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sábado, 24 de julho de 2010

Capa da Folha saiu casada com interesses da campanha de Serra

O Datafolha, sabe-se lá como, arrumou um empate para Serra na pesquisa estimulada, apesar da pesquisa espontânea contradizer estes números, dando Dilma na frente, na proporção de 4 votos para Dilma contra 3 votos para Serra.

Como agravante, vemos que no Vox Populi a proporção de votos na pesquisa espontânea é idêntica ao Datafolha: 4 votos para Dilma contra 3 votos para Serra. Até aí tudo normal.

A coisa muda de figura na pesquisa estimulada. O Vox Populi confirma a tendência da pesquisa espontânea. Dilma permanece na frente, com uma proporção ligeiramente menor: para cada 5 eleitores que preferem Dilma, 4 preferem Serra.

No Datafolha é que a porca torce o rabo: a proporção na estimulada é de 1 para 1, apresentando empate, contradizendo a tendência do próprio Datafolha na espontânea.

Quanto aos números, cada instituto faz o que bem entende com sua credibilidade.

Mas, dentro do grupo Grupo Folha, onde a família Frias é declaradamente serrista, coisas estranhas acontecem além dos próprios números.

No Brasil, a pesquisa publicada deixou de ser objeto de aferição para se transformar em ferramenta de indução. E isso pode ser notado na capa do jornal:


A manchete da capa da Folha dá bandeira. Não se limita a informar os números da pesquisa. Ela avança o sinal e estabelece uma relação inexistente, neste momento, de interesse com o início do horário eleitoral na TV.

Faltando 25 dias para início da campanha na TV, essa relação não tem qualquer interesse informativo para os leitores do jornal.

Jornalísticamente faria mais sentido escrever na manchete: "... a 71 dias das eleições".

A preocupação do jornal com o início da campanha na TV (ainda longe na ótica do leitor, faltando quase um mes) mostra mais preocupação com estratégias de campanha do que interesse jornalístico.

Coincidentemente, casa-se com o interesse dos marqueteiros, coordenadores e arrecadadores da campanha de Serra, para dar o recado:

"... olha, faltam 25 dias para o início da campanha na TV, e esta pesquisa do 'impoluto' Datafolha ainda mostra Serra um pontinho na frente..."

E esse recado interessa atingir quem? Dois grupos seletos:

1) A "militância" demo-tucana, ou seja, os candidatos a deputados estaduais, federais, senadores e governadores (além das bases de apoio de prefeitos e vereadores), que já arrancam de seus santinhos o número 45 da cabeça de chapa, e escondem a foto de Serra em seus comitês.

2) A turma dos financiadores de campanha, que tem hojeriza em enfiar dinheiro em causas perdidas.

14 Comentários:

Juliana disse...

Eu queria muito entender como alguém que ganha na espontânea perde na estimulada! Tão esquisito...

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

É isso aí Zé Augusto, pena que o Eduardo Dutra ainda enche a bola da desqualificada Folhaditabranda, leia isto :
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As campanhas dos três principais candidatos à Presidência da República se mostraram satisfeitas com o resultado da pesquisa Datafolha divulgada hoje.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que o resultado da pesquisa Datafolha atende às expectativas da campanha petista de chegar ao início da propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio com um empate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

"Usando um vocabulário de Banco Central, o melhor é que Dilma está com um viés de alta e Serra, com viés de baixa".

Dutra negou que houve decepção no comando da campanha com o empate técnico, ou que se esperava que os números mostrassem Dilma à frente de Serra, como ocorreu em outras pesquisas nos últimos dias. "Desde o ano passado temos esta meta [de estar empatado no início da propaganda gratuita]", afirmou.

Ele comemorou em especial o resultado da pesquisa espontânea --quando o entrevistado responde em quem pretende votar sem ver a lista de candidatos. Dilma aparece com 21% contra 16% de Serra. Além disso, a petista conta potencialmente com 4% dos que responderam votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos 3% que disseram ter intenção de escolher "o candidato de Lula" e daqueles que afirmaram querer "um candidato do PT" (1%).


Saudações Petistas !

Alessandro disse...

"A "militância" demo-tucana, ou seja, os candidatos a deputados estaduais, federais, senadores e governadores (além das bases de apoio de prefeitos e vereadores), que já arrancam de seus santinhos o número 45 da cabeça de chapa, e escondem a foto de Serra em seus comitês"


KKKKKKK! Você é 10 Helena!

X-MAN disse...

Outra coisita, essa pra justiça eleitoral, hoje recebi a trolha de graça num posto de combustível, se vc juntar a capa favOavel ao vampirão e o jornal distribuido de graça vc chega a um questionamento: Quem paga esses jornais distrbuidos gratuitamente? E com quais propositos fazem isso? Deixa pra lá eu é que sou tonto.......e a trolha é imparcial e o coelhinho da pascoa passou por aqui abraçado com o papai noel.

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

Enquanto o Eduardo Dutra(PT)fica sorrindo diante da desclassificada pesquisa da desqualificada Dataserra da FSP, veja a reação do tucano Sérgio Guerra a respeito da pesquisa do Vox Populi :

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Presidente do PSDB desqualifica pesquisa Vox Populi

Ed Ruas, Portal Terra

RECIFE - O senador e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, desqualificou, neste sábado (24) o resultado da pesquisa Vox Populi, divulgado na última sexta-feira (23), que aponta uma vantagem de oito pontos de vantagem para Dilma Rousseff (PT) sobre o presidenciável José Serra (PSDB).

"Há uma pesquisa, a Datafolha. A outra (Vox Populi) é propaganda eleitoral. Dessa vez eles (PT e Vox Populi) exageraram. A pesquisa Datafolha diz o que todo mundo sabe, que há um empate técnico e a vantagem numérica é nossa. Esse é o cenário que a gente conhecia", explicou o líder tucano no evento de inauguração do comitê de Jarbas Vasconcelos (PMDB), em Recife.

O senador Sérgio Guerra também minimizou a vantagem de Dilma Rousseff nas pesquisas na Região Nordeste. "Serra tem 36% dos votos só em Pernambuco. E todas as avaliações feitas ele é considerado um bom ministro da saúde, que trabalhou bem e pelos pobres. Esse negócio de que ele é fraco é coisa de uma elite daqui (região), que sempre atrasou o Nordeste", disse.


Saudações Petistas !

Morais disse...

Mas o que acontece é que o Datafolha está perdendo a credibilidade, quem entende de política sabe muito bem que este resultado é mentiroso, pois estão percebendo como o Serra não consegue conquistar ninguém.
O investidores em campanha já tem suas fontes de informação e com certeza sabem que o Serra já perdeu esta eleição e não vão perder dinheiro com ele.
É melhor a Folha fazer jornalismo de verddade ou terá de fechar as portas depois da eleição da Dilma.

Morais disse...

É interessante como o Datafolha chega a alguns resultados iguais ao da Sensus como no caso do Governador de Minas, onde o Hélio está 18% na frente do Anastasia, porém no resultado para presidente ela consegue um resultado todo diferente de outro instituto, não dá para ninguém acreditar.

Victor disse...

Reproduzo comentário do twitter do Eduardo Guimarães, do Movimento dos Sem Mídia (MSM), que corrobora as duas hipóteses ditas aqui com o boato que corre internamente entre os jornalistas da mídia serrista e os correligionários da campanha da direita:

Serra ameaçou desistir da eleição se Datafolha e Ibope não mantiverem empate com Dilma até o início do programa eleitoral na TV.

Esse boato, aliás, poderia explicar a manchete da capa da Falha SP. Ou seja, o recado é pro próprio Serra, algo do tipo: "taí o que você nos pediu, chefe!!"

VERA disse...

Resta saber se a "militância" (?!) demo-tungana e a "turma dos financiadores" acreditam nessa falcatrua. Se o Guerra-anão-do-orçamento teme que o baixo-clero demo-tungano receba a grana do partido e não coloque o nome do Zé-serra-elétrica nos santinhos, significa que a coisa tá feia pro lado delles. Então, como pretendem que os tais "militantes" e "financiadores" acreditem na Datafraude?

Ezequiel Libonati disse...

A datafolha está tão mal vista pelos brasileiros que ninguém acreditou nessa pesquisa.
Esse confronto será bom para o vox/populi ganhar mais credibilidade ainda em suas informações.
Eu particularmente não levo a sério VEJA, DATAFOLHA, FOLHA DE SAO PAULO e sua turmina do josias.
Bando de incompetentes que gostam mais de brincar de jornalismo.
Vou até arriscar a teoria da conspiração:

Lula vem condenando os ataques de Israel sobre a Faixa de Gaza, será que não tem dedo de judeu por trás desse golpe de imprensa?
Por que eles são os maiores dominadores de canais de informações ocidentais.

Claro que o que expresso aqui não tem valor oficial sobre os judeus, porém, é só uma teoria própria minha, por Lula ter se aproximado muito de países árabes.
Talvez estejam querendo dar golpes de mídia no Brasil por causa disso....

Geraqldo Mendes disse...

http://twitter.com/trashnews - Para não precisar dar cavalo de pau, DataFolha já entra na curva derrapando no "empate".

cao@dino disse...

dilma ganha na espontânea,no 2º turno,na menor rejeição,na voz de deus abre 8 pontos do usurpador, e a datafraude "arranja" um empatezinho honroso pq o buraco onde o chirico vai repousar em paz ainda não ficou pronto.a cova tem que ser bem funda pq ele vai ser enterrado de cabeça para baixo; vai que o zumbi inventa de acordar e querer sair, os capetas do demo puxarão ele para baixo.kkkkkkkkkk

Unknown disse...

O Datafraude mais uma vez demonstra que só faz fraude, como é que um candidato ganha na estimulada e perde na expontânea, ou uma candidata está na frente na expontânea e perde na estimulada, isso é impossivel estatisticamente, ou seja, é mais uma fraude do DATAFRAUDE!!
Outra questão interessante é a GLOBONEWS passar a pesquisa a cada meia hora e dizer que o SERRA está na frente na disputa presidencial, como ele está na frente se DILMA ganha na expontânea, isso é um absurdo total!!

RIBAMAR disse...

Meus amigos, milito na política a vários anos (desde 1976) os analistas estão dando várias versões com relação ao papel do PIG e da pesquisa Data Folha, na verdade, a maior preocupação desses manipuladores é com relação ao primeiro turno, mas notem que mesmo de maneira sutíl o próprio instituto Data Folha já adimitiu a vitória da Dilma em todos os quisitos, ela tem a menor taxa de rejeição, tem liderança na pesquisa expontãnea, tem a opinião favorável dos eleitores de que vai ganhar a eleição e tudo mais.
O que a PIG quer na verdade é levar a disputa para o segundo turno (única esperança dos tucanos) e por isso coloca o SERRA na frente no primeiro turno, entenderam? São espertos esses manipuladores só que eles não vão conseguir enganar por muito tempo.
Abraços!!!

Meu blog: http//rbianchini.zip.net

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