A esperança de vida ao nascer do brasileiro é de 73 anos, de acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A informação é baseada em dados de 2009 e foi divulgada nesta quarta-feira.
Desde 1980, a esperança de vida no Brasil aumentou 10 anos e sete meses, o que significa um crescimento médio de 4 meses e 12 dias ao ano, diz o instituto. Em 2050, a esperança de vida pode chegar a 81 anos.
Mortalidade infantil
Já a mortalidade infantil caiu de 69 para 22 óbitos por mil nascidos vivos, de 1980 até 2009. A queda é atribuída aos programas de vacinação em massa, ao incentivo ao aleitamento materno, ao acompanhamento de gestantes e recém-nascidos e à expansão do saneamento básico.
Segundo o IBGE, o cenário se aproxima do que prevalece em países onde a mortalidade infantil é significativamente baixa.
Homens morrem mais
Diferente da mortalidade infantil, os dados que comparam a mortalidade de homens em relação à de mulheres pioraram no período entre 1980 e 2009.
Em 1980, os homens tinham duas vezes mais chances de morrer aos 22 anos do que as mulheres. Em 2009, esta diferença foi estimada em uma morte feminina para 4,5 mortes masculinas.Esta diferença influencia no cálculo da expectativa de vida de homens e mulheres. Em 2009, a expectativa de vida do homem era de 69 anos, contra 77 anos para as mulheres.(IBGE)
2 Comentários:
ISSO AGORA NÃO INTERESSA, O QUE PREOCUPA É PORQUE MANTER O FANTOCHE DO IMPERIALISMO JHOBIM NO GOVERNO, HEIN LULA, HEIN DILMA??????????????????
Eu acho que isto não passa de jogada,visando alterar o Fator Previdênciario e com isto diminuir o Valor das Aposentadorias.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração