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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Superlotação causou a pane que parou Metrô de SP, diz IC

Nem vandalismo e tampouco sabotagem, como diziam os tucanos na véspera das eleições. A pane do dia 21 de setembro foi provocada pela superlotação, resultado da falta de investimentos

A pane que paralisou a Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo na manhã do dia 21 de setembro - prejudicando cerca de 250 mil pessoas que utilizavam o sistema em mais um dia de trabalho - foi causada pela superlotação dos trens, segundo perícia realizada pelo Instituto de Criminalística (IC) citada esta semana em reportagem do pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Na ocasião, o ex-candidato tucano à Presidência José Serra, o governo paulista e a direção do Metrô insinuaram que a pane teria sido uma sabotagem provocada por vândalos que tinham como objetivo prejudicar a candidatura de Serra.

Após a pane, o ex-governador Serra afirmou que “o sistema do Metrô é seguro. Isso me pareceu algo provocado. Nessas vésperas de eleição, os acidentes estão se multiplicando. Não tenho provas, mas eu não tenho dúvidas que há interesses eleitorais por trás”. Não passou de uma tentativa de criar um factóide para colocar Serra e o governo tucano em São Paulo como vítimas, além de culpar o PT pelo caos.
Na época, a direção do Metrô de São Paulo emitiu nota oficial responsabilizando “uma peça de vestuário em uma das portas do último carro”. Segundo a empresa, “não houve falha técnica de qualquer natureza, seja dos trens, dos equipamentos de via ou mesmo de energia elétrica”. No dia da pane, o governador Alberto Goldman (PSDB) afirmou que uma sindicância iria apurar se a pane foi acidental ou proposital. “Não sabemos a motivação pela qual você encontra uma porta que não foi fechada pela ação de alguém. Se foi casual ou motivado, se foi um acidente ou foi proposital, nós queremos saber”.

De acordo com reportagem do jornal, o laudo revela que o “micro switch”, equipamento que emite um sinal de alerta e impede o condutor de movimentar o trem quando uma porta está aberta, disparou. O aparelho também dispara quando existe pressão sobre as folhas das portas. Segundo o IC, como os trens estavam superlotados, as portas foram pressionadas, o alarme foi acionado e a composição parou.

No momento da pane do dia 21 de setembro, muitos dos trens parados estavam sob o sol, nos trechos de superfície. A energia da linha foi desligada e, consequentemente, a circulação de ar dentro dos vagões – que têm as janelas seladas - foi interrompida. O calor, a superlotação e a falta de ar provocou pânico nos passageiros, que quebraram janelas e portas para sair dos trens. Centenas de pessoas foram obrigadas a caminhar sobre os trilhos do Metrô neste dia. Cinco pessoas ficaram feridas e 26 foram hospitalizadas. Nas 18 estações da Linha 3-Vermelha o atendimento ao público foi suspenso, normalizado somente por volta das 12 horas.

A superlotação no Metrô de São Paulo, que ocorre diariamente nos horários de pico, é fruto do descaso e falta de investimento no sistema pelos sucessivos governos tucanos em São Paulo. Desde dezembro de 2007, ocorreram 42 panes em todas as 5 linhas do Metrô de São Paulo. Até a recém-inaugurada Linha Amarela, que só funciona de segunda a sexta das 9 às 19 horas, já apresentou problema na alimentação de energia.

Levantamento realizado pela bancada do PT na Assembléia Legislativa mostra que, somente neste ano, foram cinco falhas no mês de outubro, sete no mês de setembro e cinco no mês de agosto, uma em julho e uma em janeiro. Problemas como falha elétrica, falha no sistema pneumático, falha na tração de uma estação e outra na tração de um trem, ocorreram nos últimos meses deste ano. Mas em 2009, até choque entre composições, focos de incêndio e fumaça gerada por vazamento de óleo aconteceram. No dia 7 de agosto de 2008, um curto circuito num trem em movimento deixou dois passageiros feridos. Relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), de 2009, já alertava que a Linha 3 - Vermelha, estava circulando com 60% de passageiros a mais do que sua capacidade permitia.

O laudo do IC citado pelo “O Estado de S. Paulo” não encontrou sinais de vandalismo nos trens, apenas de desespero. De acordo com a reportagem do jornal, a polícia concluiu que todos os danos causados nos trens se deveram à escapada das composições, e que não existe qualquer indício de atos intencionais de “sabotadores”. Para a polícia, se o objetivo fosse provocar a pane, equipamentos como bancos e monitores de televisão dos trens também seriam alvo dos supostos agressores - o que não aconteceu. Apenas vidros foram quebrados.

E, como o problema de superlotação está longe de ser resolvido devido à falta de investimentos do governo estadual, técnicos do Metrô alertaram que outras panes deverão ocorrer.Hora do Povo

9 Comentários:

edward arthur disse...

O PT em respeito aos seus eleitores tem que entra na justiça contra esses tipos de acusações sistemáticas e descabida que são impelidas ao Partido, conseqüentemente aos seus milhares de militantes e eleitores. Foram claros os direcionamentos acusando o PT de terem sabotado o metro de SP em nome da eleição do estado de SP e pra prejudicar a eleição nacional, assim sendo relatado pela senhorita Soninha e o Seu Serra, esse tipo de afirmação impelido ao PT devesse ser tratado com repudio e não como factóide eleitoreiro, pois atingiu diretamente pessoas digna e honestas e trabalhadora sendo assim a classe que sempre nos referendou em todos os momentos da historia do PT é inadmissível que o partido seja omisso a essa falta de respeito e a essas praticas calamitosas, desrespeitando os trabalhadores que contribuem diariamente com o progresso do nosso país, espero de todo coração que o PT tome todas as atitudes cabíveis em nome dos seus eleitores e sua militância voluntaria que acredita num PT altivo e combativo por parte dos seus dirigentes. Com enorme indignação Edward Arthur l. de Carvalho.

Unknown disse...

O metrô de São Paulo está sendo preparado para ser entregue à iniciativa privada.
Alckmin começou o processo, costruiu uma nova linha e a bilheteria já foi entregue à CCR.
São criminosos e os paulistas aplaudem.

EDISON BATISTA disse...

O governador Goldman e outros acusaram o PT.
E agora a imprensa não vai perguntar pra ele se irá pedir desculpas?
E principalmente se não fará mais esta discriminação?

Ary disse...

O metrô pode mais. Sou economista. Fiz as contas: Dá para botar três mil por vagão... desde que os menos esclarecidos viajem em pé e na parte de fora. José Chirico Serra.

Anônimo disse...

Helena: E o PT não irá entrar com uma ação contra o Governador, O Serra e a Soninha ( da coordenação da campanha do Tucano) por calunia? Vai ficar por isso mesmo? O PT ja foi carimbado como truculento e corrupto por essa gente e como não tomou providencias, o carimbo persiste, por falta de ação.

vicente caliman sp

Thomás Vasconcelos disse...

O PT já entrou na justiça com isso?
Mesmo depois das eleições, eu ainda lutaria. Não é mole ser acusado até de pane em metrô.

Drescher disse...

A CPMF deveria deixar de ser provisória e virar CMF, considerando-se ser ela uma das tributações mais justas para o combate das desigualdades sociais. É preciso tirar de quem tem demais para favorecer os que têm de menos.

Unknown disse...

Registro aqui que a Soninha Francine suspeitou pelo "tuiter" de manobras e sabotagens com o metrô tucano durante o mês das eleições.

Ela já tem conhecimento do laudo?

Anônimo disse...

Soninha?
Quem é Soninha??
Desconheço essa triste figura...

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