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quinta-feira, 1 de julho de 2010

Manipulação? Campanha de Serra aposta em volta do empate em novas pesquisas

O núcleo da campanha de José Serra à Presidência da República calcula que as pesquisas nacionais dos próximos dias trarão o tucano de volta ao cenário de empate técnico com sua adversária do PT, Dilma Rousseff.

A razão para a aposta baseia-se em sondagens internas feitas pela equipe de marketing do candidato, que teriam capturado um crescimento de intenção de votos após os comerciais de Serra na TV.

Os recentes levantamentos de Ibope e Vox Populi, que trouxeram a petista liderando a disputa por 5 pontos percentuais, não mediram completamente as aparições de Serra no programa do PSDB. Eis a razão apontada pela campanha para uma eventual retomada do presidenciável no fim de semana.

O primeiro instituto foi a campo após o programa de 10 minutos do tucano, mas antes das inúmeras inserções diárias do partido que terminaram no último 29. O segundo pegou apenas um dia dessas exposições de 30 segundos.

Por outro lado, Serra teve vitrine também no programa do PTB, no dia 24.

Especialistas em marketing eleitoral dizem que os spots rápidos são muito mais efetivos que os programas de 10 minutos. Afirmam que dificilmente a audiência muda de canal no primeiro caso.

"Vamos entrar na campanha eleitoral colados", afirmou à Reuters o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA), sem querer comentar as pesquisas internas nem abrir as projeções do partido.

Mas uma fonte com acesso às enquetes internas deu uma dica. "As pesquisas de agora pegaram o crescimento do Serra com os comerciais de TV. O mínimo que virá é um empate numérico ou a liderança do Serra por 1 ou 2 pontos", disse a fonte.

Se o placar for confirmado --Ibope e Datafolha estão com novas pesquisas prontas para sair do forno-- Serra entra na largada oficial da campanha equiparado com sua rival, tirando das costas o peso da desvantagem.

Agora, se as estatísticas não corroborarem as próprias previsões, terá de amargar o fardo de dar a largada oficial menor do que entrou na disputa, e de prever um desempenho melhor do que a realidade confere.

A campanha do PSDB faz 500 entrevistas por dia para medir as oscilações do candidato e ditam o rumo da agenda e de sua estratégica para ganhar votos.(Reuters)

10 Comentários:

X-MAN disse...

Não aprendem mesmo.....

ary disse...

Quer dizer que o José Erra está bombando na TV? Que a sua mensagem é tal que o faz subir? Quem quer ser enganado? O que disse o Zé Erra de tão significativo se a própria oposição achou os programas medíocres?

Malú disse...

Só se for pesquisa do DataFolha para amenizar a barra para o Serra. Aliás, eles já fizeram isso quando inflaram a bola do Serra para que ele decidisse sair candidato, não custa fazer novamente, não é mesmo? Só que, se isso acontecer, a sua alegria só durará até a próxima pesquisa de um instituto mais confiável.

Geraldo Mendes disse...

Nem a pau. Tirar diferença, nesse caso, é reverter tendência. E a tendência é dos eleitores que não sabiam ser Dilma candidata apoiada pelo Lula ficarem sabendo. Isso continuou. Não há programete de TV ou spot de rádio que possa reverter isso. Só manipulação grossa e criminosa.

Hélio disse...

Toda fraude será castigada.

Em 03/10/2010, daremos a resposta
nas urnas.

É Dilma no primeiro turno.

E prá varrer os tucanos de Sampa,
é Mercadante e Marta.

Geraldo Mendes disse...

Lauro Jardim twitou há alguns minutos que nova pesquisa DataFolha mostrará Serra na frente. É golpe, e do grosso. Bandidagem.

Ary disse...

Agora se vaza até pesquisa manipulada. Acabou de vazar o resultado da eleição: Dilma 59%, Zé Erra 25%.

Vera Pereira disse...

Não se pode comparar séries de pesquisas entre institutos, por causa das diferenças de metodologias. Qual foi o resultado do último Datafolha? Dilma estava na frente? Não me lembro disso em nenhuma pesquisa Datafolha até agora.

alex disse...

Se PT, governo, Lula, parlamentares e nós aqui nos blogs da vida marcarmos, eles levam na boa no TAPETÃO.
Incrível é que tem gente que acredita que isso não é possível.

Os caras têm 95% da imprensa 100% favorável a eles.

Exemplo? Ouçam o comentário da Lucia HIC HIC hipólito hoje na CBN. A jornalista piguinha está tentando construir a imagem do Indio a todo custo. Na cara dura. Sem censura.

Ouçam.. E vejam se não é possível sabotar:

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/lucia-hippolito/2010/06/30/INDIO-DA-COSTA-NAO-SOMA-VOTOS-NO-RJ-MAS-AGREGA-JUVENTUDE-A-SERRA.htm

D.Pires disse...

Manipulação é apelido:
vejam: serra 39% Dilma 38%
Mas: na espontanea serra tem 19% e Dilma 22% (???)
Outra: + 5% dos votos do lula
Mais uma: +4% dos votos que o Lula indicar
A saida "DELES": expectativa de vitoria: Dilma 43% e serra 33%
ISSO É UMA PIADA!!!!
Essa pesquisa é no minimo criminosa!
Inacreditavel a cara de pau de divulga-la.
Tremenda cara de pau dos donos dessa pesquisa. nojenta a "suposta" (aprendi com o PIG!!) manipulação de dados.
o real (a lógica) é Dilma 43% e serra 33%

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