Pages

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Gestão demo-tucana faz São Paulo despencar na participação na economia brasileira

Em 2008, quando os efeitos da crise internacional se manifestou no Brasil, o presidente Lula fez o possível e o impossível para reduzi-la a uma marolinha, e conseguiu.

Mas o governo demo-tucano de São Paulo, sob comando de José Serra (PSDB/SP), fez tudo diferente: em plena crise de crédito bancário, implantou substituição tributária, um mecanismo sufoca as empresas ao retirar capital de giro (crédito); adotou a cartilha neoliberal de cortar custos; em vez de usar seu banco público, a Nossa Caixa, para financiar a produção, a construção civil e gerar empregos em São Paulo, sucumbiu ao cartel da Febraban e resolveu privatizar o banco, felizmente salvo pelo Banco do Brasil; apostou no "quanto pior, melhor", acreditando que o governo Lula chegaria em 2010 em pleno caos recessivo, o que, felizmente, também não aconteceu, e a economia está crescendo acima de 7% este ano.

O resultado está aí: São Paulo perdeu participação na economia brasileira em 2008.

Em 2007, a economia paulista respondia por 33,9% do PIB brasileiro. No ano seguinte, a participação de São Paulo passou a ser de 33,1%, o que representou uma redução de 0,8 ponto percentual. Os dados foram divulgados hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os paulistas já acumulam uma perda de 4,2 pontos percentuais na participação desde 1995 - o início oficial do governo demo-tucano - quando o estado respondia por 37,3% da economia nacional. (Com informações da Agência Brasil)

4 Comentários:

Anônimo disse...

Augusto
Veja se o IBGE faz a análise por municipios.
Eu acho que o municipio da capital de SP a coisa pode ser ainda pior

Anônimo disse...

Brincadeira né Helena!?
Não foi SP quem perdeu participação no PIB. Foi o Brasil no todo que cresceu mais decorrente de melhor distribuição das riquezas, leia-se indústrias e serviços. Política corretissima de Lula de não mais centralizar em SP toda industrialização e serviços do Brasil. SP com 33% de participação do PIB ainda concentra bastante a Riqueza do Brasil. Brasil não é somente SP. Não importa se P perdeu participação no PIB e sim se o Brasil está crescendo como um todo.

Morais disse...

Os paulistas não querem enxergar a incompetência administrativa do Psdb e por isso estão vendo o seu estado afundando a cada dia que passa.
Quando os paulistas acordarem já será o nordeste que estará dominando a economia brasileira, será no nordeste o lugar ideal de se trabalhar e morar e não este caos que é o estado de São Paulo.

Paulistano discriminado disse...

Deus te ouça Morais...
Só falta combinar com as empresas multinacionais que escolheram São Paulo para abrir novas indústrias.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração