Pages

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Debate: Dilma ganhou e Serra perdeu até para ele mesmo

Trechos onde Dilma massacra Serra sobre o pré-sal





Dilma foi bem neste debate e venceu sem muito esforço.

Ela não estava cansada como no último debate, seguiu a estratégia de falar com o telespectador, recusou provocações, foi firme e propositiva, foi convincente no que disse, deu nó em Serra em vários momentos, denunciando quando estava enrolando e mentindo. E evitou as picuinhas, se fixando no PAC, pré-sal e empregos, principalmente.

Serra perdeu até para ele mesmo. Exagerou na agressividade, foi uma pessoa extremamente desagradável para o telespectador, parecendo aquela visita mal educada em sua casa, que numa conversa onde há controvérsia, em vez de argumentar, quer vencer no grito, e com ofensas à outros visitantes.

O telespectador viu em Serra uma pessoa desequilibrada, parecendo estar com os nervos abalados, à beira do descontrole.

Dilma foi nota 10 no quesito emprego. E Serra caiu na armadilha de não responder mais uma vez, mesmo Dilma incluindo na pergunta, a observação que ele não respondia esta pergunta nos outros debates. O telespectador percebeu que ele novamente fugir da pergunta. Só respondeu quando Dilma voltou a perguntar pela segunda vez neste mesmo debate.

Dilma foi ótima no pré-sal. Serra foi tão patético em acusar Dilma de privatista quanto Alckmin em 2006 quando acusou Lula de privatizar a Amazônia. Dilma foi muito bem na defesa do PAC.

E Serra cometeu alguns erros fatais em debates: mentiu sobre fatos e números. Tivéssemos uma imprensa imparcial, e ele teria se tornado carta fora do baralho amanhã, só com o noticiário, análises e desmentidos do que ele disse. Como a imprensa é serrista, as mentiras serão relevadas à segundo plano.

Serra capotou feio ao dizer que o pré-sal (onde há certeza de ter petróleo) e áreas de risco (onde não há certeza, pode perfurar e não encontrar) são a mesma coisa. Também mostrou desconhecimento ao não distinguir petróleo pesado, do petróleo leve do pré-sal (mais caro).

Ele despertou desconfiança no telespectador, pareceu querendo enganar o eleitor, por estar de rabo-preso com os interesses estrangeiros. Ele pareceu defender os interesses estrangeiros, usando o argumento patético de que Dilma e Lula teriam feito a mesma coisa.

O telespectador o enxergou como um político safado tentando enganá-lo ou alguém muito mal informado (e para um assunto dessa importância do pré-sal é imperdoável para um candidato à presidente ser mal informado).

As mentiras gravíssimas de Serra, foram:
- não distinguir as diferenças em leilões de blocos de risco, do pré-sal onde quase não há risco;
- Negar que o governo FHC cogitou mudar o nome de Petrobras para PetrobraX;
- Negar que o DEMos entrou com ação no STF contra o PROUNI;
- Desqualificar obras do PAC, como a refinaria Abreu e Lima;
- querer crédito pela integração da Bacia do São Francisco, quando o governo FHC enrolou para levar adiante, devido a contrariedade de Paulo Souto, então governador da Bahia;
- inventar que gerou 1 milhão de empregos com Ministro da Saúde. Ele demitiu gente em massa, como os mata-mosquitos, congelou concursos e carreira profissional no serviço público, sucateou a rede pública.
- Se contradisse, ao dizer que vai vigiar fronteiras e debochou de soluções técnicas da própria Polícia Federal, como os aviões não tripulados. Serra foi infeliz em chamar pejorativamente de discos voadores.
- Foi muito mal quando disse que os 15 milhões de empregos gerados eram só regularização com carteira assinada. Todo mundo sabe que empregos estão mais fáceis no governo Lula. E pegou mal ao admitir que no governo de FHC e Serra, a fiscalização do trabalho era frouxa;
- Mentiu na reforma agrária, dizendo que fez mais do que no governo Lula;
- foi patético ao querer acusar Dilma, principal ministra do governo Lula, de não dar atenção ao Nordeste; é o tipo de argumento que em vez de agradar, faz perder votos, de tão sem-noção.

Nas acusações de escândalos, Dilma deu respostas para o telespectador, enfrentou o problema de frente. Serra deixou sem resposta, se limitando a atacar os outros. Perdeu votos, não foi convincente, reforçou a idéia de que tem rabo preso com Paulo Preto.

Dilma só perdeu algumas oportunidades de detonar Serra em alguns temas, como banda larga, porque a privataria que ele deixou foi um modelo de banda larga cara e elitista, que a recriação da Telebras está tendo que consertar. E também que foi o governo FHC que criou a confusão com a Eletronet ao privatizá-la mal e porcamente.

Outro momento que poderia ter detonado foi na segurança pública, podendo lembrar da corrupção do DENARC e do secretário-adjunto de Segurança Pública, e da guerra de policiais que Serra promoveu.

Quando Serra falou que criou 1 milhão de empregos no Ministério da Saúde (êta mentira mal contada), bastaria lembrar da demissão dos mata-mosquitos, se bem que nesta hora ela não tinha direito à réplica.

Quando Serra esbraveja ser honesto e acusava Dilma, ela poderia ter falado sobre a folha corrida de 17 processos que ele próprio declarou ao TSE, e que ela tem ZERO. Talvez tenha guardado essa resposta para o debate da Globo.

Mas debates com regras rígidas, sempre acontece isso. Não dá tempo para dizer tudo o queria, e acaba tendo que escolher o que responder.

23 Comentários:

Tikuna disse...

Faltou desconstruir ele como Ministro do Planejamento do FHC. E o Aapagão que jogou o Brasil na Recessão e fez todo o povo Brasileiro trocar as lâmpadas , ter uma cota de consumo e pagar mais caro na energia ? E o fala fino com Washington e Grosso com os Bolivianos ? Quem financiou a estadia dele em Harcard , sendo ele ex-AP , Presidente da UNE ,,, Muito estranho . Isso na minha terra tem nome : O cara era X9 e foi recompensado por isso . Depois da cooptação pela CIA veio o Governo FHC onde eles tinham que pagar a fatura aos gringos , pois "there is no lunch free" . Nesta outra tentativa para ser Presidente ele pretendia pagar o resto ao Tio SAM .

Malú disse...

O Serra está acabado, ainda mais porque ele sabe o que o Amaury jogou no ventilador. Quando o Serra, como sempre faz, bate no peito e se chama de ético, acho que a Dilma perdeu oportunidade de fazer uma pergunta ao Serra: Serra já que você diz que é tão ético, responda a quantos processos você responde? E não adianta fugir, está lá no TSE para quem quiser ver, são 17 processos e alguns até por improbidade administrativa.

Anônimo disse...

na verdade serra assumiu que tentaram mudar o nome da petrobras em uma réplica ou tréplica...
o melhor foi a explicação: porque os argentinos não queriam ser inferiorizados por brasileiros
(risos)

ele simplesmente admitiu os interesses escusos por trás da manobra...

Enéas Maffei disse...

Me comove muito ver a perspectiva de uma mulher, - e eu disse, uma mulher ! Estar enfrentando, cara a cara, corajosamente, um brutamontes cruel, trapaceiro, mentiroso, e , meu Deus , ela é ... - mulher !
Oh valente ! Sê forte ! Deus é contigo ! Eu te admiro ! Grande ser humano, que o próprio Evangelho destaca, como protagonistas de, por exemplo, serem as PRIMEIRAS testemunhas da Ressurreição, e os próprios discípulos levaram "pito" do Mestre, por NÃO haverem acreditado nelas ! Mulheres ! Oh , que desejo de ver eleita nossa primeira presidente da República, - uma Mulher ! Dilma ! Amamos voce ! Deus seja contigo !
[Por favor, publiquem ! ]

José Carlos Lima disse...

Segue link para vc ver a importância do alto astral, da onda do amor para vencer esta guerra do ódio de 4a. geração

http://josecarloslima.blogspot.com/2010/10/gente-vamos-manter-o-bom-astral-olha-so.html

Hélio disse...

Sobre os 17 processos de Serra eu acho que a Campanha,já deveria ter citado eles no horário Politico.
O Povo deve ter conhecimento destes processos.
Serra,de todos os candidatos que concorreram,sem duvida é o mais Ficha Suja.

Ernesto Silva disse...

concordo com voce José Augusto. Dil.ma foi melhor em quase tudo, mais o importante é que foi melhor. No próximo debate da Globo, ela deve enfatizar sempre - quando ele chama-la de mentirosa - sobre a falta de palavra com o povo paulista ao não cumprir os mandatos eletivos para comcorrer sempre a outro cargo ...e dizer para o telespectador Olho na cãmera, se vale a pena trocar o certo pelo duvidoso. Fazer como o presidente LULA esta fazendo, deixar a batata quente na mão do povo. Repetir isso nas considerações finais... e vamos em frente DILMA NOSSA QUERIDA PRESIDENTE... VIVA O BRASIL QUE NOS QUEREMOS...

Ernesto Silva disse...

Concordo com você José Augusto. Dilma foi melhor em quase todo o debate. Precisa bater sempre na falta de palavra dele com o povo paulista para completar um cargo eletivo, como fez agora, para retrucar todas as vezes que ele a chama de mentirosa... Nas considerações finais no debatge da Globo. Deve fazer como o presidente fáz, deixando a batata quente nas mãos do eleitor.Perguintar ao povo no olho, se vale a pena trocar o certo pelo duvidoso, sobre tudo o que ele pergunta e não faz... VIVA DILMA NOSSA PRESIDENTE,VIVA O BRASIL...

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

A Dilma só perderia esta eleição SE a quadrilha midiática conseguir maquinar manipulações e calúnias muito mais criminosas que aquela protagonizada pelo casal 45 no JN .
Se não houver uma criminosa manipulação midiática,não tem como o Zé rojas Chirico conseguir virar este pleito .

Saudações !

Junior disse...

Ela falou das enchentes???

Ou vai ser para o debate da globo??

Anônimo disse...

ESTÁ FALTANDO UMA DICA PARA OS INDECISOS:
COMPARE OS CANDIDATOS A VICE

ENTRE MICHEL TEMER E O INDIO COM QUEM VOCE FICARIA?

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

Para desmascarar as mentiras do Ze rojas Chirico, a campanha de Dilma tem que colocar o testemunho das pessoas vitimadas pelo desgoverno FHC/Serra no período de 1994/2002 .

Que o marqueteiro Santana convide alguns trabalhadores vitimados pela privataria, PDV ou das falências de milhares de empresas provocadas pela política econômica criminosa conduzida pelos tucanos .

Aqui no RJ (como em todo Brasil), temos ex trabalhadores que atuavam na RFFSA, Banespa, Banerj, Petrobras, Banco do Brasil, CBTU etc.., que teríam um enorme prazer em alertar a população sobre aquele tenebroso período.

Repito :
Não adianta o programa de Dilma anunciar que o Governo Lula conseguiu produzir 3 vezes mais empregos do que o do FHC/Serra .

TEM QUE LEVAR DEPOIMENTO DAS PESSOAS QUE FORAM VITIMADAS PELO DESGOVERNO FHC/SERRA .

Não adianta a propaganda de Dilma continuar só com gráficos e números .


O MOMENTO É DE CONCLAMAR O ELEITOR SOBRE O PERIGO QUE RONDA A POPULAÇÃO TRABALHADA DO NOSSO BRASIL !

O MOMENTO É PARA EMOCIONAR O ELEITOR !

Luiz de POa disse...

Desrespeitoso, olhando para Dilma como se fosse alguém inferior cuja conversa nem deveria ser levada em consideração, pautado o tempo todo por manchetes de jornais e revistas amigos e principalmente debatendo com ele mesmo, o centro de tudo, esse foi o candidato josé serra: A soberba em pessoa! Ratifiquei ontem a noite pela milésima vez meu voto claro e certo para DILMA 13!

Frann disse...

Quero aqui parabenizar a nossa candidata pelo excelente desempenho no debate da Record quando demonstrou para todo o país o seu conhecimento e preparo para conduzir os destinos da nossa Pátria.De forma impecável com postura de estadista não se deixou influenciar em momento algum pelas insinuações e provocações da 'velha raposa'tukana.Quem assistiu não tem mais dúvidas de que DILMA será a primeira MULHER presidente do Brasil!

Marcus disse...

Na boa,
esse trecho é um pleonasmo :
"Serra perdeu até para ele mesmo. Exagerou na agressividade, foi uma pessoa extremamente desagradável para o telespectador (...)"
Só mostrou que essa pele de cordeiro é puro Fake, o que até as pedras do chão já sabem....

Marcus disse...

Na boa,
esse trecho é um pleonasmo :
"Serra perdeu até para ele mesmo. Exagerou na agressividade, foi uma pessoa extremamente desagradável para o telespectador (...)"
Só mostrou que essa pele de cordeiro é puro Fake, o que até as pedras do chão já sabem....

Marcos Sousa disse...

Pessoal, vamos votar na enquete do IG sobre o debate na TV Record. Nossa candidata está ganhando, mas vamos reforçar:
Pessoal, vamos votar na enquete do IG sobre o debate na TV Record. Nossa candidata está ganhando, mas vamos reforçar:
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/enquete+quem+se+saiu+melhor+no+debate+da+rede+record/n1237812074471.html

Anônimo disse...

Olha o nome PETROBRAX na camisa do safado!
>Então ja tinha ate camisa no merketing pra consolidar a venda?
que safados!
Ha, essa imagem tem que ser exposta ao publico.
agora o povo vai poder ver com seus proprios olhos a mascara desse brasileirinho inrustido de americano. eles não gostam o S gostam e do X, o ingles fajuto do enrolation.tava fazendo uma limpa no Brasil, saqueando o povo sofrido, esse safado tem que ser expulso daqui!
OU então teremos vergonha na cara.
Sai fora seu rabujento, aqui não tem lugar pra nego safado, traidor da nação, e ainda quer exclamar a oração da nossa patria, voce lave a boca pra falar do Brasil seu sem vergonha, mete a cara pra voces verem quem são os BRASILEIROS AGORA! TA TODO MUNDO SE ARRUMANDO, ESTRATEGICAMENTE, TENTE, NOS VENDER NOVAMENTE SEUS PILANTRAS, E VOCES VÃO VER O QUE E UMA NAÇÃO ADORMECIDA SE DESPERTANDO POR REVOLTA. a tecnologia chegou ate nos tambem, esqueceram?

Silvia Brusco Marques disse...

eu adorei Dilma ontem....ela deu um show... uma postura tranquila..e arrazadoura... deu sutilmente um chega pra lá no cara...ehehehe
o cara tava mesmo desequilibrado.... eta !! a mascara ta caindo!!! viva!!!!!

Hélio disse...

Zé Serra é uma cédula de R$3,00.

Dia 31 é 13 e confirma.

Anônimo disse...

Gostaria que chegasse até a equipe de Dilma o comentário de Ana Maria Bacca, com o título Pensando no Debate da globo. Quero afirmar que eu tenho esta mesma leitura do debate. A Dilma precisa se mais irônica co o Serra. Ele sempre passa por paladino da moralidade, e alem disso, consegue desqualificar a Dilma Direto. Espero que no último debate, a Dilma use sempre a tática de comparar os números de lula e FHC, sempre utilizando um tempinmho da Réplica ou tréplica. responde o que for preciso e usa um tempinho para divulgar os número entre os dois. Ex No Governo Lula foram criados tentos emprego no de FHC e Serra, tantos. Bo Governo Serra e FHC o Brasil devia ao FMI Tanto, no nosso o FMI nos deve. No governo FHC e Serra foram feitas tantas univers.... etc.
Tenho certeza de que o Serra ficará nervoso.

Anônimo disse...

Também concordo que Dilma foi muito melhor que Serra. Mas para o debate da Globo a Dilma deveria ir preparada para, a cada pergunta ou comentário de Serra, procurar comparar os dois governos anteriores. Por ex., ontem Serra criticou os juros hj praticados e Dilma deveria ter comparado com os juros do tempo FHC. Qdo ele fala em falta de investimento, ela deveria ter lembrado dos apagões, qdo ele fala de educação, ela deveria comparar as Universidades criadas pelo governo Lula. Ela deverá lembrar tb do risco Brasil, que hj tem atraído investimentos, lembrar do respeito que o Brasil tem no exterior, etc. Observar que o Serra tem criticado o governo Dilma, evitando criticar o Lula diretamente. Outra observação: quando ele lembra de Collor, Dilma deveria falar de Arruda, que só não está na campanha pq foi preso antes. Qdo ele fala que tem o apoio dos ex FHC e Itamar, Dilma deveria lembrar que a popularidade dos dois somados não dá a de LULA. Se minhas observações são pertinentes, façam chegar à campanha da Dilma, antes do próximo debate.
Celso - Maringá-PR

Anônimo disse...

Outra observação que me lembrei. No governo FHC também tentaram mudar o nome de "Banco do Brasil S/A" para "Banco Brasil S/A". Só não aconteceu por protestos dos seus funcionários. Alguém se lembra disso?
Celso - Maringá-PR

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração