Pages

domingo, 28 de novembro de 2010

Complexo do Alemão: menos ôba-ôba na TV Globo e melhor distribuição de renda

A pacificação do Complexo do Alemão é uma vitória:

1º) Da Comunidade: Viver sob comando de traficantes é viver sob ditadura. E a presença do estado de direito foi restabelecida, com pouco confronto violento diante do tamanho da operação, poupando vidas, devido à estratégia acertada de cerco com ampla supremacia bélica, com cobertura da imprensa, o que inibiu qualquer resistência maior dos traficantes, partindo para tentativas de fugas.

2º) Da cidade e do estado do Rio: é a maior baixa no crime organizado, em seu arsenal, em seus estoques de drogas e no dinheiro que representa, e em seu pessoal, o que deve melhorar a segurança pública como um todo, e tornar mais fácil retomar o controle de outras áreas.

3º) Da política de segurança pública para todo o Brasil: os governadores de todo o Brasil ganharam um modelo para ser seguido, caso enfrentem problema semelhante.

Então há motivos para comemorar, até agora. Mas não há motivo para esse ôba-ôba da TV Globo, como se fosse o fim da II Guerra Mundial.

A TV Globo precisa acordar para a vida, e entender o que disse Cláudio Lembo, do DEMos, durante os ataques do PCC: "a burguesia tem que enfiar a mão no bolso".

Polícia eficiente é caro, não dá para ter policiais ganhando muito mal e vivendo de bicos e propinas. Mas mais caro é a degradação social, combustível da criminalidade.

O Complexo do Alemão recebeu obras do PAC, unidades de saúdes, creches, centro profissionalizante, moradias, pontos de cultura e lazer. É preciso manter essas conquistas e ampliá-las, para lá e para outras comunidades do Brasil inteiro. É preciso que as escolas de lá tenham um bom ensino, com bons professores. É preciso abrir mais oportunidades de trabalho e renda.

Além disso é preciso melhorar o sistema prisional para recuperar os recuperáveis, muitos presos ainda bastante jovens.

Tudo isso custa dinheiro e é preciso pensar em mecanismos de financiamento, em vez de pensar só em lucros para acionistas, e em vez de botar a Miriam Leitão e o Sardenberg enchendo a paciência todo dia, pedindo cortes de custos, e pedindo aumento de juros.

E não é só aumento de impostos que gera verbas. É também a diminuição da sonegação, das quadrilhas de empreiteiros que combinam licitações para roubar o governo, acabar com as lavanderias de dinheiro do colarinho branco, que o judiciário acaba deixando impunes, diante de bons advogados.

7 Comentários:

Reg disse...

Evidente que esta operação não acaba com o tráfico de drogas no Rio, mas com a instalação das UPPS é mais fácil investigar e prender criminosos uma vez que sem estes territórios sem lei é mais difícil enfrentar a polícia.
Sérgio Cabral está merecendo o voto que lhe dei, porque sempre pediu ajuda ao Lula/governo federal; ao contrário de outros governadores.

Malú disse...

Muito bem, Zé augusto, falou e disse tudo.

carlos disse...

Adotem as crianças do rio,o problema é que
com a saida do estado o trafico,adotou as crianças,qur viraram adulto,o plano de cristovam buarque"revolução pela educação"poderis ser adotado no rio de janeiro,junte isto ao acesso as favelas ruas mais largas,com quarteis no final do morro(com acesso para pouso de helicoptero)e uma mudança na justiça(a policia coloca o marginal na cadeia,e o juiz solta)

josé lopes disse...

É isso aí brilhante Zé Augusto, você disse:

"Além disso é preciso melhorar o sistema prisional para recuperar os recuperáveis, muitos presos ainda bastante jovens."

A direita reacionária detesta ouvir essas coisas. Ouvi durante o confronto, pessoas dizendo: - mete tudo em um navio e joga em alto mar.

Esquecem que uma parte da marginalidade nasceu por omissão e descaso de governos passados que não investiram no social. A direita tenta de todas as maneiras descaracterizar essa afirmação que é uma pura verdade.

Vou mais além, que todos aqueles que não têm crimes de morte nas costas ou iniciaram recentemente no tráfeco e que queiram tentar uma recuperação que se entreguem, com o compromisso de órgãos como a OAB RJ de acompanhá-los para uma ressocialização, com a garantia de que terão tratamento adequado para uma ampla recuperação.

leonardo-pe disse...

mas tem(e teve)gente q botou a culpa no Cabral(governador do Rio).quer dizer:a nossa"grande imprensa"para essa gente,saiu impune.com a cara lisa!com aquele argumento fantastico chamado de"Fez o Seu Papel".mudar essa cultura de 40 anos de atraso,não vai ser fácil!

Anônimo disse...

Tenho uma sugestão para resolver o problema de renda nas favelas. Vamos casar jovenzinhos e jovenzinhas bonitas das favelas com velhotes do judiciário e das forças armadas para que "herdem" as pensões e soldos de 10 mil, 15 mil, 25 mil reais. Sei que é fraude à Previdência, mas a nossa classe média já vez fazendo isso aberta e impunemente, então por que não estimular essa prática entre os favelados, para retirá-los da miséria? Por que só a classe média e os ricos podem chafurdar na corrupção e posar de vestais? Vou criar um site tipo "Almas Gêmeas" para aproximar os meninos e meninas favelados dos velhotes e das velhotas funcionários públicos e das FAs bem aquinhoados com aposentadorias generosas. Vai se chamar "Pensão Afetiva": um entra com o sexo, outro com a grana. E quem (se) fode é o erário.

MARCOS BICALHO disse...

O criador da Almas Gêmeas endoidou? Assim que um broxa ou uma bruxa das castas citadas comprar o pobre vai retirá-lo da comunidade e isolá-lo. Com o tempo essa pessoa se contamina e esquece que vive do dinheiro público. Mas quanto ao texto: quem deve receber mais, o professor ou o policial. Salário não é garantia de competência, vide o Congresso, o Ministério Público e o Judiciário.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração