Pages

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Documento com foto, além do título, será exigido para votar

Este ano, eleitores terão de apresentar o título, e também um documento com foto para conseguir votar

Quem está sem o título de eleitor, com o documento em mau estado ou dados eleitorais desatualizados tem até as 19h do dia 23 de setembro para regularizar sua situação em qualquer um dos 149 cartórios eleitorais do Estado do Rio. Caso contrário, não poderá votar nas eleições.

Este ano, a legislação eleitoral passou a exigir, além do título, a apresentação de um documento de identificação com foto do eleitor na hora da votação.

Segundo o corregedor regional eleitoral do Rio, juiz Luiz de Mello Serra, para facilitar a emissão do documento, o eleitor poderá pedir a reimpressão de seu título em qualquer cartório eleitoral, bastando apresentar a carteira de identidade: — Os cartórios funcionam até nos fins de semana para garantir ao eleitor o direito de participar da eleição. Para solicitar um novo título, basta entregar um documento oficial com foto, como a cédula de identidade, e em cinco minutos terá a reimpressão de seu título. Os eleitores devem desde já verificar se o documento está em ordem para evitar problemas. No dia da eleição, quem não estiver munido de título e documento oficial com foto não poderá votar.

Para tirar a 2ª via, o eleitor deve comparecer ao cartório de sua zona eleitoral. Para a reimpressão do documento, basta levar a identidade a qualquer cartório eleitoral. Mas quem nunca teve título de eleitor não poderá votar, pois o prazo para isso já acabou no primeiro semestre.

É preciso que o eleitor não deixe para a última hora — diz o juiz.

No  dia da votação, em 3 de outubro, é importante o eleitor levar a cola eleitoral com os nomes e números de seus candidatos para facilitar a votação. A ordem de votação é: deputado estadual, deputado federal, duas vezes senador, governador e presidente.

8 Comentários:

Julio Cesar Macedo disse...

Muito bom esse post sobre os documentos. Tem que lembrar sempre!!!!

Anônimo disse...

Até que enfim vocês acordaram para o problema do documento com foto.

Isto deveria estar na campanha da Dilma.

Insistam no assunto, e quem sabe o PT toma uma atitude.

X-MAN disse...

incompreensivel, antes precisava só de um documento de indentidade com foto, só o "tito" não servia por que não tinha foto, hoje só o "dicumento" com foto não serve, retrocesso total.

IV Avatar disse...

Para evitar que o povo vote o DEM criou esta pegadinha da exigência de 2 documentos para votar

Um bando de sem vergonha estes larápios

Yacov disse...

CADÊ as propagandas do TSE sobre o assunto??? Isso devia ir ao ar todos os dias até as eleições. Isso está me cheirando a outra tentativa de golpe. SE MEXE TSE!!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo - O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Jonas B. Santana disse...

Já comentei isso no meu blog. Vivo fazendo comentários nos blogs mais conhecidos. Acho que essa de título+doc. com foto é uma armação para tirar votos da Dilma. Até que enfim estão acordando. Já vi a notícia que o PT vai encampar uma campanha no horátio eleitoral da Dilma. Viva Lula. Dilma 13.

José Henrique disse...

O Golpe é este não sei como aprovaram uma lei dessas. Só para perturbar, acho que a Dila deve usar parte dos seus programas para alertar os seus eleitores. Esse é mas uma parte do golpe que se aproxima.

Julio Cesar Macedo disse...

Lembrar também que não pode o voto de legenda para o Senado. Se não digitar o número correto o voto é nulo! Tem que digitar o número exato do candidato!
Pode votar na legenda para todos os outros cargos, MENOS PARA AS DUAS VAGAS AO SENADO.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração