Pages

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um mito


Hoje é o último dia de mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixa o poder, depois de oito anos, como uma espécie de líder noir. Lula é duro na queda, encara qualquer parada e cuidou dos mais fracos e desvalidos. Em síntese, um homem comum que fez coisas extraordinárias, como ele mesmo gosta de proclamar.

É mais ou menos esse o tipo de carisma que Lula exerce desde quando liderou as greves dos metalúrgicos de ABC no fim da década de 1970, em plena ditadura militar. Esse carisma cimentou a fundação do PT e a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 2002, levou-o à Presidência da República. Porém, não foi corroído pelo exercício do poder, nem mesmo na crise do mensalão, muito pelo contrário. Lula descerá a rampa do Palácio do Planalto como um mito político.

Assim como foi Getúlio Vargas, Lula é um líder político em contato direto com as massas, que já não depende da mediação do seu partido nem dos sindicatos para fazer política. Por isso, que a oposição não se iluda: Lula continuará exercendo enorme influência, mesmo fora do poder, não somente porque foi o artífice da eleição da presidente Dilma Rousseff, mas também porque seu carisma sobreviverá na planície. Para 87% da população, segundo as pesquisas de opinião, fez um ótimo governo.

Mídia

Não deixa de ser irônico. Getúlio Vargas construiu seu carisma em parte por causa da forma como soube utilizar o rádio. Do ponto de vista da comunicação, revolucionou a forma de atuar na política. Lula só aprendeu a lidar com a televisão depois de três derrotas eleitorais. No segundo mandato, usou e abusou da tevê aberta para se relacionar com o povo. Resultado: deixa o governo batendo recordes de popularidade.Correio

7 Comentários:

Milton disse...

Mas mesmo fora da Presidência, o Lula não ficará menos poderoso, por uma razão simples:
O Lula chegou a presidência graças a ter sido líder de uma massa de trabalhadores metalúrgicos à qual ele conferiu uma poderosa capacidade de mobilização, e que de forma pragmática e sempre cumprindo os acordos, obteve os melhores acordos salariais para a categoria. E naquela época os Presidentes do Brasil não eram amigos dele. Agora, saindo da Presidência com uma aprovação recorde e reconhecido como o líder de uma nação onde há mais pessoas que não acreditam que o homem foi a lua do que os que avaliam seu governo como ruim , e sem as amarras de um cargo de presidente, Lula será o líder mais poderoso da terra, com milhões de pessoas a segui-lo. Se antes uma convocação dele fazia as multinacionais do ABC tremerem, a partir do dia 2 de Janeiro de 2011 os "maus brasileiros"* que se cuidem.

Fred Hubner disse...

Não existem ex-presidentes ... são todos presidentes mesmo ao fim de mandato ... assim como não existem ex-reitores ... Agora, enquanto Presidente, Lula foi uma exceção histórica ...

Ana Cruzzeli disse...

Lula usou e abusou da TV? Da onde que esse Correio tirou isso?
Se for o Correio Braziliense daqui de Brasília tá explicado.
Quem usou e abusou da TV foi o FHC logicamente por vias indiretas. A institucionais ele não usava porque o povo desligava o aparelho. O Ibope mostrava isso.
O FHC é péssimo interlocutor, um pessimo comunicador e ainda diz que não entende nada que Dilma fala...
Eles sabem que o Lula deixa a presidencia mas não vai deixar a politica, por isso tentam e tentam denigrir o Lula até o fim, não adianta.

Joao Moura disse...

Sugiro a publicação desta animação que mostra a evolução do molusoco mais amado do Brasil.

http://www.youtube.com/user/Luxblue2010#p/a/u/0/XOfpejlFKZQ

Gesuína Leclerc disse...

Oi Helena!
Quem estava lá, entre tantos anônimos que participaram da Caravana da Cidadania... Tantas ressacas eleitorais e toda a perplexidade de sentir o tempo na intimidade que vai do umbigo daquele Lula da foto até este Lula de alma lavada. Sabe que não tem nada de mito, tem suor, estratégia, tática, autorias do próprio Lula e dos anônimos, pé na estrada e inéditos...

reginaldo disse...

Parabens Lula. Agora é cuidar da sua seguranca precisamos de voce ainda.

Paulo Ari disse...

olha o The Guardian....


http://www.guardian.co.uk/world/2010/dec/31/brazil-lula-era-ends

é isso ái.
Feliz ano novo.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração