Pages

domingo, 7 de novembro de 2010

Formação de ministério não passa de jogo de aposta e adivinhação

Essa época é de entressafra de notícias políticas quentes. Depois de sair do calor do clima eleitoral, os factóides foram esvaziados e reduzidos à sua real dimensão, a única plantação que prospera é a de plantar notas na imprensa de ministeriáveis, muitas vezes para fritar nomes em disputa.

Colunistas do PIG abandonaram a pauta eleitoral de factóides oposicionistas, e rendem-se ao lobismo de querer emplacar ministros mais palatáveis aos barões da imprensa e ao poder econômico.

É claro que a formação do ministério é um dos assuntos mais quentes das próximas semanas. Mas é perda de tempo ficar especulando. É como querer fazer apostas ou jogo de adivinhação. Formação de ministério é processo político.

Certamente há alguns nomes de extrema confiança da presidente eleita, que ela considera imprescindíveis,  e que ela simplesmente escolherá e ponto final. Há outros nomes que ela deve ter na cabeça, mas que precisa costurar apoios partidários para viabilizá-los. Não adianta escolher um bom nome de um partido se o partido não endossa. Na equação das cotas partidárias entra as bancadas na câmara e no senado, e a bancada dos governadores, que muitas vezes controla deputados de vários partidos. Para cada ministério (principalmente os com mais visibilidade e mais verbas), há pelo menos uma meia dúzia de ministeriáveis, que podem acabar em outros ministérios ou outras posições de governo.

Por isso é perda de tempo fazer como o PIG, quando fica especulando e plantando notas. É preciso esperar pela declaração da presidente eleita.

3 Comentários:

Paulo - Floripa SC disse...

Creio que no Ministério da Educação vai ser escalada a Senadora Ideli Salvatti/PT/SC. Ela sempre defendeu muito o governo Lula e foi derrotada nas eleições para o governo do estado, além de ser ligada ao Sindicato dos Professores.
Abraços
Paulo - Floripa SC

vinícius disse...

Deixa eles especularam a votade.
Da nossa parte anotamos as opiniões e depois mostramos o quanto eles iludem seus leitores.
Assim, gradativamente, a confiabilidades a vai para o brejo.
O candidato deles já foi...

Paulo - Floripa SC disse...

Acho que o Ministério da Educação vai para a Senadora Ideli Salvatti/PT/SC. Ela é a líder do PT no Senado, grande defensora do governo Lula, foi derrotada na eleição para governadora de Santa Catarina, além de ser vinculada ao Sindicato dos Professores e grande militante da área da educação.
Abraços
Paulo - Floripa SC

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração