Pages

domingo, 29 de agosto de 2010

Em Curitiba, Datafraude erra, erra e erra; vantagem de Dilma pode ser maior ainda

A revista Carta Capital desta semana disseca o Datafraude, também conhecido como Datafolha, para mostrar aos leitores como o instituto de pesquisa erra feio nas sondagens que fez durante estas eleições.

A matéria assinada pela repórter Cynara Menezes, revela que o Datafraude erra e na maior cara de pau corrige a distorção para que não cai definitivamente no limbo do descrédito.

Além do método das entrevistas do Datafraude ser questionável também o é a proporcionalidade e o peso dado ao eleitorado pesquisado.

Um caso objetivo para análise é o resultado da última pesquisa realizada no Paraná, onde foram realizadas 1200 entrevistas, cujo resultado local é somado às demais praças pesquisadas para a tabulação final que deu 20 pontos de vantagem para Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB).

O problema é que o Datafraude sobrevalorizou Curitiba, a capital dos paranaenses na sondagem.

O instituto ligado ao jornal Folha de S. Paulo fez 400 entrevistas em Curitiba das 1200 no total da sondagem.

A capital do Paraná possui 17% do eleitorado do estado, mas ganhou no levantamento peso de 1/3 dos 7,5 milhões eleitores.

Esses números do Datafraude, com certeza, distorcem o resultado das pesquisas tanto na disputa pelo governo do estado do Paraná quanto na corrida pela Presidência da República.

Isto significa que Dilma pode estar bem à frente de Serra e o senador Osmar Dias (PDT), que disputa o governo do Paraná, pode estar melhor do que se imagina no cômputo geral dos levantamentos.

Pelo Datafraude, Curitiba ainda é um dos últimos bastiões dos tucanos.

Entretanto, a ‘onda vermelha’ capitaneada pelo presidente Lula e Dilma poderá abater a candidatura de Beto Richa (PSDB) nos próximos dias.

Daí decorre a necessidade de o tucano paranaense censurar blogs e jornais no estado. Quer levar no bico as eleições de lá e, de quebra, os institutos de pesquisa dão uma forcinha para que o vexame de Serra não seja maior ainda.

É claro que, à medida que o encontro com as urnas vai chegando, concomitantemente, também os Datafraude da vida também vão se ajustando com a realidade política e eleitoral do país e dos estados.

8 Comentários:

Bruno Cabral disse...

O q posso dizer? Q venha 3 de outubro e ai vamos poder verificar o tamanho do estrago q o efeito Serra fez para a oposição.
Abs.

jose correa disse...

Bah Tche!!!!
se Requião detem 50% no estado para senador, e nós sabemos que quem é requião jamais votaria no beto, aonde foi que arranjaram os 70% iniciais do betinho richa, se gleisi, vem subindo cada vez mais, e o fruetezinho aparece com 18% do pesquizados, há muita datamente aqui no paraná.
È preciso tomar conta das urnas eletronicas, coligação do bem, por que nas alçadas, o conservadorismo impera.

V disse...

A fraude pode ser maior ainda! Como pode acontecer em qualquer pesuqisa, a necessidade de obter a amostra representativa permite o uso de pesos. Fatores multiplicativos que ao final tornam a amostra mais representativa. Pois bem, basta escorregar nestes pesos. Além disso, é possível mudar uma vírgula num questionário, ou lidas num tom diferente para dar uma diferença de tres pontos ou mais, pois, quantas pessoas interpretariam diferente ou errariam a interpretação?

Salomão disse...

Ou matéria do PIG a favor do PSDB com a manchete: “Debate na TV dá expectativas opostas para PT e PSDB” http://noticias.br.msn.com/brasil/artigo.aspx?cp-documentid=25069834 reparem como soa como o PSDB é protegido do PIG isso nós já sabemos.

Anônimo disse...

Franco Atirador diz:
29/08/2010
.
Ibope Espontânea

SÃO PAULO

Alckmin (PSDB/DEM)..........29%

MERCADANTE (PT)............18%

INDECISOS......................38%


!!! DÁ PRA CHEGAR !!!

Em www.cartamaior.com.br – comentário proferido no blog do Emir [Sader]

COMPARTILHA, MATUTO ‘BANANIENSE’!

Prezado e combativo Franco Atirador,
Será reproduzido em São Paulo, o mesmo fenômeno que aconteceu aqui, na Bahia, em 2006: o DATAFRAUDE apontava o governador carlista Paulo Souto reeleito em primeiro turno – e, na época, ACMalvadeza estava vivo(!)...
MORAL DA HISTÓRIA: as forças populares, progressistas e democráticas elegeram o atual governador Jaques Waner (PT)... No primeiro turno!
Portanto, ínclito Franco Atirador, pode ficar tranquilo! O que importa é intensificar o bom combate ideológico, e Aloysio Mercadante reeditará o fenômeno Jaques Wagner!

Felicidades!

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL NAÇÃO - em homenagem ao bravo, trabalhador, sapiente e honesto povo brasileiro!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

De passagem disse...

Entendo alguma coisa de estatística e apesar de achar o Datafolha o menos confiável dos 4 institutos (por tudo que ele fez nessa eleição), não creio que esse método deturpe o resultado final. Entrevistar nas capitais é sempre mais fácil do que no interior, principalmente porque o Datafolha faz as suas sondagens em pontos de fluxo populacional. No interior é quase impossível chegar em alguns lugares. No final o resultado é ponderado. Entrevista-se mais gente na capital e menos no interior e ponderam o resultado final. O que não afeta o resultado final.

bira disse...

Espero que os paranaenses acordem e não entrem na onda do PIG.

Anônimo disse...

Essa maldita Datamente só erra para um lado ?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração