Pages

domingo, 12 de setembro de 2010

Folha escondeu nome da filha de Serra em 2001 sobre o vazamento dos sigilos bancários

Em 2001, o jornal Folha de São Paulo, publicou uma reportagem sobre o mesmo assunto que a revista Carta Capital resgatou essa semana.

O próprio jornal havia se aproveitado do "site" deixar estas informações abertas, para publicar uma lista de deputados que tinham passado cheques sem fundos.

A Folha disse que a empresa era Argentina, mas escondeu uma informação relevante: o nome da filha de Serra, sócia na época da empresa, ao lado da irmã de Daniel Dantas, presa na Operação Satiagraha.

Segue a matéria da  Folha de S. Paulo, 31/01/2001:

"Site pode ser processado por divulgar dados sigilosos do BC"


"O site Decidir.com pode ser processado por ter divulgado na Internet informações sobre a ‘lista negra’ do Banco Central (BC), que reúne os nomes de correntistas que emitiram cheques sem fundos nas agências bancárias do país.

Segundo o gerente de Compensação do Banco do Brasil, Luiz Carlos Oliveira, a divulgação das informações ‘está em desacordo com a resolução 1.682 do BC, que proíbe a divulgação desses dados a terceiros’.

...


Ontem, a Folha revelou que 18 deputados federais figuravam na ‘lista negra’ do BC no último dia 18 de janeiro. Ao todo, esses parlamentares haviam emitido 153 cheques sem fundos.

O recordista, nesse grupo, é o deputado Pedro Canedo (PSDB-GO), com 41 registros. Há mais de quatro anos ele tem 11 cheques pendurados na agência 0005 da Caixa Econômica Federal. E, desde o último dia 10 de janeiro, outros 30 cheques foram devolvidos pela agência 2223 da Caixa, instalada na Câmara dos Deputados.

Falhas

A diretora Comercial do Decidir.com, Cíntia Yamamoto, reconheceu à Folha que seu sistema tinha falhas. ‘Mas isso foi sanado na última sexta-feira’, disse.

‘As pessoas estavam conseguindo se cadastrar, nos últimos 10 ou 12 dias, sem comprovar relação com o comércio. Agora reformulamos as regras de acesso à base de dados e isso não é mais possível’, afirmou a diretora.

Essas informações, a rigor, só poderiam ser conhecidas pelo correntista que emitiu cheques sem fundos, pelo banco que registrou a ocorrência e por empresas comerciais.

O site Decidir.com pertence à empresa argentina de mesmo nome, que também tem filiais no Chile, no México, no Peru, no Uruguai e na Venezuela.

...

Além dos nomes de deputados que emitiram cheques sem fundos, o site também fornecia dados (nome, endereço, CPF e data de nascimento) de outras autoridades...
Também eram públicos, para comerciantes e curiosos, os dados pessoais de ministros de Estado (Pedro Parente e Aloysio Nunes Ferreira, por exemplo), artistas (como Chico Buarque) e até de vizinhos, se os interessados soubessem informar um único dado: nome completo do pesquisado. (A reprodução completa está no Observatório da Imprensa).

9 Comentários:

Luiz Carlos disse...

AMIGOS DA INTERNET

PASSEM ESSAS NOTICIAS DESSE BLOG A TODOS DE SUA LISTA. ASSIM TODOS SABERÃO O QUÃO SÃO CANALHAS ESSES SAFADOS DO PIG

Geraldo Mendes disse...

Não deve, não pode e não é coincidência que a "vítima" de quebra de sigilo a provocar "indignação"no cara de pau do Serra seja, nada mais nada menos, que filha dele e a sócia de uma empresa que disponibilizou na Internet um serviço de quebra de sigilos fiscais generalizada. Tem treta aí!!!!!

Luca Couto disse...

Veja o que o Brizola escreveu:http://www.tijolaco.com/26022

Temos que fazer um tag no tweetter para elegermos o meio de comunicação do PIG mais safado e mais mentiroso. Todos os blogs que estão desmascarando essa midia canalha, coloca um link para que todos opinem.Vamos fazer bater todos os records para mostrar que não estamos de brincadeira.
Ao próximo congresso temos que mandar e-mails a todos deputados, que serão eleitos, para mudar a lei de concessão.

Paulo R. Primaz disse...

O que precisa é o PT munir a Dilma com as EXCELENTES reportagens que voces estão fazendo. Parabens continuem assim que vamos ter um país livre dessa mÍdia e oposição resentida e que defende interesses epúrios.
Paulo Primaz
Soledade/RS

Paulo R. Primaz disse...

O que precisa é o PT munir a Dilma com as EXCELENTES reportagens que voces estão fazendo. Parabens continuem assim que vamos ter um país livre dessa mÍdia e oposição resentida e que defende interesses epúrios.
Paulo Primaz
Soledade/RS

romério rômulo disse...

eu gosto de ver o serra atirar em si mesmo.
romério

Anônimo disse...

Acho relevante a informação no link abaixo

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/mais-um-desmentido-a-veja#more

Unknown disse...

Helena,
http://web.archive.org/web/*/http://www.decidir.com
Ainda deve existir alguma coisa escondida nesses documentos salvos nesse site

Anônimo disse...

Helena:
Posta os documentos que mostram os nomes das dondocas
http://bit.ly/bPpLeh

http://pt.wikipedia.org/wiki/Decidir.com,_Inc

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração