Pages

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

WikiLeaks mostra telegramas em que José Serra queria entregar Pré-Sal para os americanos

Petroleiras foram contra novas regras para pré-sal


Segundo telegrama do WikiLeaks, Serra prometeu alterar regras caso vencesse


Assessor do tucano na campanha confirma que candidato era contrário à mudança do marco regulatório do petróleo

As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse.É isso que mostra telegrama diplomático dos EUA, de dezembro de 2009, obtido pelo site WikiLeaks (www.wikileaks.ch). A organização teve acesso a milhares de despachos.  A Folha outras seis publicações têm acesso antecipado à divulgação no site do WikiLeaks.

"Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava... E nós mudaremos de volta", disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.

Um dos responsáveis pelo programa de governo de Serra, o economista Geraldo Biasoto confirmou que a proposta do PSDB previa a reedição do modelo passado."O modelo atual impõe muita responsabilidade e risco à Petrobras", disse Biasoto, responsável pela área de energia do programa. "Havia muito ceticismo quanto à possibilidade de o pré-sal ter exploração razoável com a mudança de marcos regulatórios que foi realizada."

Segundo Biasoto, essa era a opinião de Serra e foi exposta a empresas do setor em diferentes reuniões, sendo uma delas apenas com representantes de petroleiras estrangeiras. Ele diz que Serra não participou dessa reunião, ocorrida em julho deste ano. "Mas é possível que ele tenha participado de outras reuniões com o setor", disse.


O despacho relata a frustração das petrolíferas com a falta de empenho da oposição em tentar derrubar a proposta do governo brasileiro.O texto diz que Serra se opõe ao projeto, mas não tem "senso de urgência". Questionado sobre o que as petroleiras fariam nesse meio tempo, Serra respondeu, sempre segundo o relato: "Vocês vão e voltam".

A executiva da Chevron relatou a conversa ao representante de economia do consulado dos EUA no Rio.
A mudança que desagradou às petroleiras foi aprovada pelo governo na Câmara no começo deste mês.

Desde 1997, quando acabou o monopólio da Petrobras, a exploração de campos petrolíferos obedeceu a um modelo de concessão.Nesse caso, a empresa vencedora da licitação ficava dona do petróleo a ser explorado -pagando royalties ao governo por isso.Com a descoberta dos campos gigantes na camada do pré-sal, o governo mudou a proposta. Eles serão licitados por meio de partilha.

Assim, o vencedor terá de obrigatoriamente partilhar o petróleo encontrado com a União, e a Petrobras ganhou duas vantagens: será a operadora exclusiva dos campos e terá, no mínimo, 30% de participação nos consórcios com as outras empresas.

Datados entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009, mostram a preocupação da diplomacia dos EUA com as novas regras. O crescente papel da Petrobras como "operadora-chefe" também é relatado com preocupação.

O consulado também avaliava, em 15 de abril de 2008, que as descobertas de petróleo e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderiam "turbinar" a candidatura de Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil.O consulado cita que o Brasil se tornará um "player" importante no mercado de energia internacional.

Em outro telegrama, de 27 de agosto de 2009, a executiva da Chevron comenta que uma nova estatal deve ser criada para gerir a nova reserva porque "o PMDB precisa de uma companhia".

Texto de 30 de junho de 2008 diz que a reativação da Quarta Frota da Marinha dos EUA causou reação nacionalista. A frota é destinada a agir no Atlântico Sul, área de influência brasileira.Na Folha tucana

Serra queria vender o Brasil

O então candidato da oposição, José Serra, não tenha expressado "um senso de urgência para a questão". O cônsul confirma a percepção da executiva ao escrever que fontes do Congresso disseram que Serra recomendara ao PSDB e outros partidos da oposição que fizessem emendas aos projetos, mas não se opusessem a eles.

Diante desse cenário, a estratégia das petrolíferas para barrar a aprovação do novo marco do pré-sal seria fazer lobby no Senado por meio do IBP e de outras entidades como Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Embora, na sua avaliação, Hearn tenha escrito que a mudança na Lei do Petróleo pode afetar o interesse das companhias americanas, em diversos outros telegramas as empresas reafirmam sua intenção de permanecer no Brasil, mesmo com a alteração nas regras.As informações são do jornal Folha de São Paulo (Aqui para assinante)

Nos telegramas, é claro o entusiasmo dos americanos com José Serra e  com o pré-sal, chamado pela ex-cônsul Elizabeth Lee Martinez de "nova excitante descoberta" e "oportunidade de ouro" para as empresas americanas oferecerem tecnologia para a exploração.

19 Comentários:

Anônimo disse...

QUE NOJO!!!

Zé, quais as outras empresas que também tem acesso aos documentos do wiki? Porque essa foia pode acabar deixando “passar batido” muita coisa importante. Precisamos consultar outras também…

Alex
Minas Gerais

Ana Cruzzeli disse...

Helena

Essa matéria vem a engrossar aquilo que foi relatado por aquele jornalista ( não me lembro o nome ) na foz do Iguaçu, sobre a palestra de FHC entregando o país.
Naquela ocasião esse jornalista relata que o nobre, o mais dissimulado dos dissimulados, o que não engana ninguém, Aécio Neves também teve contato com essa empresa citada aí na matéria e nas falas do jornalista a postura do Aético seria também de entregar o Brasil pelo melhor preço.
O senhor Aético está até o pescoço enrolado nessa questão, contudo jogou alto demais ao querer fundar um novo partido.
O PT tem que aproveitar esse momento.
Que o Aético não tem cacife para se lançar candidato em 2014 disso não se tem duvidas, ele faz a linha do Geraldo Alckmin, a linha da não agressão. Trocar Geraldo por Aécio não faz diferença, agora temos que mostrar essas semelhanças para facilitar a vida da Dilma ou Lula em 2014. O PSDB e DEM estão falidos ideologicamente a esperança era derrubar a Dilma agora serão no mínimo 12 anos a frente da Federal.
Só uma coisa me incomoda as lideranças estaduais e municipais. No caso de SP e MG prioritariamente deve-se cuidar das prefeituras periféricas desses estados e atacar na capital . Venho acompanhado alguns comentários dos petistas mineiros pedindo para que Dilma se afaste de Aécio e do Anastasia. Essa visão está errada.
O Governo Lula fez o correto, o cidadão comum não tem que pagar pelas divergências políticas. Ao injetar dinheiro em MG , Lula priorizou o povo mineiro que respondeu dando vitória a Dilma.
Não conheço a realidade petista mineira, contudo acho injusto depositar as derrotas sucessiva a prefeitura de BH e ao Governo de Estado ao a arranjos políticos e ao Pimentel. Acho que muita gente deixou o barco correr não percebendo para onde ele navegava. Uma pessoa sozinha não é culpada pela derrota de um partido. Enquanto o PT mineiro não absorver isso continuará sendo derrotado e o que é pior ainda vão dizer que a Dilma colaborou.

Nazélia Pereira da Cuz
Taguatinga DF

V disse...

Serra é lobista da Chevron?

Depois falam do Zé Dirceu.

Morais disse...

O Serra é um covarde, enganador do povo, mentiroso, pois fazia uma campanha enganando enquanto que nas reuniões particulares promotia vender ou dar o Brasil para os estrangeiros, mas teve o troco que mereceu, fora Serra.

augusto disse...

Serragio se lascou de azul,branco e vermelho. E agora a blogosfera joga no ventilador as intençoes do
Joaquim Serravério dos Reis.
E que o amáveis internautas nao se iludam: no nosso pais, ao fim das contas só tem dois, só dois partidos: o partido de Tiradentes e o de Joaquim serravério do Reis.
e Que nossas escolhas se façam em funçao disso.

Ary disse...

Promessa do Baixaria durante a campanha: "Vou fortalecer a Petrobras"! Baixo e mentiroso.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

COMO DIZIA MINHA TETRA-VÓ :
" O INIMIGO DORME AO SEU LADO ...- fazer o que ?!?!?! " >>

É BRINCADEIRA !!! >>

COMO PODE TER UM SUJEITO TÃO MAL-CARÁTER COMO ESSE SERRA !!! >>

TÁ CERTO ESTE BLOG, QUE DIZ ASSIM : " Melhor ter inimigos declarados do que amigos dissimulados " >>

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

A SOLUÇÃO É LEVAR ESSES CALABARES DA DIREITA, ESSES TRAIDORES DA PÁTRIA, TODOS PARA O PAREDÃO ... >>

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


DEVEM SER LEMBRADOS POR ESSA HERANÇA : >>


PENSO QUE A DIREITA, REPRESENTADA PELOS TUcana ll has , DEMOcrápu ll as E SEUS ADEREÇOS - Stf, Milicos, Fiesp, Febraban/Banqueiros, Abert/Imprensa, Udr, Latifundiários, Capitalistas e quejandos -. >>

A TIIUURRMMAA DOS DEMocrápulas , TUCANalhas E PARTIDOS ADERENTES ; a camarilha do FHC, ACMs, BORNHAUSENS, JEREISSATIS, MAIAS, VIRGÍLIOS, HERÁCLITOS, OS ARRUDAS , OS RORIZES, OS TUMANS, os Gustavos Francos, os Mendonças de Barros, os Laras Rezendes, Malans – malão-, Armínios Fragas, os Kassabs, os Pérsios Aridas, os JOSÉS SERRAS e os GERALDOS ALKIMINS da vida, esta escumalha que prega o sucateamento do Estado e a desregulamentação trabalhista, NÃO SÃO DE BRINCADEIRA NÃO . >>

ROUBAM MESMO ... >>

DEVEM SER VARRIDOS DA POLÍTICA ! >>

>

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

COMO A TERRA É A MÃE DE TODOS NÓS, EVIDENTEMENTE, OS BENS DESSA MÃE, POR JUSTIÇA E ÉTICA, TÊM QUE SER REPARTIDOS ,IGUALITARIAMENTE, ENTRE TODOS OS FILHOS. >>

BEM, SEM LEVAR EM CONTA A ATUAL EXPERIÊNCIA E PRÁTICA DOS POLÍTICOS CORRUPTOS, O IDEAL É ESSA RENDA TER OS ÍNDICES DE DESTINAÇÃO JÁ PRÉ FIXADOS E SER DISTRIBUÍDA EQUITATIVAMENTE. >>

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

A MODERNIDADE SÓ VIRÁ COM IDÉIAS NOVAS, POSTURAS NOVAS E AÇÕES NOVAS. >>

QUERER COSTURAR O PANO NOVO COM TECIDO VELHO, NUNCA FUNCIONOU. >>

ATÉ AS ÁRVORES, PARA RENOVAREM-SE, DEIXAM CAIR AS FOLHAS VELHAS PARA SURGIR O REBENTO NOVO. >>

MUITOS INSISTEM EM GARANTIR AS PRÁTICAS VELHAS, DA POSSE DAS RENDAS DO PETRÓLEO, PARA UMA SITUAÇÃO NOVA QUE SE NOS APRESENTA. >>

PEÇO LICENÇA PARA PERGUNTAR-LHES : > QUAL A NOVIDADE QUE SURGIRÁ (com o Pré-sal) MANTENDO-SE, AINDA QUE NAS PRÁTICAS ANTIGAS (dos royalties só para os produtores), ATITUDES ANTIGAS ??? >>

"COMO É DIFÍCIL O RICO ENTRAR NO REINO DOS CÉUS", JÁ DISSE ALGUÉM. > - Ele não se desapega de seus bens para promover a felicidade coletiva .->>

NÃO SE PODE VISLUMBRAR NOVOS CÉUS (progresso) INSISTINDO, AINDA QUE PARCIALMENTE, EM PRÁTICAS ANTIGAS (só no lucro do petróleo que já está sendo retirado), >>

" NÃO SE PODE SERVIR A DOIS SENHORES AO MESMO TEMPO " - ou é mudança com vistas ao desenvolvimento ou é ajeitamento para tudo ficar como d'antes... -. >>

ESCOLHAM, ESTA É A OPORTUNIDADE !!! >>

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

21/03/2010

QUAL A NOVIDADE SE CONTINUARMOS COM O VELHO ??? >>

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA SÓ SE FAZ DISTRIBUINDO AS RENDAS DE QUEM TEM MAIS (com todos os incovenientes para os antigos nababos) ; ISTO É MAIS DO QUE EVIDENTE, OU NÃO ?!?!?! >>

QUERER DISTRIBUIR RENDAS PRESERVANDO AS "REGALIAS" DE QUEM JÁ SE CHAFURDOU NE LL AS , ONDE ESTÁ A ÉTICA E A LÓGICA ??? >>

É MUDANÇA, OU É BLÁ-BLÁ-BLÁ ??? >>
¨
>>

Ricardo Prestes disse...

Olá
Você possuí link para esses telegramas?
Obrigado

Anônimo disse...

Só levarei Julian Assange e seu WikiLeaks a sério quando publicarem documentos secretos das ditaduras (Coreia do Norte, por ex.) e dos grupos terroristas, a começar pela Al Qaeda.

Violar dados de países democráticos parece ser a especialidade do hacker australiano.

Otto

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

ESSES SEM ESCRÚPULOS DA DIREITA QUE USAM DE NOMES FALSOS PARA POSTAREM NO BLOG, NÃO SE CONTÉM DE RAIVA AO SEREM POSTOS A NÚ EM SUAS "MARACUTAIAS", AÍ QUEREM PORQUE QUEREM, ATRAVÉS DE CHANTAGEM "ÉTICA" - dizem e ll es : só acredito se mostrarem as mazelas da oposição também - QUE SEJA CRIMINALIZADA, TAMBÉM, A ESQUERDA...>>

>>

lilian disse...

Ele é um vendido.

Zé Brasil disse...

Gostaria de ver na Constituição Brasileira um artigo que dispuzesse sobre crimes de traição ao País, com direito a ampla defesa do acusado, com punição por pena capital por enforcamento, contudo com direito a graça Presidencial de comutação de sentença para prisão pérpétua e sem qualquer direito a benefício de progressão penal

Animais desta mesma laia, por sua ganância, sede poder e servlismo ao gringo, junto com os milicos, foram os mesmos que trouxeram a IV frota ianque que ficou fundeada fora da barra do Rio de Janeiro pronta para nos bombardear caso fosse necessário para que o golpe de estado de 1964 fosse instaurado.

Causaram-nos 21 anos de ditadura que roubou nossos direitos políticos. Não tinham e não têm qualquer pudor em fazer correr o sangue de irmãos para garantir a pilhagem secular do Povo Brasileiro.

Filhos bastardos de calabar cujos ossos não merecem repousar no solo abençoado do Brasil.

Unknown disse...

Serra, fhc e o PSDB são despachantes dos interesses americanos no Brasil, sempre com a proteção do PIG.

Anônimo disse...

ele nao vai desistir de vender o Brasil eqto tiver gente que vote nele...

MARCO disse...

A direita não quer ver documentos secretos de regimes de esquerda podem até fingir que sim, mas sabem que se chegar ao conhecimento geral os fatos historicos, ficaram expostos motivos e ações de um lado, mas mostraram o outro lado tambem os horrores cometidos pelo capital imperialista e possivelmente a esquerda cruel e controladora faria sentido num mundo sem verdadeiro convivio democratico isso a direita quer esconder não mostrar, deveriam mesmo aparecer documentos da esquerda e sem duvida muito do discurso da direita voltaria contra a propria.

Letras Quânticas disse...

O Serra é do mesmo partido do Senador Cássio. Aquele que vendeu a CELB ao grupo holandês ENERGISA. E vendeu a TELPA a TELEMAR. E um bando de "pessoas" foi esperá-lo no aeroporto quando de sua recente posse no Senado. Eita povo brasileiro sem senso crítico. E quero dizer que maus políticos há, em todo lugar. O PT também tem os seus. E nós sabemos quem são. De CABACEIRAS a BRASÍLIA.

Anônimo disse...

Dilma se prepare às próximas eleições serão mais agressivas do que as eleições de 2010.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração