Lula fez o que estava ao seu alcance para que cada vez mais pessoas identificassem Dilma como sua candidata. Mas foi a imprensa quem mais contribuiu para que seu objetivo — universalizar a informação de que ele a apoiava — fosse sendo progressivamente atingido
A cada momento, as eleições suscitam perguntas diferentes. Já foram várias: Dilma decolará? Serra será candidato? Marina vai empolgar? Quanto de sua popularidade Lula conseguirá transferir? A mais nova e interessante diz respeito a um cenário que muitos consideravam impensável há pouco tempo: será que Dilma vai ganhar no primeiro turno? Algumas pessoas acham que apenas formular essa pergunta é tomar partido de Dilma, querer que ela vença ou torcer por ela. São os que supõem que a hipótese é tão absurda que só faria sentido na cabeça de um “dilmista”. Na verdade, não.
São cada vez mais numerosos os analistas que trabalham com essa possibilidade. Até quem sempre raciocinou unicamente com a situação inversa, de Serra vencer no primeiro turno, hoje admite que ela existe e que está se tornando a cada dia mais provável.
Já faz tempo, no entanto, que as pesquisas permitiam antevê-la. A rigor, desde o fim do ano passado, quando Serra ainda estava com folgada dianteira. Bastava levar em conta o que diziam as pessoas que conseguiam estabelecer a ligação entre Dilma e Lula.
Entre os que sabiam que ela era a candidata do presidente, a liderança do ex-governador de São Paulo desaparecia e os dois ficavam com a mesma intenção de voto. Mas, ao considerar o perfil socioeconômico dos que não sabiam, via-se que ela tinha grande potencial de crescimento, bastando, para isso, que a informação aumentasse e alcançasse os segmentos mais propensos a votar em seu nome.
De dezembro em diante, as pesquisas foram mostrando que, a cada ponto que subia o conhecimento de que ela era a candidata de Lula, aumentavam suas intenções de voto. Ou seja, embora Serra continuasse liderando, sua vantagem era frágil, pois se sustentava em algo que a campanha eleitoral se encarregaria de alterar. Era a desinformação que lhe dava vantagem, e essa tenderia a desaparecer à medida que a eleição se avizinhasse.
Lula fez o que estava ao seu alcance para que cada vez mais pessoas identificassem Dilma como sua candidata. Levou-a a todos os palanques, convidou-a para inaugurações e solenidades, viajou com ela Brasil afora. Mas foi a imprensa quem mais contribuiu para que seu objetivo — universalizar a informação de que ele a apoiava — fosse sendo progressivamente atingido.
Em 2010, fora seus discursos para as plateias reunidas nesses eventos, Lula só se dirigiu diretamente ao conjunto dos eleitores para falar em Dilma uma vez: quando estrelou os comerciais e o programa partidário do PT em maio. Apenas nessa oportunidade usou uma mídia de massa para falar olhando nos olhos do eleitor e pedir seu voto.
Hoje, cerca de 80% dos eleitores são capazes de associar Dilma a Lula, mas menos de 25% dizem conhecê-la bem. Faltam 20% que sequer a conhecem e há uma larga fatia que somente sabe seu nome.
Engana-se quem olha seus atuais 40% de intenções de voto como teto. Ela chegou a esse patamar por meio de um processo de difusão da informação que alcançou o eleitor popular fundamentalmente através do chamado “boca a boca”. Nele, a bem dizer, a televisão foi apenas coadjuvante.
Quando, a partir da semana que vem, a propaganda eleitoral começar e Lula passar a aparecer diariamente no programa e nos comerciais na TV e no rádio, Dilma deverá entrar em uma nova etapa de crescimento. Até onde irá, é difícil dizer.
Como as perspectivas de crescimento de Serra são reduzidas, a esperança de quem quer dois turnos se deslocou para Marina e para os pequenos candidatos. Mas a mídia que terão é tão exígua (Marina, por exemplo, disporá de um único comercial em horário nobre por semana) que é pouco provável que sejam sequer percebidos pela maioria do eleitorado.
É por essas (e outras) que quem entende de eleição cada vez mais considera possível a vitória, em primeiro turno, da candidata de Lula. Marcos Coimbra - Correio Braziliense
14 Comentários:
O dono da Rede Globo é o PIG(Partido da Imprensa Golpista). Os ricos do Brasil pensam que são alguma coisa, mas quando chegam no exterior a coisa é outra, não são nada. Os ricos do Brasil só aparecem na Revista Caras(Ilha de Caras).
Falem de mim. A Dilma teve uma ajuda substancial do PiG para ficar conhecida e ter seu nome atrelado ao Lula. Até que o PiG não é tão ruim assim.
Acho que a dica maior de que Dilma vencerá no primeiro turno, é a própria oposição quem está dando, através dos santinhos e cartazes, em que escondem o nome e a cara feia do Vampiro! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Espero que seja no primeiro turno mesmo. Assim a oposição e a mídia calarão mais cedo todas as suas mentiras.
Mulheres modernas e antenadas com os tempos atuais !
Trabalhadores em geral, da ativa,aposentados e informais!
É Dilma no primeiro turno com os nossos votos !
Para Governadores,Senadores e Deputados, escolham os candidatos
do PT ou, em não havendo em seu estado, vote nos candidatos dos
partidos aliados.
A Dilma precisará de apoio nos Estados, Câmara e Senado, para
poder aprovar as reformas necessárias e fazer nós brasileiros
progredirmos mais rapidamente.
PSDB,DEM e PPS, nunca mais !
Eles significam o atraso,desemprego, entreguismo e miséria para o povo
Coisa boa é ser rico!!! A massa cheirosa rindo a toa hahahahaha!!!
Coisa boa é ser rico!!! A massa cheirosa rindo a toa hahahahaha!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!
Coisa boa é ser rico!!! A massa cheirosa rindo a toa hahahahaha!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!
Na Rede Globo já combinaram tudo com Serra antes da entrevista, é tudo combinado com Serra antecipadamente pra Serra reponder na ponta da língua ao contrário do que fez o jornalista Heródoto Barbeiro na RodaViva e perdeu o emprego porque contrariou os interesses de Serra quando fez uma pergunta sobre os preços abusivos dos pedágios em São Paulo, que são preços abusivos, exorbitantes e Serra ficou envocado, contrariado, com Heródoto Barbeiro. Mas no JN Serra está em casa no PIG(Partido da Imprensa Golpista). Boa Noite como dizia Cid Moreira!!! Na Rede Globo já combinaram tudo com Serra antes da entrevista, é tudo combinado com Serra antecipadamente pra Serra reponder na ponta da língua ao contrário do que fez o jornalista Heródoto Barbeiro na RodaViva e perdeu o emprego porque contrariou os interesses de Serra quando fez uma pergunta sobre os preços abusivos dos pedágios em São Paulo, que são preços abusivos, exorbitantes e Serra ficou envocado, contrariado, com Heródoto Barbeiro. Mas no JN Serra está em casa no PIG(Partido da Imprensa Golpista). Boa Noite como dizia Cid Moreira!!!
A Globo, na ansia de triturar a Dilma com a tendenciosa entrevista pelo casal Bonner/Fatima acabou dando um tiro no pé. kkkkkkkkkkkkkk
Justo no Jornal mais assistido do pais deu, de graça, 12 minutos de exposição da nossa candidata DILMA.
No dia seguinte encontrei gente que me disse: "ontem foi que eu conhecí a DILMA. agora sei em quem vou votar".KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Fundamental no primeiro turno para empolgar as campanhas pelos governos nos estados.
O negocio é que, como ja esta ocorrendo, o acúmulo incessante de realizaçoes do governo federal, e de Dilma em 2011, calem a boca suja do PIG por muitos anos.
Quando a propria realidade do governo petista e de esquerda nos proximos anos de tão solida e evidente, se tornar um caminhão de melancias, bastará apertar um botãopara erguer a caçamba
Eu concordo com a Ana Cruz. Na verdade, o PiG é o Partido da Imprensa Governista.
Concordo com o Marcos Coimbra e espero ansioso pelo início do programa na televisão onde a Dilma terá mais espaço que o Serra, sendo que hoje é o inverso, ele sempre está na mídia e, ela quando aparece é para ser criticada e atacada,aí o resultado dessas aparições vai ser a eleição no primeiro turno com certeza.
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