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A prefeitura anunciou em setembro deste ano que o consórcio Queiroz Galvão construiria o túnel por R$ 219 milhões. A homologação da licitação (confirmação da vencedora da disputa) foi publicada no Diário Oficial de 16 de setembro passado. O projeto prevê duas vias subterrâneas, que, somadas, têm cerca de 1 km de extensão. É previsto que até 6.000 veículos por hora passem pelo túnel, segundo a prefeitura.
Especialistas criticam a obra, que vai privilegiar o transporte individual. Mauricio Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva da ONG Rede Nossa São Paulo, disse durante seminário realizado na Câmara dos Vereadores, na segunda-feira (8), que a obra é um "desperdício de dinheiro público".
– Os maiores problemas de congestionamento ficam na via de cima, a Domingos de Morais, uma via de bastante transporte coletivo. Esse túnel vai cortar apenas um semáforo, um trecho pequeno para um recurso tão significativo.
O consultor de trânsito Horácio Figueira afirma que a obra será como as novas pistas da marginal Tietê, inauguradas neste ano, que já congestionam nos horários de pico. O especialista defende mais investimentos em corredores de ônibus. A proposta orçamentária não traz nenhuma rubrica para a implementação de novos corredores. O mais próximo é o investimento de R$ 20,2 milhões no Expresso Cidade Tiradentes, o antigo Fura-Fila.
Os questionamentos sobre o túnel foram feitos diante do vereador Milton Leite (PMDB), relator da proposta de lei do Orçamento de 2011 do município. O parlamentar não comentou o túnel.R7
1 Comentários:
Pobres Paulistanos! Uma cidade sem rumo, a deriva, entregue ao Demo!
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