As contas bancárias das embaixadas de 16 países africanos nos Estados Unidos foram fechadas ou congeladas por determinação dos bancos.
Em Angola, o caso está próximo de virar incidente diplomático. A embaixadora Josefina Pitra Diakité foi chamada de volta a Luanda para consultas. No total, 37 países foram afetados.
O governo dos EUA diz não ter autoridade para obrigar os bancos a aceitar clientes ou abrir contas, apesar de dizer empenhar-se em encontrar uma solução para o caso.
O governo angolano argumenta que, nos termos do Artigo 25º da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, o Estado anfitrião (no caso, Estados Unidos) é obrigado a providenciar condições para o estabelecimento das representações diplomáticas.
Os bancos decidiram encerrar contas de embaixadas, receosos de virem a ser responsabilizados pela severa fiscalização requerida pelas novas leis de combate ao financiamento do terrorismo e à lavagem de dinheiro.
O Departamento de Estado estadunidense marcou reuniões com os embaixadores nos próximos dias para discutir uma solução para o assunto. (Com informações da Agência Brasil)
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração