
Pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República aponta que os jornais impressos são lidos por 46,1% dos brasileiros, enquanto as revistas são consumidas por 34,9% da população.
Já a televisão e o rádio são os meios de comunicação mais utilizados pelas pessoas para obter informações. De acordo com o levantamento, 96,6% dos entrevistados assistem TV, enquanto o rádio é utilizado por 80,3%. Os jornais seguem na terceira posição entre os veículos mais procurados, enquanto o uso da internet tem se ampliado.
Entre os que afirmaram ler jornais, 24,7% o fazem diariamente. Os que leem apenas uma vez por semana somaram 30,4%. "Dos leitores de jornais, 42,3% consideram o domingo o dia mais importante da semana para se ler jornal, enquanto que outros 30,6% apontaram como dia mais importante de leitura a segunda-feira", explicam os coordenadores do trabalho.
A pesquisa "Hábitos de Informação e Formação de Opinião da População Brasileira" foi feita pela empresa Meta, a pedido do Palácio do Planalto, para ajudar na "orientação dos esforços de comunicação do governo". O levantamento ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, quando foram ouvidas 12 mil pessoas em 539 cidades no País. A Meta é um instituto de pesquisa criado em 1991 em Porto Alegre (RS) e é dirigida por Flávio Eduardo Silveira. O instituto já fez outros levantamentos para a Secom.
Internet. O uso da internet também vem se consolidando no País. Os dados apontam que 46,1% da população costuma acessar a rede de computadores. Desse total, 66,5% possuem acesso em casa. A banda larga via cabo é o tipo de conexão mais usada entre esses internautas.
O acesso à rede mundial de computadores está diretamente associado à renda. Entre as famílias com rendimento superior a 10 salários mínimos, o porcentual de uso é de 79,9%.
Mas a internet ainda está muito associada ao lazer. Apenas 24,8% das pessoas que acessam a rede o fazem para buscar informações. Entre os internautas, 47,7% costumam ler jornais, blogs ou notícias pela rede.
Além de dominar a preferência dos brasileiros, a televisão também lidera o ranking dos veículos com maior credibilidade no País.
De acordo com a pesquisa, a TV aberta é apontada por 69,4% dos entrevistados como o meio de comunicação mais confiável, seguida pelo rádio (7,2%), internet (6,5%) e jornal impresso (6,3%).
A pesquisa encomendada pelo governo mostra ainda que o poder de influência dos meios de comunicação é relevante. Entre os entrevistados, 7,9% afirmaram que "sempre" mudam de ponto de vista de acordo com as informações obtidas, enquanto 62,9% admitiram que isso acontece "às vezes".
Ao mesmo tempo em que exerce influência, a população também considera que a imprensa não faz um trabalho isento e imparcial. Pelo levantamento, 57,3% dos entrevistados consideram que as notícias veiculadas são tendenciosas e parciais, enquanto 24,3% apontam isenção no material produzido.No estado
11 Comentários:
Parabéns Heleninha! São os blogs peitando a Globo e todo o PIG.
E o que o TSE / MPE diz sobre isso?
Nossa solidariedade ao blog Os Amigos do Presidente Lula.
A luta continua ...
Abraço fraterno,
Fábio Rodrigues.
www.BlogdoFabioRodrigues.com.br
Falam que são tendenciosas. Mas são pró ou contra o governo? Pois vejo muitas críticas relacionadas a esse sentido, principalmente para Rede Globo que não consegue transparecer imparcialidade, sempre critica ou apoia o governo.
GENTE!!!Quem vcs acham que lê jornal???O povão,q é a maioria dos eleitores???O povão só leem jornais(a maioria)nas páginas de esporte(homens)e as mulheres,nas páginas policiais e nos programas de TVs(entretenimento)
O povão,na sua maioria,estão trabalhando 24 horas por dia,nas portarias de condomínios observando,quem entra quem sai...a maioria deles,OUVEM RÁDIO!!!!OUVEM RÁDIO!!!!OUVEM RÁDIO!!!!!Será q me entenderam desta vez???Sei disto,porque fiz centenas da campanha para o PT(como militante e não como cabo eleitoral q recebe grana)e falei com centenas de seguranças,porteiros e todos,OUVEM RÁDIO!Os donas das emissôras sabem disto e colocam 99,9% comunicadores anti-PETISTAS...entenderam????
Estamos com você, se preciso for, iremos as ruas para impedir autoritarismo. Temos o direito de nos manifestar e nos reunir sempre como e onde acharmos conveniente!.Conte conosco!
Eu não fui pesquisado e registra ai eu também destga forma.
se isso acontecer terão que tirar todos os blogs políticos do ar.
a começar por aquele blog que é na verdade um 'opiniatório' que tem lá na Veja.
Isso....é...que é uma vergonha.........estamos...com vocês......a "surra"....no Trololó....agora que vai ser grande.....É LULA....É DILMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA..........
E a minha pergunta de sempre : quando teremos a CPI da Imprensa ?
Gritamos contra a mordaça aos procuradores e agora vemos uma procuradora propor mordaça contra a 'gente' - ironia demos oxiginênio a quem hoje quer nos sufocar. Será que a internet ameaça tanto assim à imprensa? Sinto cheiro de PIG no ar.
É sinal que alguns blogs estão sendo eficiente na proposta de democratização da comunicação social...
Então parabéns, Helena, José Augusto e todos que colaboram com esse e outros espaços democráticos.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração