O jornal Folha de São Paulo queria procurar pêlo em ovo no processo da ditadura que levou Dilma Rousseff à prisão, para eleger José Serra. Não conseguiu.
Agora, o Superior Tribunal Militar (STM) liberou o acesso aos documentos do processo, e agora, fora do período eleitoral, a Folha não tem muita escolha a não ser publicar a verdade, inclusive apontando os erros e abusos.
A decisão se aplica ao pedido específico feito pelo jornal, mas deve pautar o posicionamento do tribunal em relação a pedidos semelhantes.
De acordo com o STM, o acesso à consulta e a cópias do processo só poderá ocorrer após a publicação da decisão, que deve ocorrer na próxima segunda-feira (22).
-
6 Comentários:
A pergunta que não quer calar: o que será que a FSP quer com os documentos? Vamos começar a discutir esse tabu? É, porque eu acho que a ditadura ainda é um tabu no Brasil. A História não está bem contada. Ainda há algumas arestas a aparar. Tem muita gente que não tem idéia do que se passou durante aquele período e têm uma visão distorcida das coisas. A nossa Presidente foi protagonista, foi duramente torturada e as pessoas têm de entender o significado político de termos hoje ela na presidência do Brasil. A isso eu chamo de ironia da História. A Folha que se cuide.
E com que enfase o radialista José Paulo de Andrade, em seu programa da rádio Bandeirantes AM, "O Pulo do Gato". Álias esse radialista, tido como conservador, não passa é de um direitista quase facista, que não se conforma com a derrota de seu candidato Serra. Não tem um dia que esse locutor retrogado não ataque o governo e faça apologia à ditadura militar.
Li em algum lugar que o Ali Kamel vai escrever um livro sobre o tema.
Se é para abrir parte do arquivo, então que se abra o arquivo inteiro. O que a Folha vai fazer desse arquivo da Dilma ninguém sabe, mas todos estão de olho esperando para ver o que ela vai fazer. Por que a Folha não se interessa nos processos de outros políticos, assim como o do Aluysio Nunes Ferreira, a curiosidade é somente pelo da Dilma?
Ley de Medios já ou o Pig derruba Dilma.
Os Meritíssimos que me perdoem, mas a decisão de liberar o processo só para a Folha não faz sentido. Se esses documentos não merecem o sigilo (o que faz sentido porque só tem valor histórico e nenhum valor legal) então eles devem ser públicos.
O conceito de que documentos sigilosos podem ser abertos "só para quem pediu a abertura" é um absurdo jurídico sem tamanho.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração