossa Presidenta ao privilegiar a Argentina ao iniciar sua viagem ao exterior.
cadê o link com o video para assistirmos os discursos na integra?
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração