Pages

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Gráfica da Folha que vazou Enem em 2009, agora briga na justiça com o MEC para fazer impressão das provas do Enem 2010

Na terça-feira, 10, a Justiça suspendeu a licitação para a impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acatando mandado de segurança impetrado pela Gráfica Plural, da Folha de São Paulo, e suspendeu o pregão eletrônico, que será retomado dia 16 de agosto.

A discussão começou logo depois do anúncio do resultado de um primeiro pregão feito para escolher que empresa imprimiria as provas. A gráfica Plural  da Folha de SP, ficou em primeiro lugar porque ofereceu o menor preço, mas foi desclassificada e teve o serviço recusado, segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), por não se enquadrar nos quesitos segurança e sigilo na impressão.

A gráfica recorre e impetrou na justiça um mandado de segurança, e a liminar que conseguiue suspende temporariamente todo o processo de escolha da empresa que vai imprimir as provas.

O MEC afirmou que a suspensão não vai atrapalhar o cronograma do exame porque ele já foi feito prevendo eventuais atrasos. Segundo o cronograma original, os trabalhos de pré-impressão deveriam começar na quinta-feira (dia 12), e seriam concluídos até o dia 27. A impressão seria feita a partir do dia 30.O Enem recebeu 4.611.441 inscrições, e a prova está prevista para acontecer nos dias 6 e 7 de novembro

Para recordar

Em 2009, Gráfica Plural que é da Folha de São Paulo mudou segurança do Enem sem autorização do Inep,e o manuseio da prova foi realizado em local não autorizado pelo MEC.

Responsável pela impressão do exame a Grafica da Folha, abriu um galpão para manuseio das provas impressas sem que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tivesse autorizado. Foi nessa estrutura, sem a segurança devidamente checada e aprovada pelos técnicos do instituto, que a prova teria sido obtida pelos laranjas Luciano Rodrigues e Gregory Camillo de Oliveira Craid, que depois tentaram vender a prova a jornalistas do Estadão. Lembram disso?

Na época, o ministroda Educação, Fernando Haddad, disse a imprensa; “Por que se criou um ambiente inseguro? Essa é a questão que precisa ser devidamente explicada pelo consórcio. Ele tem de esclarecer essa decisão que é o principal elemento para explicar o vazamento”

A Folha, não gosta do Governo Lula, do Presidente, da Dilma, e odeia o PT. Mas, briga pelo dinheiro do cofre público federal

12 Comentários:

Odete disse...

Sinceramente. Para mim, há má fé em todo este processo. Há interesses escusos, de cursinhos (aliás, a Folha está adquirindo o Anglo, não é?) que não querem que se mude o processo de ingresso no Ensino Superior. O Enem está dando a oportunidade para muitos alunos com bom nível intelectual, mas não treindos em "pegadinhas" de vestibular ensinadas em cursinhos a terem uma oportunidade de entrar em boas faculdades públicas. Acho que a elite está sabotando o Enem.

Salomão disse...

Serra vai dizer que só não é mais pobre do que os pobres porque o povo pode ficar com raiva dele aí vai dizer que é igual aos pobres e que veio de família pobre que é pra emocionar o povão. Serra vai dizer que é do povo, que veio do povo, vai falar do passado do tempo que era pobre, porque agora Serra é riquinho da silva, cheio de dinheiro, e anda no meio dos ricaços, das elites de São Paulo. Blá, blá, blá,... pra enrolar o povo entende???

Edemar Motta disse...

Vale tudo para tentar prejudicar o Lula. Boicotam o Enem de todo jeito.

É gente com cara de peroba.

O povo saberá o que fazer com eles.

Salomão disse...

Serra é das elites dos suvacos cheirosos!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!

Salomão disse...

Serra é das elites dos suvacos cheirosos!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!

Salomão disse...

Serra é das elites dos suvacos cheirosos!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!

waldir ferreira disse...

Safados e sem vergonha não consegue viver sem as verdinhas do Erario,a inVEja tambem faz o mesmo com os tucanos de SP

Reg disse...

Depois do vazamento esta gráfica da Folha deveria ser proibida de participar da escolha para não vazar novamente.
Cadê o MPF?

josé lopes disse...

Ridículo a reporcagem do Jornal Nacional hoje (11/08/10) sobre o Enem. Os comentários dos alunos criticando o Enem, indicam que a eles não foi explicado que foi a Justiça quem suspendeu a licitação para a impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acatando mandado de segurança impetrado pela Gráfica Plural, da Folha de São Paulo.

A Globo e os mafiosos do JN não tomam jeito mesmo. Para sempre ficarão na história como os maiores manipuladores da mídia brasileira.

Anselmo disse...

Agora sim, devem ser duro dentro da lei com estes manipuladores, que são do grupo da folha, eu já cancelei a assinatura do UOL, pois estava financiando o crime, pois manipulação como publicação da ficha falsa da Dilma no meu pensamento é crime. O MEC esta correto.

VERA disse...

Que calhordas! Que boçais! Que safardanas! Se o MPF permitir que essa corja faça parte da licitação, não acreditarei mais na justiça brasileira!

Yacov disse...

Como diria o Neto-Mala: "È brincadeira, Né!?!?" FORA FOLHA!!!!

"O BRASIL DE VERDADE não passa an gLobo - O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS"

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração