Pages

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Datafolha arruma empate para Serra, mas pesquisa interna do PT dá vantagem a Dilma em 8%

Enquanto pesquisa para consumo interno do PT mostra que a vantagem de Dilma sobre Serra foi ampliada para 8%, segundo líderanças do PT que viram os resultados, o Datafolha arrumou um empate para Serra.

Causa estranheza uma inusitada subida de Serra na região Sul de 38% para 50% em um mês.

Fernando Rodrigues, do UOL, divulgou a pesquisa realizada ontem e anteontem:

Serra: 39% (Datafolha de maio dava 37%)
Dilma: 38% (35% em maio)
Marina: 10% (12% em maio)

No cenário com todos os candidatos "nanicos", o empate se mantém dentro da margem de erro: Serra tem 39% e Dilma, 37%. Marina vai a 9%.

O colunista credita a "subida" de Serra aos programas  partidária de TV: de 10 minutos do PSDB, do PTB e do PPS, mais a alta exposição em propagandas curtas de rádio e TV.

50% dizem ter visto algum comercial de Serra nos 30 dias anteriores, contra 34% que dizem ter visto de Dilma.

Epontânea:

Dilma: 22% (tinha 19% em maio)
Serra: 19% (tinha 14% em maio)
Marina: 3%
Lula: 5%
Em quem Lula indicar: 4%
No "candidato do PT": 1%

Rejeição:

Serra: 24% (era 27% em maio)
Dilma: 20% (mesmo índice de maio)
Marina: 14%

Expectativa de Vitória:

Dilma lidera quando o eleitor é questionado sobre a expectativa de vitória. Para 43%, Dilma será eleita, contra 33% dos que apostam em Serra.

Segundo turno:

Serra: 47% (tinha 45% em maio)
Dilma: 45% (tinha 46% em maio)

Regiões:

Dilma continua tendo suas melhores taxas no Nordeste, onde subiu de 44% para 47%, e Norte/Centro-Oeste, onde foi de 40% para 42%.

Já Serra está melhor no Sul, onde sua intenção de voto subiu de 38% para 50%, e no Sudeste, onde tem 43%, contra 40% de maio.

Na pesquisa de abril a Folha arrumou uma subida para José Serra, em maio teve que ajustar os números à realidade conflitante com todos os demais institutos. Agora em junho, a pesquisa segura a queda de Serra.  Coincidentemente, assim como em abril, é a região Sul mostra números difíceis de se crer.

9 Comentários:

Erick Figueiredo disse...

Precisavam "arranjar" um empate para o novo fato de Serra ter apresentado um vice do DEM. Um vice problemático, mas um vice, coisa que não havia e que causou muitos problemas.

Ricardo MA disse...

Quem ainda acredita no DataBOLHA?
Só o Zé pedágio mesmo no dia do aumento do pedágio os entrevistados dizem que votam nele.
Conta outra vai.

Ary disse...

Quer dizer que o José Erra aparece na telinha e o milgare ocorre? O que disse Zé Erra de tão relevante que fez o povo se encantar? Alguém acredita que no Sul Zé erra tenha 50% das intenções? O objetivo é evitar a sangria financeira, já que não haverá segundo turno.

VERA disse...

Bem que os jornalistas independentes nos alertaram: vem aí sujeira grossa! E mais uma vez o Data-fraude mais o Globope se unem pra nos chamar de ineptos na nossa cara! Quer dizer, que em poucos dias, o Zé-alagão conseguiu a proeza de subir 12 pontos no Sul? Será milagre de S. Surrupião? E quem acredita nessa corja? Acho que os 5% que ainda acham que o Serra-abaixo pode ganhar!

Eduardo Botelho disse...

Fala Zé Augusto

...Alguns minutos antes do jogo Brasil x Holanda. Zé, lembra da campanha do Kassab, o poste do Serra?
Pois é, caimos de pau no vice do candidato a prefeito e ele acabou eleito. Todo cuidado é pouco, a midia vai vender o bonitão e ele pode acabar botando uma peruca no Serra. Hoje o Tavinho em mais uma de suas maldades calculadas deu 0x0 entre Dilma e Serra. Longe, muito longe da realidade...

Teresinha Carpes Tarso e Dilma disse...

Aqui no Sul,o PT não existe,eu tô sempre repetindo isto,até a exaustão!E é por isto que o PT,não ganha nenhuma eleição há mais de 7 anos!!!!As emissôras de rádio atravez dos hienas radialistas,tem um ódio visceral contra todos do PT e ninguém faz nada,não pedem direito de resposta,não processam ninguém!Mentem,vergonhosamente!Falam de coisas pessoais do Presidente Lula e de toda a sua família,assim como falam da nossa querida Dilma!!!

Vinícius Vitoi disse...

Tive um professor de estatística que dizia: "os números, quando torturados, confessam aquilo que queremos".
Quem acompanha teses de mestrado sabe muito bem disso. É só descartar alguns dados, omitir outros e pronto... Os números podem ser favoráveis à hipótese favorita do pesquisador...
Será fundamental fiscalizar esses números. A pesquisa divulgada antes do lançamento do Serra foi claramente forjada. Aquela subida inesperada no sul foi pensada, planejada e ajustada por quem conhece o modelo matemático aplicado na pesquisa...

Thomás Vasconcelos disse...

É a segunda manipulação escandarada!
Serra foi de 38 à 50 pontos no Sul em pouquissimo tempo.
Só inventando mesmo...

D.Pires disse...

A manipulação é evidente mas o que mais me espanta é as pessoas acreditarem que o povo é tão voluvel assim.O serra espirra, perde votos, ele toma apracur, ganha votos, ele fala abobrinha ganha votos ele não fala perde votos. Será mesmo que o povo muda tanto seu voto assim. todas as pessoas que conheço não mudam. Quem é contra o Lula a gente pode mostrar dados, estatisticas, etc que não adianta. eles votam "contra" o Lula porque ele era pobre e nordestino.E quem vota no Lula jamais votará em Serra, então essas pesquisas são facilmente manipuladas dependendo da pergunta e do local onde são feitas mas o povão ja sabe em quem votar. apenas os que votam nulos (idiotas) é que não comento porque existem desde a antiga grecia (berço da democracia)

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração