Pages

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Depois da eleição, preconceito polariza debates na internet

Uma declaração preconceituosa e baseada em dados imprecisos postada no Twitter por uma estudante de direito de São Paulo causou grande polêmica nas redes sociais. A aluna atribuiu aos nordestinos a derrota de José Serra (PSDB) nas eleições presidenciais.O embate regionalista tomou conta das discussões no microblog, com reações imediatas contra a infeliz frase e também com comentários de moradores das regiões Sul e Sudeste.

"Nordestisto (sic) não é gente.Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!", escreveu a estudante, durante a madrugada. Ela também usou o Facebook para mostrar a indignação com a vitória de Dilma Rousseff (PT) e culpar o povo do Nordeste pela derrota."Afunda Brasil. Deem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar vagabundos que fazem filhos pra ganhar o bolsa 171", postou.

O comentário repercutiu tanto, que,ao meio-dia de ontem,o hashtag #nordestisto-escrito de forma incorreta pela estudante- passou a ser a terceira palavra mais comentada pelos usuários do microblog.A guerra regional fez outros termos serem mais acessados ainda: "orgulho de ser nordestino" e "norte/nordeste e sul/sudeste".Quando o caso começou a repercutir, a estudante publicou mensagens desculpando-se. Mais tarde, cancelou seus perfis.

As declarações preconceituosas podem resultar na prisão dos autores das frases. De acordo com a legislação brasileira, crimes contra a procedência nacional preveem pena de até três anos. Um jurista ouvido pela reportagem explicou que as redes sociais são consideradas meios de comunicação. "Qualquer informação ofensiva à honra ou preconceituosa é suscetível de apuração e apenação, como em qualquer outro veículo de comunicação", explicou.

Já o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB), lembrou que há um preconceito muito forte contra o Nordeste em estados das regiões Sul e Sudeste. "A pessoa deveria procurar outras razões para a derrota do Serra, porque, no Brasil, o voto de cada um tem peso igual. Se a eleição brasileira fosse como nos Estados Unidos, onde os votos são divididos por estado, de acordo com o número de delegados, aí sim se poderia atribuir a derrota a um estado, mas jamais com o uso do proconceito", comparou o cientista.

Números

A polêmica foi criada a partir de uma falsa ideia de que os votos da Região Nordeste teriam sido os responsáveis pela eleição de Dilma. Levantamento feito pelo Correio, com base nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que a candidata do PT venceria o pleito mesmo que fossem considerados apenas os votos das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.No cenário em que os votos do Nordeste não são contabilizados, Dilma ficaria com 1,3 milhão de votos a mais que Serra. Até mesmo se fossem contabilizados somente os votos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a petista sairia vencedora, com cerca de 300 mil votos à frente do tucano.

Embora a presidente eleita tenha sido superada pelo adversário em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, ela venceu no segundo e no terceiro estados de maior eleitorado,Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente.No Nordeste, Dilma superou Serra em mais de 10 milhões de votos. Na contagem oficial do TSE, ela atingiu 12 milhões de votos a mais que o concorrente em todo o país.


CNBB cobra promessas

» Em nota divulgada ontem, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil cumprimentou deputados, senadores, governadores e, claro, a presidente eleita, Dilma Rousseff."Dela e dos demais eleitos se espera fidelidade no cumprimento das promessas apresentadas durante a campanha. O compromisso de todos é unir os esforços na construção de um Brasil com paz, justiça social e vida plena para todos. Pesa sobre os ombros de cada um dos eleitos a responsabilidade de corresponder plenamente às expectativas e à confiança, não só de seus eleitores, mas de toda a Nação brasileira", diz a nota da CNBB. A entidade reforçou, ainda, que cabe agora aos brasileiros a "irrenunciável tarefa de acompanhar os eleitos no exercício do mandato, a fim de que não se percam nos caminhos do poder".

38 Comentários:

Erick Figueiredo disse...

Numa campanha pautada pelo preconceito não se poderia esperar mais nada.
Mas isto não é o importante. O importante é que o povo prendeu que tem força e capacidade para defender seus legítimos interesses. A oposição terá que mudar seu discurso, pois não é possível a opressão da maioria por uma minoria.

Metheoro disse...

Faltou dar a fonte do Texto como sendo do "Diário de Pernambuco" né Helena?

:)

Beijos

Anônimo disse...

A CNBB está devendo uma explicação à sociedade pelos inúmeros casos de pedofilia envolvendo padres, bispos e até cardeais e principalmente em relação à proteção jurídica e material que a Igreja Católica fornece para esses padres pervertidos.
Estou esperando uma resposta da CNBB, até que esta entidade se explique em relação a esses casos, considero-a conivente com os escabrosos imorais e inaceitáveis casos de abusos de menores que a Igreja aparentemente está acobertando.

MauMauquirino disse...

Sou paulistano e fico constrangido e triste com tais preconceitos ,todos,principalmente as elites e parte da classe média,que come mortadela e arrota peru,não se cansam de elogiar as maravilhas do nordeste,a alegria de seu povo,sua hospitalidade e simplicidade,graças a Deus é uma minoria que compartilha desse preconceito,que hoje é difundido principalmente por mauricinhos e patricinhas,como também grupos nazistas e facistas,não podemos deixar esse câncer crescer,sosomos todos brasileiros,com suas diferenças regionais,culturais e econômicas,lutemos por um país livre dos preconceitos,o primeiro paso já foi dado,criar oportunidades para todos e,que as elites não difundam o ódio que pode se voltar contra eles.

elcardozo disse...

Não vou mudar, como não mudei quando começaram a surgir escandalos de pedofilia praticados por inúmeros padres e bispos católicos.
Mas, hoje sinto vergonha de ser católico, pela atitude medieval da CNBB, avalizada pelo vaticano nesta eleição de 2010. Colocando a religião no meio da política partidária :(
evaldo/60
Curitiba

Anônimo disse...

Infelizmente, Helena, como diz Paulo Henrique Amorim, boa parte da elite paulista é separatista e essa infeliz "aluna", com certeza está aprendendo o que lhe ensinam na Casa Grande.

Reg disse...

Desculpe, mas manda a cnbb à merda.
Que vá exigir a expulsão dos padres pedófilos que tantas vítimas fazem ao redor do mundo.
Que expulse os padrecos corruptos da igreja católica.
Que respeite o Brasil, este braço dos tucanos dos infernos.
E, que Dilma proteja as vítimas dos pedófilos que infernizam o Brasil e os mande para o Vaticano, lugar de corruptos e nazistas.

GABRIEL disse...

esse é o legado do zé chirico disseminar o ódio e o preconceito entre os brasileiros colocando sul/sudeste contra norte/nordeste.
que cara desgraçado até depois de derrotado continua fazendo estragos esse infeliz.

Emília Simone disse...

Que o paulista e o sulista é preconceituoso e arrogante, em sua maioria, eu sei porque sou nordestina, do Ceará, e passei por isso quando vivi minha adolescência em São Paulo nos anos 70, mas depois, nos anos 90, o preconceito foi menor, embora ainda existindo só que tranferido para os bolivianos e coreanos. É uma pena, afinal somos todos seres humanos, com a mesmo cor de sangue, a diferença é que o preconceito é a arma dos idiotas.

eliz disse...

Precisamos ter respeito pelos conterrraneos do Nordeste. Mas foi muito bom que a Dilma ganhou estas eleições, para que priorize-se os investimentos maciçamente no NE e iguale-se ao desenvolvimento de SP. Nos governos anteriores a 2003 o NE foi abandonado. Será bom para todo o País. Garanto que eles não irão para lá.É muito preconceito.

Jorge disse...

Helena: mais uma vez fica provado, a falência do ensino na Gestão Tucana de São Paulo, pois a tal estudante, nem a palavra nordestino escreveu direito. "NORDESTISTO": o que será isso?
Em tempo: o tucano, realmente agora entra na lista de animais em extinção?....

Rodrigo Carvalho disse...

Acredito na CNBB o mesmo que acredito no Serra. Nemd ever de casa a CNBB faz e vem dar palpites, segue um papa que colaborou com o nazismo e sequer segue o que pregou Jesus Cristo, pois a igreja católica é para os ricos.
Até hoje os que apoiam os tucanos não conseguiram perceber que o governo FHC foi para 40 milhões e menos ainda percebem que o Brasil tem mais de 190 milhões de habitantes, pára eles fora os 40 milhões, os demais devem ser escravos.

LILIAN disse...

Que infelicidade dessa menina,comentar isso,sou nordestina e sei dos problemas do Brasil e se ela soubesse um pouquinho de história,jamais faria uma colcação dessas,agora espero que ela aprenda com seus erros,pois sou de um estado que recebe bem o Brasil no meu caso a Bahia,que respeita a cultura e todas as religiões com direito de igualdade de cor e raça.Minha cidade Feira de Santana fica em um entrocamento rodoviario o segundo colegio eleitoral da Bahia e aqui Dilma venceu por margem de votos um pouco apertada,e respeitamos isso,Feira é uma cidade que tem abraçado muito pessoas do Sul e sudeste que montaram empresas e vieram agregar valor ao nosso mercado de trabalho.No mais sempre respeitamos todos do Brasil.E faça um passeio pelo nordeste tenho certeza que vai gostar e ser bem recebida.

Anônimo disse...

Acho que ,quem acoberta os crimes de pedofilia de seus membros,não tem moral para cobrar nada de ninguem.Assim age a cupula da igreja catolica.

Anônimo disse...

Acho que ,quem acoberta os crimes de pedofilia de seus membros,não tem moral para cobrar nada de ninguem.Assim age a cupula da igreja catolica.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Sou favoravel que chame a filhinha da elite, para pagar por seu preconceito, esta na hora de dar um basta na impunidade, com a desculpa de liberdade de expressão.

Anônimo disse...

A CNBB deveria ter a ombridade de se desculpar pelo papelão que alguns de seus membros fizeram nesta eleição.
Enteu

Reg disse...

A CNBB também deve ser acompanhada porque queremos que expulse os padres pedófilos e corruptos e não os transfira para países mais carentes, como de costume.
Também esperamos e vamos acompanhar se a CNBB indenizará as vítimas brasileiras dos padrecos pedófilos.
E esperamos também que a CNBB faça com que o bispo de Niterói peça desculpas aos fiéis chamados por ele de MASSA AMORFA, no canal de televisão REDEVIDA; bem como o de Guarulhos seja punido por ter cometido crime eleitoral a favor do vendilhão da pátria, SERRA-O PERDEDOR CONTUMAZ.
Estaremos de olho.
Deus sempre esteve e está ao lado da verdade, da justiça, da solidariedade, dos pobres, como a presidente da República, Dilma Rouseff.

Neide Paulini disse...

O verme Nazista que postou esse comentário no Twitter sobre o Nordeste deveria fazer como os outros da mesma laia que se mudam para New York para serem chamado(a)s de Latinos e lavar a lama dos restaurantes americanos. Aqui eles/elas são a elite branca paulista, nos EUA passam a ser os "nordestinos" dos americanos que não estão nem um pouco interessados em saber quem é do Sul, Sudeste, Norte ou Nordeste, estão interessados apenas em humilhar os brasileiros que lá chegam. Os vermes brancos que não gostam do Brasil miscigenado que vão para os EUA, para a Alemanha ou melhor ainda, para a Lua e fiquem por lá vermes brancos.

http://www.luamansa.com/morrodobacobaco/ disse...

Todo este ódio segregacionista é fruto da campanha de estímulo ao ódio deflagrada por José Serra.

Anônimo disse...

A CNBB é completamente lerda para punir os pedófilos que infestam suas fileiras. Nada fez para impedir que a entidade fosse usada como comitê de campanha de José Baixaria. Já quando é para fazer cobranças (lobe) em cima da Dilma (que a CNBB e o Papa fizeram de tudo para drerrotar) é de uma rapidez. Hipócritas...

NA ESCUTA disse...

Gostaria que todos os candidatos eleitos lembrassem a CNBB, que por causa de um bispo desgarrado, que teve suporte nao sei de quem,( ele que tera que dizer), o Brasil teve um gasto financeiro enorme com o segundo turno, entao queria saber qual vai ser a punição, deste bispo e daqueles que desrespeitando a orientação de superiores continuaram a distribiur planfletos difamatorios da entao candidata Dilma. Quanto a CNBB, nao sei qual sera a decisao, mas quanto ao PT e advogados da Presidente Dilma, gostaria muito que os processos tivessem sequencia. Senao, a impunidade voltara a reinar em qualquer ocasiao.

Morais disse...

Ficaria melhor para a CNBB se tivesse publicado uma carta de pedido de desculpas pelas mentiras plantadas contra a Dilma e o PT, pois eu acho que se alguém não tem o direito de já cobrar alguma coisa da Dilma é a CNBB, pois a Dilma foi eleita apesar da CNBB estar apoiando o Serra, deveria agora é estar chorando junto com ele a derrota clamorosa.

Enéas Maffei disse...

Pessoalmente, sou contra o respeito a qualquer "sigla" representativa de organizações religiosas, de qualquer orígem. "O que" a religião perturbou no andamento dos acontecimentos relativos à eleição, - "não está escrito" . Essa gente afirma conhecer a Bíblia, se impõem diante da população como professores "de Deus" , mas esquecem que o próprio Jesus que dizem seguir, afirmou que Seu reino NÃO era DESTE Mundo. Quando o povo nos dias de Cristo, armou um movimento pró-reinado de Cristo, ELE MESMO escapuliu como quem diz "tô fora" . Prá completar, Ele afirmou em certa ocasião "o Reino de Deus, está DENTRO , EM vós" , isto devido a um pessoal preocupado a respeito de "lugares" onde Deus haveria de estabelecer um "domínio" oficial. Pelo menos em "resumo", para o Cristão, seu "papel" é ser "luz" no mundo, e "sal" na terra, - mas , infelizmente, NÃO é isto que a Sociedade tem visto, - com poucas excessões.

Unknown disse...

CNBB e igrejas em geral também saem menores desta eleição. O chefe de estado do Vaticano, menor que o próprio.

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Ao que parece os cursos de Direito são os maiores ninhos de reaças do Brasil. Tinha de ser uma aluna do Direito.

josé lopes disse...

Esquecem quem construiu as grandes capitais com sua mão de obra foram os nordestinos. Quanto preconceito!

Arlete disse...

Não foi só uma pessoa que agiu assim.
É só assistir o vídeo http://xenofobianao.tumblr.com e denunciar. Foi o que fiz. Não devemos deixar deixar que esta praga neonazista se prolifere. DENUNCIE!!!
Diga não à xenofobia!

Denuncie crimes na internet através da ONG SaferNet
Através da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, operada em parceria com o Ministério Público Federal, oferece à sociedade brasileira e a comunidade internacional um serviço anônimo de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento on-line de denúncias sobre qualquer crime ou violação aos Direitos Humanos praticado através da Internet.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SaferNet

Otto (de Floripa) disse...

Os números finais desta eleição desmentem a elite separatista e preconceituosa incrustada nas regiões Sul e Sudeste. Considerando-se somente os votos válidos destas regiões (Sul e Sudeste) juntas,temos:

Dilma ......... 29.807.768
Serra ......... 29.403.649
Dif.pró Dilma . 404.119

André Campolina disse...

Este é o caráter da direita paulistana

Carlos Ribeiro disse...

A CNBB sai dessa eleição mais suja do que puleiro de pato. Se quer cobrar alguma coisa, que vá cobar do Zé alagão(A Soninha adora).

Anônimo disse...

Essa garota devera ser presa, dar uma pena alternativa para ela e não deixar passar em branco. Se ouver impunidade, irá continuar esta homofobia e são paulo é o estado mais preconceituoso do país. São Paulo é uma cidade que teria que conviver com o diferente, pois é uma metropole mundial onde se encontram todas as raças e etinias.
Sou de Belo Horizonte e aqui não temos este tipo de preconceito com qualquer cidadão brasileiro seja carioca, paulista ou nordestinos.Somos uma nação e não queremos voltar para a idade média!

Ronaldo Aquino disse...

O que esta guria disse é criminoso, deve ser imediatamente identificada e processada com todo o rigor da lei seja quem for... É lamentável que em pleno séc. 21 ainda existam pessoas que desconhecem totalmente a nossa história, bastaria que ela estudasse um pouco mais para saber que a maior parte da "riqueza" de São Paulo foi erigida ao custo de mão-de-obra escrava e que tempos mais tarde, após a "abolição", com os retirantes nordestinos que dirigiam-se ao sul... Pelo visto, a carreira dessa menina já começou e "muito bem", por sinal... Lamentável...

Zeca Urubú disse...

Dispenso o comentário da CNBB, somos um país laico e a opinião deles é tão desnecessária quanto à do Papa sobre a nossa eleição.
Esta corrida presidencial foi movida por muita desinformação e será preciso muito trabalho para poder mostrar ao povo coisas básicas sobre a nossa democracia como a forma como são aprovadas as nossas leis (já que se levantou a idéia de forma implícita de que basta a opinião do presidente para que o que ele pensa se torne lei), entre outras coisas como a dissociação do PSDB ao neoliberalismo.
Esta nossa classe média radical, preconceituosa, pseudointelectual, que é representada pela opinião desta "estudante", por quem coloca fogo em mendigo, por quem assassina os pais enquanto eles dormem e que votam para evitar a paridade social sempre vai existir, pois as leis não são aplicadas a muitos deles, vide o caso do índio galdino e o desta pobre mente perturbada que não será punida.
Precisamos de mais umas duas gerações para que esta mazela seja diminuida.

Haroldo Cantanhede disse...

Este movimento do paulistismo começou quando? Quando foi que tantos paulistas começaram a "se achar"? Isso daria uma tese bem bacana em, digamos Antropologia, não? Está virando uma patologia.

Anônimo disse...

Aí Serra, está satisfeito, com seus seguidores?

Foi isso que o PSDB de Serra e Aécio criou para o País: PRECONCEITO, RACISMO, SEGREGAÇÃO,...

Paulo Gondim disse...

A CNBB teve seu papel importante na redemocratização do Brasil, quando tinha membros como DOM LUICIANO MENDES, que foi expulso de São Paulo, para Mariana,MG e ainda sofreu um atentado que quase o matou. Por isso, a CNBB perdeu muito nessas eleições. Poderia ter apoiado um candidato, pedido voto para ele. Até aí, nada demais. Agora, inventar mentiras e calúnias contra a outra parte é pecaminoso. Fez com que a Igreja Católica perdesse muitos adeptos. é o preço que se paga por erros infantis e pelo ódio barato.
Sobre o preconceito contra nordestinos, vai demaorar muito para acabar, até porque preconceito é típico da incompetência. Sou nordestino, moro aqui há 40 anos. Vim para cá, não por opção, mas por necessidade. Trabalhei muito, sou advogado, já tenho três filhas formadas e me dou o luxo de tirar férias duas vezes por ano no Ceará. É assim que a gente combate o preconceito! Amo São Paulo, terra que oferece todas as oportunidades do Mundo!!
O mundo é um sutiã: quem quiser alguma coisa meta o peito!!!!

Anônimo disse...

Creio que a CNBB deveria se preocupar mais em encontrar em se aproximar dos ensinamentos de Jesus Cristo, retomar as origens do cristianismo, fazer a volta as origens, ser mais sinal de esperança e menos ritualista. Deveria se preocupar mais com o clero, desmoralizado com os inúmeros casos de pedofilia.
Acredito que a CNBB ainda deve muitas explicações sobre a indevida interferência no processo eleitoral. Deveria preocupar-se mais com a verdade.
Do contrário, perderá de vez a credibilidade e a Igreja Católica não será mais a grande depositária da moral, da ética e da função profética.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração