Pages

domingo, 19 de setembro de 2010

Serra tem "prazer do trapaceiro"

Esta semana analisei o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, através de um vídeo que ele gravou para Dilma Rousseff no Dia da Independência.Ele parece bastante intenso, provavelmente bravo e amargo com a campanha eleitoral. Diversas vezes, tensiona as pálpebras e abaixa suas sobrancelhas não apenas para intensificar o que está falando, mas também para mostrar sua irritação.Dado o conteúdo do discurso, me pareceu que suas expressões eram apropriadas. Quando ele menciona "nosso adversário", ele passa uma grande repugnância, o que parece demonstrar bem a intensidade de seu sentimento sobre a questão.
Lula também dá um rápido microssorriso para dizer que os "brasileiros saberão repelir" a campanha rival. Foi um sorriso de convicção. Fiquei com uma forte impressão de seus sentimentos, fortes e honestos.


O segundo vídeo que analisei trouxe o candidato do PSDB, José Serra. Mais uma vez não fiquei com uma boa impressão do que vi.Por exemplo, quando ele fala que está "indignado" com o escândalo do sigilo fiscal violado de seu genro, ele está sorrindo. Eu não vejo muita indignação. Suas expressões faciais eram muito inconsistentes com o que ele estava falando.

Ele dá o mesmo microssorriso quando fala que os crimes não são contra ele pessoalmente e sim contra o próprio Brasil. Quando diz que o PT debocha das vítimas, percebi outro microssorriso. Serra amplifica seu discurso de forma apropriada com gestos e expressões faciais, mas sem emoção.

Parece que estava tentando muito convencer o espectador de sua sinceridade, mas, com esses exemplos que eu citei, suas expressões foram totalmente inconsistentes com sua fala.Penso que esses podem ser exemplos do que chamamos de "dupers delight", algo como "prazer dos trapaceiros", nos quais uma pessoa que não é totalmente franca está curtindo em não ser totalmente franca. Na Folha tucana

7 Comentários:

Anônimo disse...

Helena veja o que o Senador batedor esta fazendo para não perder a eleição...
http://www.ooutroladodamoeda.com/

Os amazonenses vão pagar a dívida com a naçao brasileira, sugiro um post completo.. Agripino... Heraclito... Tasso...

Valdirio Guerra disse...

O que mais Serra o “Presidente Bondoso” vai prometer aos eleitores, depois, da promessa do aumento do salário mínimo para 600,00 reais e os 10% para todos aposentados:
Aumento do vale coxinha para 150, 00, a todos os professores do Brasil.
Isenção do imposto de renda a todos os brasileiros nos 4 anos de seu mandato.
Fechamento de todos os pedágios das rodovias estaduais de SP.
Vai readmitir o Heródoto na TV cultura.
Vai devolver a fita de vídeo confiscada do seu pití na TV.
Vai fazer um quadro do seu falso diploma de economista e colocar em todas as repartições publicas.
Vai convidar o Lula para a Casa Civil em seu governo.
Vai mandar a Miriam Leitão calar a boca, pelo resto da vida dela.
Vai solicitar a devolução dos quase 300 milhões de reais gastos com o PIG das propagandas que ele fez sobre o seu governo em SP.
Vai demitir, sem aviso prévio, o casal 45 do Jornal Nacional.
Vai revelar a onde se encontra todo dinheiro recebido das privatizações do governo FHC.
Vai solicitar que a policia Federal investigue o envolvimento de sua filha com a irmã do Daniel Dantas, doa a quem doer.
Vai pedir, de joelhos, perdão ao Aécio Neves e a todos os mineiros pelo erro cometido.
Promete que não ira privatizar a Caixa Econômica, a Petrobras, o BB, no primeiro ano de seu governo, depois só Deus sabe.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

DEVEM SER LEMBRADOS POR ESSA HERANÇA : >>

A TIIUURRMMAA DOS DEMocrápulas , TUCANalhas E PARTIDOS ADERENTES ; a camarilha do FHC, ACMs, BORNHAUSENS, JEREISSATIS, MAIAS, VIRGÍLIOS, ARRUDAS , os Gustavos Francos, os Mendonças de Barros, os Laras Rezendes, Malans – malão-, Armínios Fragas, os Kassabs, os Pérsios Aridas, os Josés Serras e os Geraldos Alckmins da vida, esta escumalha que prega o sucateamento do Estado e a desregulamentação trabalhista, NÃO SÃO DE BRINCADEIRA NÃO . >>

ROUBAM MESMO ... >>

alexandre disse...

O Mello do blog do Mello também tem um analista de linguagem não verbal e deu o mesmo diagnóstico da fdolha com quase um ês de antecedência.
http://blogdomello.blogspot.com/2010/09/blog-do-mello-tambem-tem-especialista.html

Malú disse...

As pessoas simples e que não possuem teorias para interpretarem os gestuais e as características de caráter dos políticos, têm outros mecanismos naturalmente desenvolvidos para detectarem a sinceridade ou a falta de. De tanto verem nas TVs as falas do Lula como as do Serra, subjetivamente, eles entendem perfeitamente quem está falando a verdade e sendo sincero e que não está. Por isso eles acreditam no Lula e o Serra está crescendo feito rabo de cavalo nas pesquisas.

Betotelles disse...

Excelente análise psicológica do Zé; acho que todo o povo brasileiro tem essa sensação subliminar de que está diante de um ator canastrão que tenta convencer com atos mal ensaiados e principalmente faltando com a sinceridade e com a verdade, isso tudo devido principalmente à falta de talento e ao seu egocentrismo que veda a luz da verdade.

D disse...

Isto aqui é do eminente professor o mestre Emir Sader, na Agência Carta Maior, ele disse tudo em poucas palavras:

Contra os três grandes monopólios: do dinheiro, da terra, da palavra

Três grandes monopólios articulam as estruturas de poder das minorias na nossa sociedade e tem que ser quebrados, para que possamos seguir avançando na construção de uma sociedade econômica, social, política e culturalmente democrática.

O primeiro é o poder do dinheiro, monopolizado nas mãos de algumas instituições financeiras, nacionais e estrangeiras, que se apropriam dele para multiplicar seus lucros especulativos. As altas taxas de juros, o Banco Central independente de fato, contribuem para a manutenção e incremento desse monopólio, ao invés de colocar os recursos financeiros a serviço do desenvolvimento econômico e social de todo o país.

O segundo grande monopólio é o da terra, nas mãos de elites minoritárias que a exploram, por exemplo, sob forma de agronegócios de exportação de soja, com transgênicos, concentrando ainda mais a terra em poucas mãos, deteriorando as condições de cultivo, enquanto outros simplesmente mantém latifúndios improdutivos e uma grande massa de trabalhadores continua sem terra e não temos autosuficiência alimentar. É preciso democratizar o acesso à terra, gerar empregos e alimentos para o mercado interno, o que é feito pela pequena e média empresa.

O terceiro é o monopólio da palavra, exercido pelas famílias proprietárias da velha imprensa, que dirigem empresas sem nenhuma democracia, financiada pelas agências de publicidade e as grandes empresas que colocam anuncio nesses órgãos.

São três grandes monopólios privados, que resistem ao imenso processo de democratização em curso na sociedade brasileira. Esses monopólios têm que ser rompidos, com a democratização do uso dos recursos financeiros, da terra e dos meios de comunicação, para que o Brasil se torne, definitivamente, uma sociedade democrática.

FONTE: http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=544&msg=Coment%26aacute%3Brio%20enviado%20com%20sucesso!&CFID=20993013&CFTOKEN=c94b6797bf2493dd-D171551E-9F53-2B1D-BEEFF93780165262

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração