Pages

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Zezinho Pedágio, o dono da bola

O racha demo-tucano nos estados, onde ninguém quer fazer a campanha de Serra, tem uma explicação muito simples de entender por uma analogia.

Quando a meninada joga futebol, e tem um garoto chamado Zezinho Pedágio, muito perna-de-pau, mas que é o dono da bola, ele é escalado, por causa da bola.

Se o Zezinho Pedágio não jogar, ele pega a bola debaixo do braço e vai pra casa, acabando o jogo. Então o jeito é deixar Zezinho Pedágio jogar também, por pior que ele seja.

Foi assim que José Serra (PSDB/SP) ganhou a disputa presidencial dentro do PSDB. Ele seria o dono da bola da imprensa, da FIESP, da FEBRABAN ...

A foto de Serra, por ser oposição à Lula, por ser herdeiro político de FHC e por sua carreira política anti-popular, tira votos da maioria dos candidatos nos estados.

Ninguém por livre e espontânea vontade coloca a foto de Serra em material de campanha, por cálculo político: Serra tira votos. Mas para quem não tem dinheiro para material de campanha, melhor com Serra do que sem material nenhum. É o mesmo caso de escalar o dono do bola.

Serra centralizou o cofre da campanha tucana para si, ou seja, as doações ao partido nacional ficaram para a campanha de Serra, sem redistribuir dinheiro aos diretórios estaduais, com medo da "cristianização". Em tese, Serra distribuiria material de campanha confeccionado diretamente pela campanha presidencial. Mas é complicado fazer panfletos, santinhos, faixas e cartazes personalizados para cada deputado estadual e federal do Brasil inteiro, de forma centralizada, e ainda existe a logística de campanha que cada candidato tem em seu reduto, com pagamento de panfleteiros, cabos eleitorais profissionais, gasolina, etc.

O tempo vai passando, e cada candidato demo-tucano nos estados, sem apoio financeiro, nem material vindo de cima, se viram como podem para fazer suas campanhas. Com os poucos recursos que conseguem (poucos são os doadores de campanha que doam diretamente para o "baixo-clero"), fazem seu material de campanha por conta própria. E aí consideram verdadeira afronta o PSDB nacional ainda exigir que façam campanha para Serra do próprio bolso, para perder votos.

É como o Zezinho Pedágio, um perna-de-pau que atrapalha o time a ganhar, em vez de trazer a bola, querer que o time faça uma vaquinha para comprar a bola, e ainda querer exigir que escalem ele como titular.

4 Comentários:

Emília Simone disse...

Quebrei no governo FHC e, me recuperei no governo Lula, assim como muitos brasileiros, em quem acham que vou votar? Dilma 2010.

Morais disse...

Se colocarem o Zezinho pedágio perna de pau no time ele perde com certeza, é por isso que ninguém o quer no time.
Realmente onde o Serra esteve fazendo campanha os seus candidatos cairam nas pesquisas depois da visita dele, é realmente um pé frio.

Edmar C. Lima disse...

Ô Zé augusto os caras até que vão fazer a 'cotinha' e comprar a bola porque o jogo tem que continuar. Pro 'zezim pedágio' não furar a bola dos 'parceiros', como é uso e costume fazer, eles vão até escalar o sujeito. MAS PASSAR A BOLA PRA ELE, nã, nã, nim, nanão!

Joao Batista disse...

É EVIDENTE QUE O SERROTE VAI PERDER A ELEIÇÃO, PELO MENOS ELE SAI AINDA MAIS RICO COM AS "SOBRAS" DE CAMPANHA...PODES CRER....

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração