O Presidente Lula pretende estender a Petrobras a Cabo Verde, na África. Em visita ao país no fim de semana, ele disse que pedirá à estatal que faça pesquisas para, se possível, prospectar petróleo por lá.
Queremos expandir a Petrobras para que ela possa fazer estudos em outros lugares, sobretudo em águas profundas, onde nós detemos a tecnologia. Conversei com o primeiro-ministro (José Maria Neves) e Cabo Verde tem interesse em fazer estudos em suas águas.
Lula se comprometeu a conversar com a direção da empresa após a volta ao Brasil para que equipes sejam enviadas a Cabo Verde e iniciem tratativas com o governo local. Citando o pré-sal, ele explicou que a parceria será feita com transferência de tecnologia.
O Brasil tem o compromisso de investir US$224 bilhões, até 2014, na construção de navios, plataformas, em pesquisa e prospecção. Temos um potencial de investimento grande, interno. Mas não vamos abdicar de partilhar esse conhecimento com outros países - disse o Presidente, que prometeu empréstimo ao governo cabo-verdiano, apoio da Embrapa para a agricultura e do Ministério da Integração Nacional para o armazenamento de água.
Lula seguiu ontem para Guiné Equatorial e hoje se reúne com o presidente Obiang Mbasogo. A última parada do presidente será na África do Sul, onde assistirá à final da Copa do Mundo.
2 Comentários:
Acho que é bom para as empresas e para os paises que receberão esse serviço.
"tentáculos"!?
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração