Pages

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Trabalho escravo em fazenda de ex-governador do DEM e ex-vice de Jorge Bornhausen

“Estive detido aqui por 33 dias.” - escrito na parede  por um dos trabalhadores libertado

153 trabalhadores foram libertados de uma fazenda (da São Luís Fruticultura Ltda.), pertencente ao ex-governador de Santa Catarina (1982 a 1983), Henrique Helion Velho de Córdova.

Em 1978, na ditadura, Jorge Bornhausen (ARENA/PFL/DEMos) foi escolhido governador "biônico" de Santa Catarina, "eleito" indiretamente apenas pelo voto dos deputados estaduais. Henrique Córdova foi vice-Governador na chapa. Em maio de 1982, Bornhausen renunciou ao governo para candidatar-se ao senado, e transmitiu o cargo ao vice, que governou por 10 meses.

A fazenda foi fiscalizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal junto com outras nos últimos dois meses no interior do Estado.

A lista de irregularidades encontradas no local vai da restrição de liberdade até o não fornecimento de equipamentos de proteção individual para aplicação de pesticidas, o que colocava em risco a saúde dos trabalhadores. (Do Blog do Leonardo Sakamoto e Rede Brasil Atual)

1 Comentários:

Anônimo disse...

Como disse a Katia Abreu nas páginas amarelas da Veja, não dá para o campo respeitar as leis trabalhistas!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração