Em 03.10.2001, o então presidente Fernando Henrique Cardoso enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 5.483/2001. Esse projeto foi um dos inúmeros ataques que os tucanos, liderados por FHC, promoveram contra os direitos sociais e trabalhistas.
O PL 5483/2001 propunha alterar o artigo 618 da CLT: estabelecia o fim do 13. salário, da Licença Maternidade e as férias seriam pagas em 10 vezes.
O PL 5483/2001 foi aprovado, na Câmara dos Deputados, em dezembro de 2001, pelo então Governo FHC e sua base aliada (PSDB-PFL).
O PL 5483/2001 foi encaminhado, então para votação no Senado.
Em 06/12/2001 o PL foi enviado ao Senado. Deveria ter sido votado em março mas a aprovação da CPMF fez com que o regime de urgência fosse cancelado.
No dia 08/05/2003 “… o Presidente Lula solicitou a retirada de tramitação deste projeto”.
No dia 16/07/2003, o PL 5.483/2001 foi encaminhado para o arquivo e no dia 16/06/2004, foi arquivado.
FHC queria acabar com o 13. salário, licença-maternidade e as férias seriam pagas em 10 vezes.
O Presidente Lula mandou arquivar tudo.
8 Comentários:
A candidata Dilma deve levar para os debates que:
O SERRA MENTE DESCARADAMENTE AO POVO BRASILEIRO, exemplos:
Ao se candidatar para prefeito prometeu que iria até o fim do mandato, fez uma carta, registrou em cartório e não cumpriu;
Mente que é ficha limpa. Esta sendo processado judicialmente por calunia e mentiras;
Com mentiras tentou enganar o DEM partido que lhe deu apoio;
Mentiu que não conhecia Paulo Preto, sendo que segundo Paulo, esteve 12 vezes com o Zé Pinóquio no palácio do governo em SP;
Mente que é o criador dos genéricos, que foram concebidos pelo ministro Jamil Hadad no governo do presidente Itamar Franco.
Mente que é economista, o curso que ele fez não é reconhecido no Brasil, AQUI ELE NÃO É NADA.
O artigo é ótimo. Mas só na internet. Não dá. companheiros tenho advertido sobre a falta de um jornal impresso. como responder a essa demanda com programa limitado de 10 minutos na tv? Só um jornal impresso pode fazer frente a essas mentiras e boatarias.É urgente.É necessário. É indispensável lançar um jornal impresso antes do segundo turno. O jornal mobiliza a militância, provoca a reflexão, persiste no tempo e no espaço e tem a credibilidade que a nossa cultura escrita estabeleceu e cultua. A escrita é a verdade, não é a toa que a mídia produz manchete para ser usada na tv. Porque o que tá escrito permanece, tem mais força que as imagens. A escrita dá a versão da imagem. "vale o que tá escrito" e não o que vc vê, principalmente quando vc não domina o assunto. Jornal impresso já.
Nós estamos lembrando de tudo que foi o governo do FHC/Serra. Mas é preciso que a campanha da Dilma esclareca aos que não tomaram conhecimento: aos que tinhoam 6/7 anos de idade que já são eleitores, os que tem memoria curta. Os leitores do blog já votam na Dilma.
Foi por isso que a popularidade do ex-presidente Fernando Henrique/Serra Em setembro de 2001 era essa:
Ótimo/Bom 22% (viúvas de FHC)
Regular 41%
Ruim/ Péssimo 37%
Em Julho e setembro de 1999 FHC/Serra tiveram as piores taxas de impopularidade da história:
Ótimo/bom 16% (meu Deus!)
Regular 30%
Ruim/Péssimo 51% (!!!!!????)
Com a palavra aqueles que ainda teimam em votar no Serra
Fonte CNI/Ibope
bom se não fizeram a vida toda oque o lula fez em menos de oito anos porque devemos colocar eles la novamente.
É só colocar no guia.
O que o governo FHC tentou fazer e não avançou:
Flexibilização da Consolidação das Leis Trabalhistas, de forma que as negociações entre sindicatos e empregadores prevalecessem sobre a Lei. (PLC nº 134/2001)
Fim da Unicidade Sindical.
Seria permitido sindicatos por bairros ou apenas por empresa com a finalidade de pulverizar os sindicatos e travar a luta dos trabalhadores por condições melhores de Trabalho, Saúde e Segurança.
Fim da Contribuição sindical Compulsória:
Com essa medida FHC/Serra pretendiam acabar com os sindicatos. Os trabalhadores ficariam sem qualquer proteção, principalmente em caso de demissão injusta e desmotivada.
Retirada do caráter normativo da Justiça do Trabalho:
FHC/Serra atropelariam os trabalhadores (se não fosse a resistência do PT) sem discutir com estes outras formas de solucionar os conflitos entre patrões e empregados.
Retirada dos direitos trabalhistas previstos no Artigo 7 da Constituição:
Praticamente dezenas de benefícios conquistados com muita luta, por nossos avós e pais no passado. Pesquisem em seu site de pesquisa: Artigo 7 da Constituição Federal. E, depois raciocine, quais direitos Serra poderia retirar. O que eles queriam: a luta de classes o ódio entre patrões e empregados.
repassem...
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração