A cobertura feita pela TV Globo no Fantástico, da convenção petista que oficializou a candidatura de Dilma Rousseff (PT), foi de quem desenganou a candidatura de Serra.
O tempo foi o mesmo dado a Serra no Jornal Nacional de sábado (quase 5 minutos), mas o surpreendente foi a edição realista e positiva do que foi a convenção:
O evento deu ênfase nas mulheres, e o Fantástico mostrou (só faltou mostrar Maria da Penha, inspiradora da lei, que estava lá).
O trecho mostrado de José Eduardo Dutra (PT/SE) foi narrado, o que suavizou as críticas, mas não escondeu o conteúdo com críticas ao governo passado e falando do apagão de 2001.
O trecho do discurso de Michel Temmer (PMDB/SP) foi positivo, otimista. Não forçaram ligação com lideranças do PMDB desgastadas com escândalos, como sempre fazem.
A biografia mostrada foi correta, sem estereótipos, e surpreendentemente sem recorrer aos factóides que a própria imprensa criou sobre ela, nem citaram a palavra dossiê, nem Lina Vieira, nem charuteira, nem ficha falsa.
O melhor de tudo foi a correção com que colocaram o discurso de Lula, narrando o trecho em que o presidente disse esperar campanha de alto nível e não o jogo rasteiro de denúncias por meio de dossiês; destacou que eleger Dilma faz parte de seu programa, e deixou o trecho do presidente dizendo:
- Vai ser a primeira eleição, desde que voltou as eleições diretas para presidente, que o meu nome não vai estar na cédula... vai haver um vazio naquela cédula... e para que esse vazio seja preenchido, eu mudei de nome e vou colocar lá Dilma na cédula!
Mais didático, impossível.
A seguir mostrou Lula cumprimentando e abraçando Dilma, com palavras de apoio incondicional, num clima de total engajamento na candidatura dela.
No programa de governo do PT, novamente não recorreram a estereótipos, não criticaram "controle da imprensa", "estatismo", etc, como sempre fazem. Pelo contrário destacaram os pontos positivos, que qualquer brasileiro concorda, como continuar políticas sociais e ampliar o bolsa-família, melhorar educação da creche à universidade, mais recursos e eficácia do SUS, melhorar habitação e universalizar saneamento básico, erradicar a miséria, fortalecer a proteção ao meio ambiente.
No discurso de Dilma, destacou os trechos dizendo sobre a importância de ser uma mulher concorrendo à presidência; em seguida, trechos com elogios a Lula, e de dar continuidade ao projeto de Lula.
A narração explicou que Dilma fez críticas ao governo passado que só governava para uma minoria. Incluiu o trecho do discurso de Dilma pregando a união, de governar para todos, dizendo que o governo Lula uniu todos os brasileiros, e ela continuará unindo, fazendo um governo para todos.
A edição encerrou mostrando (e narrando) a cena simpática, com meninas usando faixa presidencial, para mostrar que uma mulher pode chegar à presidência da República.
Para completar não teve nenhum colunista comentando para falar mal: nem Jabor, nem Lucia Hipólito, nem Alexandre Garcia, nem nenhum especialista do Instituto Millenium.
O programa funcionou sob medida para transferir votos de Lula para Dilma, foi muito positivo para conquistar indecisos, e para diminuir rejeição de gente influenciável pelo próprio PIG.
A edição foi literalmente "fantástica", em se tratando de TV Globo, e deve ter provocado um ataque de fúria em José Serra.
Das duas uma: ou os editores anti-Lula estavam de folga, e novatos não sabiam que podiam fazer um programa honesto assim, e cabeças vão rolar... ou... a Globo já desenganou Serra e começou a bajular aquela em que já apostam como futura Presidenta.
30 Comentários:
Olá. Mais um ótimo artigo do blog. Muito bem visto. Acho que já estavam ficando sem graça de apoiar alguém totalmente vazio.
Porém, vi no artigo algumas distrações: "esterEótipos" (duas vezes), "-Vai seR a...", "colunista comentando para falaR mal"
É isso aí. Continuem este belo trabalho.
Me belisquem...vou ter de ler novamente...Este foi o "Fantástico" que eu deveria ter visto...Falando sério: é tão fácil ser imparcial...Eu assisti à convenção via TV PT na íntegra, posso garantir que eu não esperava esta reportagem honesta da Globo. Valeu!
"...ou a Globo já desenganou Serra e começou a bajular aquela em que já apostam como futura Presidenta."
Certamente.
No entanto, o Bom dia Brasil? Continua do mesmo jeito. Cortou a fala de Lula, por exemplo, e deixou a de Aécio Neves.
Não podemos nos enganar. São cobras e sempre serão.
o bom mesmo seria se uma luz divina caisse sobre a globo! e quem sabe de agora em diante comece a fazer jornalismo serio porque eu ja nao aguento mais tanta barbaridade cometida pela midia,
que saudade de ouvir, ver e ler boas materias coisa que a muito tempo nao se ver na grande midia,
tenho esperanca que um dia esses grandes grupos demita os ali kamel da vida e contrate profissionais de verdade
o bom mesmo seria se uma luz divina caisse sobre a globo! e quem sabe de agora em diante comece a fazer jornalismo serio porque eu ja nao aguento mais tanta barbaridade cometida pela midia,
que saudade de ouvir, ver e ler boas materias coisa que a muito tempo nao se ver na grande midia,
tenho esperanca que um dia esses grandes grupos demita os ali kamel da vida e contrate profissionais de verdade
pra mim preferiram manter a farsa da "imparcialidade"; depois do vergonhoso jn de sabado só poderiam fazer o mesmo com a Dilma, senão iriam reclamar, e ficaria muito descarado a preferencia pelo vampirão; como influenciar o povo se eles declarassem apoio a determinado candidato?
Os filhos do Roberto Marinho (como diz PH, não têm nome) querIAM muito a volta do Serra, mas se ele não decola, melhor fazer política de boa convivência. Vai que a Dilma incorpora um pouco do seu companheiro anterior, o velho Briza, e bota a "Blobo" prá fora...
A esmola pro santo tá grande demais...
o comentario de a. jabor sobre lula feito agora pela manha na cbn foi lamentavel, tambem pudera o que se pode esperar desse imbecil.
falou bem do proer
olha so ouvindo para escutar barbaridades defendeu o psdb
por que ele não se candidata a vice...
eu fui la no blog responder, mas tem que se cadastraretc,....
e estou no aeroporto, quase embarcando, nao da tempo se alguem quiiser ouvir e dar
resposta....
e um absurdo
e
E o engenheiro que foi preso por receptação e era responsavel pelo rodonel dos tucanos? Ah sei não se pode falar senão é dossie..........
É por que a GROBO está dependendo de receber (ou já recebeu) um empréstimo milionário do BNDS, para sair da sinuca de bico em que entrou por causa de FHgá e sua política cambial. Por conta disso o tom das críticas foi amenizado.
Helena, coloca esse vídeo, se possível for, do José Abreu na convenção do PT. Obrigada.
Tudo que vem da rede bobo a gente desconfia.
Alguns amigos tucanos falaram desta exposição da Dilma, mas repliquei que Serra também havia tido espaço no dia anterior naquela emissora.
Será que não houve obrigatoriedade da apresentação de Dilma?
Quando disse amigo tucano é porque não confundo pessoas com preferências eleitorais.
São elitistas os amigos tucanos, mas a gente releva.
Fico com a última alternativa. Bateu o instinto empresarial, de sobrevivência. Agora que ele sacramentou oficialmente o suicídio político, quem quer se livrar desse mala autoritário, retrógrado e apoiado pelo que há de mais corrupto nesse país é só dar um empurrãozinho. E o empurrãozinho é só não sacanear, não manipular, não ser tendencioso. Basta ser isento, dar notícias boas e ruíns na medida em que elas surgem, acontecem, sem forçar a barra, como o jornalismo deveria ser. Só isso.
"VÃO rolar cabeças"
"vão rolar cabeças"
Eu não me iludo com a Globo. Fez essa cobertura "imparcial" porque não quer perder audiência nem quer perder credibilidade junto àqueles que votam na Dilma mas não têm consciência de que lado a Globo está. Na hora da onça beber água, sabemos muito bem como a Globo vai agir. E vai usar essa cobertura no Fantástico pra "justificar" que é isenta.
O navio começa a abandonar os ratos????
"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLObo - O que passa na glOBo é um brazIL para todos"
Lembro que o JN tem o dobro da audiência do Fantástico.
Como ex-funcionário da casa, posso dizer que não existem editores inexperientes no Fantástico. E um assunto como esse passa, necessariamente, pelos superiores. A emissora não fez nada mais do que a obrigação. Portanto, não se enganem. Para cada edição do Fantástisco existem outras seis do JN.
É muito cedo para achar que a Globo destucanou. O mais provável é que a cobertura positiva da convenção foi um álibi para alguma armadilha mais adiante. Não abaixem a guarda.
Todo o cuidado é pouco com a rede bobo; o projeto desta gente é baseado na mentira; a rede bobo detesta o PT, o Lula, a Dilma, o povo e o Brasil; o negócio deles é ver o pobre gemer e, de preferência, assistir o esgoto produzido em seus estúdios, sem questionar. Se é da rede bobo, provavelmente tem armação.
Sinceramente, querem saber? Eu vi, não acreditei, achei que iriam meter a lenha, tirei do canal mas não resisti e retornei. Vi e gostei! Tb admirei pelo fato de terem sido honestos. Valeu Lula, valeu Dilma.
Creio que o Serranic está afundando e a Globocap quer se salvar.Resta ao Mae Vermelho dar o golpe final e levar toda Serralha e Demos junto ao Serranic para abismo profundo, gélido e sem luz.
ODEIO a Goebbels desde o golpe baixo que deram no presidente Lula em 1989. Não assisto e não confio nessa quadrilha. São uns boçais e devem estar preparando alguma. Não baixemos a guarda, pois!
Acho que é mérito de vocês, pois a perda de credibilidade é muito perigosa para estes profissionais da ... deixa prá lá.
Afinal, a Globo não é feita por bestas. Há, sim, muitos sabichões e sabidões por lá. Dessa forma, estão jogando a toalha, pois sabem que não conseguirão tirar leite de pedra.
Não devemos esperar muita coisa da Globo, que bom que ela fez uma reportagem séria sobre a Dilma, mas em compensação em outros programas ela tem pegado pesado contra o governo e afaga o Serra.
Uma outra possibilidade: a Globo enloqueceu de vez.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração