Pages

terça-feira, 20 de julho de 2010

Jornal tucano desce a lenha no Índio do Serra

Indio no ataque

Vice do candidato José Serra eleva o tom em declarações inoportunas, que apenas contribuem para baixar o nível da campanha eleitoral

Retirada do bolso do colete em meio a uma série de trapalhadas que ameaçava a aliança eleitoral entre democratas e tucanos, a indicação do deputado Indio da Costa para vice da chapa de José Serra apanhou todos de surpresa. Ilustre desconhecido no plano nacional, o político fluminense logo se tornou alvo de desconfianças, críticas e indefectíveis anedotas.

A seu favor no entanto pesavam a juventude -tem 39 anos- e o fato de pertencer a um Estado relevante, no qual o nome do ex-governador paulista sempre encontrou dificuldades para se firmar. Além disso, era providencial que tivesse atuado como relator do projeto Ficha Limpa, em contraponto ao envolvimento de seu partido no escândalo do mensalão do governo do Distrito Federal.

Não tardou para que o neófito despertasse o sentimento paternal do experiente tucano. No dia seguinte ao acordo com o DEM, Serra tratou de desmentir a suposta fama de mulherengo do novo escudeiro. “Ele me disse por telefone: “Não tenho amantes”. Eu até disse: “Também não precisa exagerar”. O que tem que ser é uma coisa discreta”, declarou em uma sabatina promovida pela Confederação Nacional da Indústria.

Depois da lição pública sobre como comportar-se em matéria de relações íntimas, o peessedebista prescreveu ao vice a leitura de alguns livros para que se familiarizasse com o pensamento do líder. Recomendou quatro volumes, três de sua autoria e um no qual pontifica como entrevistado.

Não se sabe se Indio da Costa debruçou-se sobre a lição de casa. Certo é que se sentiu incentivado -ou pelo menos desembaraçado- para responder de maneira estridente uma provocação da rival Dilma Rousseff. A postulante petista havia declarado que seu vice, o deputado Michel Temer, do PMDB, não caíra do céu (algo de fato incontestável, sob qualquer ângulo que se queira analisar).Indio sentiu-se ofendido e disse que a adversária era uma “ateia” a posar como “esfinge do pau oco”.

Na sexta passada, em entrevista a militantes tucanos, no site Mobiliza PSDB, o deputado carioca deu mais um passo: afirmou que o PT mantém ligação com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e com o narcotráfico. Alertou ainda para a possibilidade de Dilma, uma vez eleita, “dar um chute” no presidente Lula e governar com “as garras do PT”.

É fato que militantes petistas mantiveram relações com as Farc, assim como é razoável acreditar que, eleita presidente da República, Dilma se distancie de seu mais famoso cabo eleitoral e constitua seu próprio grupo no governo.

Tais considerações não bastam para ocultar a evidência de que as palavras do vice pretendem apenas fomentar temores e animosidades ideológicas em tom tosco e ultrapassado, que contribui para rebaixar o nível da campanha.

Após uma coreografia de tucanos e democratas para conter os ânimos, Serra preferiu ontem apoiar a declaração do pupilo em vez de tentar recolocar a disputa nos trilhos da civilidade.-Editorial da Folha editoriais@uol.com.br

7 Comentários:

Unknown disse...

Pessoal, será que esse texto surgiu para corroborar a linha do editorial sobre apartidarismo, pluralidade e blá, blá, blá?

Besouro disse...

Bom Dia!

Discordo do título da postagem. Embora seja espantoso, simplesmente porque o editorial pertence FSP, mas o que o jornal fez não passa de abrandamento, um eufemismo, para fingir ser uma publicação imparcial.

Dizer que o Sr. Indio é um novato, um inexperiente, é jogar com a paciência do leitor e um desrespeito ao bom senso. Esse cidadão tem 40 anos e está mais que crescido. Deveria ter maturidade compatível com a cronologia.

Estamos diante de um playboy, machista e cretino, cujo a vida política partidária só é possível num covil de raposas e chauvinistas, que representam o que há de mais nesfasto e odioso no ser humano, o PFL.

O jornal sabe muito bem que o Sr. Indio, durante a gestão de seu correligionário, como secretário municipal do RJ, esteve envolvido em desvios de dinheiro público com verbas destinadas a merenda escolar. Sabe igualmente de Cacciolla - Bandido - ex-sogro e patrocinador de Indio.

Tentar lastrear o CRETINO e IDIOTA como austero e honesto, ao relaciona-lo com o PL Ficha Limpa é querer arrebentar com a inteligência alheia.

A FSP mostra mais uma vez que não brinca em serviço. Com esse editorial safado, segue sua linha de não poupar esforços para eleger Serra ao Planalto, mesmo que isso custe a já borrada e decadente credibilidade do jornal.

Geraldo Mendes disse...

Todos os jornais(?) do PIG hoje trazem o "PT" na manchete principal e ........ pau nele. Por que? Tem pesquisas em andamento. DataSerra e Vox Populi. Esses lixos ficam pendurados nas bancas, mais os assinantes e compradores, e 2% do eleitorado vai ler essas manchetes escrotas, 0,25% vai levá-las em consideração, e 0,125% vão mudar a intenção de voto da Dilma para a Marina. Aí vai aparecer o DataSerra e colocar o jênio 1% à frente da Dilma e "justificar" a dianteira pela atuação ofensiva do jênio sobre o episódio PT&Farcs.

Rodrigo Balbino - PE disse...

ELES ESTÃO MESMO DESESPERADOS COM A PROXIMIDADE DA DERROTA...

JOGUEM A TOALHA, DEMO-TUCANALHAS...É DILMA PRESIDENTE!!

josé lopes disse...

Incrível a desfaçatez do globo. Com ataques ao PT, o globo publica em manchete de primeira página: “Procurador-Geral: PT tenta intimidar Ministério Público.” Quem está tentando intimidar quem procurador? Recorrer às instâncias superiores contra perseguição não é intimidação é um direito de quem se sente ameaçado por excessivo rigor. É um direito constitucional de se recorrer à justiça toda vez que alguém se sente ameaçado. O globo golpista diz ainda que entidades reagem à ameaça de processar procuradora que analisa ação contra Lula. Ora, ora, são sempre as mesmas figuras, o globo convoca o presidente da associação tal e da Ordem daquilo para falarem o que o globo quer publicar, e essas pessoas são os mesmos de sempre,sedentos de projeção e das luzes dos spots sempre falam o que o globo quer ouvir. E tem gente que ainda dá crédito a esses conspiradores tipo globo.

Salomão disse...

O PIG(Partido da Imprensa Golpista) é uma grande merd… Tem jornal impresso pedindo penico pra não fechar as portas, tem emissora de rádio pagando pra funcionar, no geral o PIG depende mais do governo do que o contrário… O PIG já vendeu várias emissoras de rádio, fechou jornais, vendeu emissoras de televisão falidas,… O PIG está manso no governo Lula! O PIG está domado, amansado, sem cara pintada, sem fora Collor, sem fora Lula, sem fora Sarney, cadê as campanhas midiáticas contra Sarney, contra Lula???

Malú disse...

A Folha está com febre? Se for, é passageira.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração