Depois da contradição apresentada nos números do Datafolha entre a queda de Serra na pesquisa espontânea, com a manutenção do empate na pesquisa estimulada, mais um número divulgado soa contraditório.
O próprio Datafolha divulgou a percepção de vitória entre os pesquisados:
Dilma: 41% (acreditam que Dilma vencerá as eleições)
Serra: 30%
Apesar da expectativa de vitória ser diferente de intenção de votos, ambos revelam tendências. O normal, quando os pesquisados manifestam expectativa de vitória pendendo para um candidato de forma significativa, é que a intenção de votos não dê empate. Impossível não é, mas é bastante improvável uma situação de empate.
Discurso afinado entre o candidato e o jornal demo-tucano
Ontem José Serra entabulou um discurso afinado com a manchete do jornal "Folha de São Paulo", mostrando um entrosamente raro de se encontrar no jornalismo.
O jornal demo-tucano estava preocupado em dar um recado para o leitor (e eleitor) de que "há um empate faltando 25 das para o início da campanha na TV".
O candidato demo-tucano, em ato falho, disse que espera melhorar índices nas pesquisas com início da propaganda na TV.
O candidato e o jornal demo-tucano mostraram-se preocupados com a estratégia de campanha focada na propaganda de TV.
Não é normal que um candidato que já foi favorito e realmente estivesse empatado, se contentasse em congelar o empate por mais de 3 semanas a espera do programa de TV. Demonstra fraqueza na campanha de mobilização de rua e das bases, que continua nestas 3 próximas semanas.
Por isso, o aparente contentamento com um empate, soa como um reconhecimento de Serra de que nem ele acredita no empate do Datafolha. Quem vê o empate como conquista, num quando onde só a vitória interessa, é porque está perdendo.
A declaração e a manchete mostram o desejo da campanha de Serra de "congelar" a imagem de um empate para parecer entrar na fase da campanha na TV, sem desvantagem.
-
3 Comentários:
Caro pessoal...
Não durou muito a coragem do Otavinho da Folha.
Em menos de 24 horas, a mentira foi desfeita.
Na sexta-feira à noite, Serra sofria uma derrota acachapante de 41 a 33 – na pesquisa Vox Populi –
No sábado de manhã, a Folha registra o tal “empate técnico” entre Dilma e Serra.
Em menos de 24 horas a opinião do Datafalha mudou.
Veja aqui: http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/07/25/pesquisa-datafolha-41-apostam-em-vitoria-de-dilma-30-na-de-serra-917235585.asp
Segundo matéria publica hoje as 07h 39min
"Pesquisa Datafolha: 41% apostam em vitória de Dilma; 30%, na de Serra".
Ou seja, No Domingo, Serra sofre uma derrota acachapante de 41 a 30 – na pesquisa Datafolha –
O que terá havido no intervalo entre ontem e hoje?
zé augusto:
o nassif acaba de dar um xeque mate no
DATAFOLHA.
romério
Acho que nem eles acreditam nesta pesquisa da Datafalha. Porque no Globo veio a notícia pequena na capa e dentro do jornal, nenhuma matéria a respeito. Muito estranho, estes caras são uns cara-de-pau, a ONG MSM (Movimento dos Sem Mídia) que por conta da última pesquisa do Datafalha, já havia entrado com um processo na Justiça, deverá se mobilizar contra esta pesquisa também.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração