No próprio corpo do texto da matéria da Folha, que acusa Dilma pelos efeitos de uma lei criada por FHC, contém uma frase que desmente toda a matéria:
Em 2004, o TCU mandou para o ministério um grupo de analistas, que por 19 dias avaliou se as recomendações haviam sido adotadas...
Ora, se nada tivesse sido feito no ministério até 2004, por que um "grupo de analistas" precisou ficar 19 dias lá dentro avaliando o que foi feito?
A Folha ofende a inteligência do leitor.
A "reporcagem" fala da Tarifa Social de Energia Elétria. Pela lei Nº 10.438, de 26 de abril de 2002, no governo FHC, ficavam beneficiados quem consumia até 80 kWh por mês.
O TCU concluiu, corretamente, que o critério era insuficiente, porque donos de casas de veraneio que só usam nos fins de semana, eram abastados e poderiam usufruir do benefício. Então recomendou mudanças. A mudança foi concluída com a lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010, após a tramitação no Congresso, e após o Ministério do Desenvolvimento Social universalizar o Cadastro Único (Bolsa-família).
É um argumento errado e absurdo alegar que o Ministério das Minas e Energia "só contratou o estudo requisitado pelo TCU em 2006", como se tivesse que ser feito antes, porque antes disso havia pré-requisitos para fazê-lo.
A mudança na cobrança da tarifa social dependia da montagem completa do Cadastro Único para Programas Sociais (Bolsa-família e outros), um excelente trabalho feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
É o tipo de política transversal, que envolve mais de um ministério.
Como mudar a lei antes de ter esse cadastro concluído e mapeando toda a população pobre?
Se um burocrata fizesse isso, exigindo do pobre provar que é pobre para não cortar seu benefício na conta sua luz, prejudicaria justamente a população mais fragilizada, que tem menos condições de atender exigências burocráticas.
Ainda bem que a ministra tem visão política com sensibilidade social, para não cometer uma atrocidade burocrática destas.
O TCU faz recomendações. Quem administra um ministério é o ministro. É a ele que compete tomar as decisões que afetam a população. Então sempre houve e sempre haverá divergências entre a visão técnica de um burocrata do TCU e a visão político-administrativa de um ministro comprometido com servir a população.
Na hora de "ouvir o outro lado", a assessoria de Dilma respondeu que desde 2003 o MME (Ministério de Minas e Energia), a Aneel e o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) realizaram estudos para propor mudanças no cálculo da tarifa social.
A "reporcagem da Folha" se mete a contestar com o argumento de que "a contratação de grupo de estudo foi em 2006". Mas a pirraça da Folha ignora que reuniões de ministros e do próprio corpo funcional de ministérios para tratar destes assuntos fazem parte da rotina de trabalho do dia-a-dia de qualquer ministério. Contratação de estudos, sobretudo externos, são posteriores à estas reuniões. Anormal seria sair contratando à esmo qualquer coisa que o TCU recomende, sem estudar melhor o assunto antes.
Por fim, a má-fé da Folha e a baixa qualidade do jornalismo mais uma vez é confirmada, quando sequer entraram em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social. A execução da política do subsídio com tarifa social na conta de luz está muito mais nas mãos deste ministério do que no das Minas e Energia.
Jornalismo de má-fé coloca aspas na resposta alheia
A "reporcagem" da Folha foi de extrema má-fé em editorializar o "ouvir o outro lado".
Um jornal quando ouve o outro lado não pode mudar o que o outro lado diz.
Poderia até contestar, se bem entender, mas que abra um parágrafo para isso, sem interferir na resposta alheia.
O jornal escreveu:
A candidata Dilma Rousseff (PT) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "desde 2003" o MME (Ministério de Minas e Energia), a Aneel e o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) realizaram estudo para propor mudanças no cálculo da tarifa social.
Colocar "desde 2003" entre aspas não é ouvir o lado, e sim gritar mais alto por cima do que o outro lado está falando, para induzir o leitor a duvidar da veracidade da resposta.
É o fundo do poço da má-fé no jornalismo.
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17 Comentários:
É revoltante. É triste. Mas não é novidade. A imprensa de Guttenberg há muito tempo não é respeitada em nosso país. Uma pena.
Aqueles que tentam respeitá-la são acusados, vide o grande Mino Carta.
E a campanha da Dilma não pode pedir direito de resposta no jornal?
Esta matéria foi tirada do blog do Luis Nassif, alertem o máximo de pessoas possíveis, pois não acho difícil que isso possa acontecer conhecendo o passado destes veículos que se diz de comunicação.
Como será a bala de prata na campanha
Enviado por luisnassif, dom, 05/09/2010 - 09:24
Qual a bala de prata, a reportagem que será apresentada no Jornal Nacional na quinta-feira que antecederá as eleições, visando virar o jogo eleitoral, sem tempo para a verdade ser restabelecida e divulgada?
Ontem, no Sarau, conversei muito com um dos nossos convivas. Para decifrar o enigma, ele seguiu o seguinte roteiro:
1. Há tempos a velha mídia aboliu qualquer escrúpulo, qualquer limite. Então tem que ser o episódio mais ignóbil possível, aquele campeão, capaz de envergonhar a velha mídia por décadas mas fazê-la acreditar ser possível virar o jogo. Esse episódio terá que abordar fatos apenas tangenciados até agora, mas que tenham potencial de afetar a opinião pública.
2. Nas pesquisas qualitativas junto ao eleitor médio, tem sobressaído a questão da militância de Dilma Rousseff na guerrilha. Aliás, por coincidência, conversei com a Bibi que me disse, algo escandalizada, que coleguinhas tinham falado que Dilma era "bandida" e "assassina". Aqui em BH, a Sofia, neta do meu primo Oscar, disse que em sua escola - em Curitiba - as coleguinhas repetem a mesma história.
As diversas pesquisas de Ibope e Datafolha devem ter chegado a essa conclusão, de que o grande tema de impacto poderá ser a militância de Dilma na guerrilha. A insistência da Folha com a ficha falsa de Dilma e, agora, com a ficha real, no Supremo Tribunal Militar, é demonstração clara desse seu objetivo. Assim como a insistência de Serra de atropelar qualquer lógica de marketing, para ficar martelando a suposta falta de limites da campanha de Dilma – em cima de um episódio que não convenceu sequer a Lúcia Hipólito.
Aliás, o ataque perpetrado por Serra contra Lúcia – através do seu blogueiro – é demonstração cabal da importância que ele está dando à versão da falta de limites, mesmo em cima de um episódio que qualquer avaliação comezinha indicaria como esgotado.
A quebra de sigilo é apenas uma peça do jogo, preparando a jogada final.
A partir daí, meu interlocutor passou a imaginar como seria montada a cena.
Provavelmente alguém seria apresentado como ex-companheiro de guerrilha, arrependido, que, em pleno Jornal Nacional, diria que Dilma participou da morte de fulano ou beltrano. Choraria na frente da câmera, como o José Serra chora. Aí a reportagem mostraria fotos da suposta vítima, entrevistaria seus pais e se criaria o impacto.
No dia seguinte, sem horário gratuito não haveria maneiras de explicar a armação em meios de comunicação de massa.
Será um desafio do jornalismo brasileiro saber quem serão os colunistas que endossarão essa ignomínia – se realmente vier a ocorrer -, quem serão aqueles que colocarão seu nome e reputação a serviço esse lixo.
Essa loucura - que, tenho certeza, ocorrerá - será a pá de cal nesse tipo de militância de Serra e de falta de limites da mídia. Marcará a ferro e fogo todos os personagens que se envolverem nessa história. Incendiará a blogosfera. Todos os jornalistas que participarem desse jogo serão estigmatizados para sempre.
Todas essas possibilidades são meras hipóteses que parte do pressuposto da falta de limites total da velha mídia.
Mas a hipótese fecha plenamente.
Olá Helena, sugiro divulgar o inteligente artigo de Luis Nassif sobre como será a bala de prata utilizada pela imprensa para derrubar Dilma no último momento: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/como-sera-a-bala-de-prata-na-campanha
Concordo com Victor, aliás, isto não é crime eleitoral?
No quinto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 53% e o tucano José Serra 24%
São os mercenários do jornalixo. Veja abaixo o motivo.
"* 8/junho/2010
Contrato: 15/00550/10/04
– Empresa: Empresa Folha da Manhã S.A.
– Objeto: Aquisição pela FDE de 5.200 assinaturas anuais do jornal “Folha de São Paulo” para as escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo – CEI e COGSP – Projeto Sala de Leitura
– Prazo: 365 dias
– Valor: R$ 2.581.280,00
– Data de Assinatura: 18-05-2010."
Isso tem e deve ser denunciado. Esta é a famíglia Della Cosa Nostra da comunicação brasileira.
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/09/04/como-o-jenio-trata-a-imprensa-com-grana/
Cadê o MPF para abrir inquérito contra este absurdo de comprar revista para crianças?
Propaganda tucana nas escolas definitivamente não.
Fazer benesse a jornal com dinheiro público não.
tcu? tce? tse?
Essa é a especialidade dos golpista: Mentir e criar manchete no jornalão falido, para o candidato delles colocar na campanha eleitoral.
Mentirosos, covardes, entreguistas, golpistas e torturadores. É efetivamente o que são essa família.
Não passarão!!!
A pergunta do ano.
Meu pai sempre dizia:
Filho, ninguém faz as coisas de graça, em troca de um favor.
Pode ter certeza, meu filho, em troca, lhe obrigam a dar alguma coisa e não espere pouca coisa não.
Pensando nisso, fico imaginando, o que o Serra deve ter prometido ao PIG para que eles o defendam a ponto de perderem a credibilidade e a ética profissional.
São condizentes e por que assim o querem, as inúmeras falcatruas de um candidato que esta perdidinho da silva e que a cada dia que passa, se funda em um abismo sem fim.
Colunistas e repórteres ficam, muitas vezes, expostos ao ridículo perante o povo brasileiro. Isso tem explicação? Em troca do que?
Dinheiro, cargo, concessão, o que será? Alguém saberia responder?
Concordo com os colegas que sugeriram que a campanha da Dilma requeira direito de resposta contra a Folha
Esse Frias é um idiota! Ninguém mais acredita nas sandices que seus lacaios escrevem! Hoje, fiz comentário na folha-on-line sobre mais essa mentira, e a grande maioria dos internautas estavam contra eles. Tenho mais medo dos tunganos do TSE do que da mídia gloupista!
Lista de FURNAS nos PSDBFL. Leiam aqui: http://www.novojornal.com/politica/noticia/justica-confirma-lista-de-furnas-e-absolve-seu-divulgador-23-06-2010.html
Não se trata de "barriga" — publicação com grave erro jornalístico —, é sempre válido ressaltar. O programa da coligação "É hora da virada", de José Serra, vai precisar de material para a campanha, e os noticiários da famíglia Frias jamais se recusariam a lhe estender uma mãozinha. Sem surpresas, novamente.
Imprensa Marginal
Abraços!
Sou uma pessoa simples que mora numa pequena cidade do interior da Paraíba. E graças à evolução tecnológica estou conectado à internet via dispositivo móvel. Isto me possibilita navegar por diversos sítios de notícias e blogs buscando informações para mim e para os meus amigos, que infelizmente não têm acesso a tais instrumentos.
Nessas minhas buscas tenho percebido que os grandes portais de notícias são todos partidários do candidato José Serra. Pois, estão sempre bombardeando os eleitores (internautas) com fatos contendo mensagens subliminares, que intencionalmente prejudicam a candidatura da Dilma. Mas se eu, um simples e pacato cidadão, percebo. Imagine as pessoas das grandes cidades que são mais bem informadas.
Porém, isto não é o pior. Prejudicial mesmo são as grandes emissoras de televisão (canais abertos), as quais a maioria da população brasileira tem acesso, que descaradamente deturpam as informações para favorecer o candidato da elite.
CUIDADO MEUS AMIGOS ESTA “SERRA” PODE CORTAR AS SUAS CONQUISTAS GARANTIDAS PELO PRESIDENTE LULA.
Imperdível! O naufrágio do Serra:
http://metalcadente.blogspot.com/2010/09/serra-e-o-naufragio.html
O Arruda também assinou o Correio Braziliense em Brasília com o dinehiro do Fundeb e isso foi noticiado em alguns veículos. Essa forma de "compar" as manchetes tá dando certo, pela machete apresentada.
Uma vergonha um veículo da imprensa servir de panfleto eleitoral de um candidato...Mas, pela conversa com as pessoas na rua, vejo que elas não se enganam fácil não. A propaganda da Dilma, por força das baixarias, tá tendo que indicar claramente ao eleitor quem o Lula apoia, pois ficam tentando confundir o eleitor mais simples. Isso é democracia?
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