Pages

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nordestinos, cuidado com as mentiras de José Serra

José Serra (PSDB) vai lançar um santinho de campanha inspirado no filme "Central do Brasil", de Walter Salles. Distribuirá cartões postais em rodoviárias e estações de trem de SP, para que os eleitores de origem nordestina enviem aos parentes que vivem na região. O texto dirá que ele "fez muito por nós em São Paulo", onde os migrantes vieram "tentar melhorar de vida".

Serra mente. Serra não gosta de nordestino

Vamos relembrar 2006

Em 2006, quando candidato a governador de São Paulo, José Serra deu entrevista ao jornalista Chico Pinheiro, na Globo de São Paulo. O entrevistador perguntou como o então candidato --atual governador-- explicava as notas baixas das escolas públicas de São Paulo – estado que os tucanos controlavam, então, há doze anos. A resposta de Serra foi taxativa: a culpa é dos migrantes.

"Diferentemente dos Estados do Sul [que foram os primeiros colocados na avaliação, São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando... Este é um problema", afirmou Serra na ocasião.

Com a péssima repercussão da entrevista --principalmente entre os nordestinos, que são a maior parte dos migrantes que vivem em São Paulo-- o governador tentou consertar a declaração e passou a elencar inúmeros fatores que também contribuíam para o péssimo desempenho da educação conduzida pelo governo do Estado.

Mas 2 anos depois de ter assumido o governo, parece que a gestão Serra ainda não encontrou os reais motivos para os problemas da educação e, se encontrou, não tomou providências pois o Enem continua mostrando que a situação educacional vai de mal a pior no maior e mais rico estado da federação.

Ou seja, para Serra, o problema da má qualidade da educação em São Paulo é o Nordeste. Além de preconceituosa, a avaliação é equivocada. Um nordestino não é mais burro do que um paulista. Só é mais pobre. E para crianças pobres o que São Paulo oferece são escolas públicas indigentes. Um problema que não vai ser resolvido apenas colocando dois professores em cada sala de aula, como prometeu Serra

13 Comentários:

Rogerio disse...

i é por isso que seu blog. e tão pouco acessado.
O que não é mentira é copia. Seja amigo de quem olha pra voces, não de um presidente, que nem sabe que isso, ou que voces existem.

Faça valer.

"A DEMOCRACIA EXIGE VOTOS DE PESSOAS ESCLARECIDAS E ALFABETIZADAS, CASO CONTRÁRIO SERÁ UM EXEMPLO DE FASCISMO MUITO DANOSO A SOCIEDADE" Sócrates

Carlos disse...

Como é que o Serra vai colocar DOIS professores em cada sala, se ele se recusou, quando governador, a pagar um salário decente para UM?

Vai dividir a esmola?

Douglas disse...

Eu concordo com o Serra quando culpa os migrantes. Mas na verdade é uma culpa indireta, pois de onde vieram os governos locais não forneceram educação de qualidade.
Isso não significa que os nordestinos são piores ou mais burros, nada disso, apenas significa que os governantes nordestinos há muito tempo não oferecem condições dignas para seu povo de se educar.
Antes que me ataquem, pensem nos números, olhem os resultados do Enem por região. É uma realidade, infelizmente!
Por outro lado, durante o governo Lula a migração de nordestinos para o sudeste diminuiu muito devido à geração de oportunidades no próprio nordeste. Isso sim é uma realidade louvável do governo PTista, porém a geração de empregos no setor primário ou secundário de baixa tecnologia não é suficiente para um crescimento real e sustentável. Só a educação pode salvar esse país, uma revolução na educação... E isso eu não vi nenhum candidato propor!

ana cruz disse...

Tem perigo NÃO.
Nós do nordeste já estamos vacinados contra essa corja. Vai dar Dilma de lavada.
Aliás, digo sempre para as pessoas que atendo no exercicio da minha nobre função, o odio a Lula é por tudo o que ele representa inclusive por sua origem nordestina.

Carlos Ribeiro disse...

Quando acontece um incêndio em uma favela(quase todo dia), uma equipe da Prefeitura vai ao local para oferecer passagens de volta pro NE. Nos alagões acontece a mesma coisa. Os Demo/tucanalhas estão "expulsando" os nordestino da cidade.

Maria Luiza disse...

Helena,
Sabe qual é o maior problema de Serra (e dos tucanos em geral)? É subestimar a capacidade de julgamento do povo, ou do "povão", como eles dizem abertamente, inclusive na propaganda política.Acham, sobretudo, que os nordestinos são um bando de néscios. Mas é o Nordeste deste Brasil que o povo vai fazer com que a vitória de Dilma seja a derrota acachapante não apenas de um candidato das elites, mas de um projeto demotucano de Brasil injusto e desigual.

Claudinete Sergipe disse...

A preocupação é válida, mas o Nordeste está vacinado contra as mentiras de Serra e sabe que Serra sempre se posicionou contra o Nordeste quando era ministro de FHC, que o digo o deputado Inocêncio de Oliveira. O Nordeste está fechado com Lula/Dilma. O Nordeste hoje é outra região, tão brasileiríssima quanto qual outra, que antes vira as costas para nós, como o Sul, que agora o que produz o Nordeste consume, fazendo a economia dessa região girar. É, o Nordeste não quer ser melhor de qualquer região brasileira, quer tratamento e oportunidade para se nivelar às demais para juntos constituirmos um Brasil mais unido, solidário e forte. Viva Dilma/Lula.

Unknown disse...

Caros amigos, aqui no nordeste tem melhorado tanto, que essa estratégia do Serrapedágio também não vai dar em nada. Nas visitas que faço ao sertão se nota a melhora no rosto. O povo não é mais bobo é capaz de isso reverter em votos em São Paulo.

Dilma é Lula e Lula é o povo.

Anônimo disse...

Acabei de escrever um folheto de CORDEL sobre a campanha da Dilma direcionado ao povo nordestino. Já mandei para acampnaha mas não tive respsota.
Se tiverem interesse, mando novamente. meu e-amail:

fpgondim@hotmail.com

Seria uma ferrmenta adequada para combater esse tipo de ação do PSDB.
Paulo Gondim

Jeh disse...

Diga ao Serra que nos últimos anos o primeiro lugar do ENEM vem daqui do Nordeste, do Ceará!

daniel valença disse...

Importante descobrir no youtube esse vídeo em que o serra faz uma afirmação dessas!!!

Eason Nascimento disse...

Aqui no nordeste o povo está vacinado contra Serra. A índices de aprovação do governo Lula e das intenções de voto em Dilma comprovam isto.
http://easonfn.wordpress.com

Neide Imbrisha disse...

Se o Serra fizer isso estará infringindo a legislação eleitoral: o candidato não pode distribuir nada que possa ter alguma outra utilidade que não a divulgação da campanha: calendários, lixas, réguas; cartão postal também se enquadraria aí.
Já estão sendo distribuidos?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração