Pages

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Simon diz que Serra teme desgaste pela apuração de tortura e morte de motoboy negro dentro de quartel da polícia de São Paulo

O Senador Pedro Simon (PMDB/RS), finalmente deu uma dentro e marcou um tento hoje, ao discursar no Senado protestando contra a execução do motoboy Eduardo Luiz Pinheiro dos Santos, torturado e morto em um quartel da Polícia Militar de São Paulo.

Simon comentou uma declaração, que teria sido feita pelo comandante-geral da PM, de que o ex-governador de São Paulo, José Serra, teme a exploração eleitoral do episódio (Serra é candidato à Presidência da República).

- O que é mais importante: o temor [de exploração eleitoral] ou o horror com o que aconteceu? - questionou o senador.

Lembrando que "não havia qualquer prova de envolvimento do motoboy em qualquer tipo de crime", Simon destacou que o assassinato de Eduardo só obteve repercussão devido à cobertura jornalística do caso: o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, confirmou que policiais militares torturaram e mataram o motoboy; e o comandante-geral da PM do estado de São Paulo, Álvaro Camilo, enviou uma carta à mãe da vítima pedindo desculpas.

Ao lembrar que a vítima trabalhava como motoboy e era negro, o senador afirmou que "a Justiça tem servido preferencialmente aos mais ricos; para os pobres, e principalmente para os negros, o que há é polícia e pancada".


Simon errou apenas em dar crédito excessivo à TV Globo por ter noticiado, quando o canal de TV não fez mais do que a obrigação, e pelo contrário, atenuou a responsabilidade política dos governos na linha de comando.

O governo José Serra já tinha antecedentes graves de assassinato sob tortura policial. Em dezembro de 2007, o menor Carlos Rodrigues Junior morreu na madrugada de um sábado, em razão de choques elétricos aplicados por policiais militares na cidade de Bauru (SP), segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML).

A proteção da imprensa, ao abafar esses casos, acabou incentivando a impunidade e levando a repetição dos delitos.

7 Comentários:

Marcos Sousa disse...

Sem falar no caso Eloá, em que a incompetência da polícia estadual de São Paulo ficou latente para todo o Brasil. A garota foi morta por amadorismo da polícia.

miriam disse...

e o comandante-geral da PM do estado de São Paulo, Álvaro Camilo, enviou uma carta à mãe da vítima pedindo desculpas.
Pedindo desculpas??????!!!!!!!
E' suficiente????
Lamentavel a frieza com que o pessoal de SP age ( para quem servir a carapuca)!!!!!!!!!!!!!!
Estou horrorizada. Completamente sem sentido.

Morais disse...

Fiquei emocionado com a carta de pedido de desculpas que o comandante mandou para a mãe, agora ela vai retirar o retrato do filho do porta-retrato e colocar a carta do comandante, pois ela vai substituir o filho morto por policiais do Serra, ou será isto que pensa o comandante?
Um absurdo que tem que ser apurado não importa se o Serra está preocupado, pois ele devia ter gasto dinheiro treinando seus policiais para que eles não cometessem um crime bárbaro destes.

Ary disse...

O governo Serra mata, tortura, persegue pobres (queima favelas), expulsa mendigos das vias públicas, etc. Em que mundo Serra pensa que está? Onde ele quer chegar? Na presidência? NUNCA!

VERA disse...

A polícia paulista é uma das mais mal-pagas e despreparadas do país; e o Zé-sanguessuga, um dos governadores mais incompetentes! E ainda ousa querer ser nosso presidente! Vai de retro, Vampirão!

sonia disse...

Uma coisa eu fico indignada, por que sera que só filho de pobre cai em buracos rios em tempo de chuva,porque só a casa do pobre que alaga,porque só mulher pobre dá a luz um filho em praça publica porque não conseguiu ser atendida num hospital publico ,porque só um pobre e negro toma um tiro na cabeça de um vigia de banco numa destas portas giratorias idiotas ,porque so pobre recebe algemas nos pulsos,só pobre é levado num interrogatorio por puliçiais é espancado até morrer,os ricos são colocados numa redoma e os pobres toma chumbo de todo lado.Sera que vale a pena viver num mundo como este tão cheio de injustiça?

Franz Rzehak disse...

Já dá pra imaginar como Serra quer realizar o seu desejado ministerio de segurança, é simples: uma baita de infraestrutura para bisbilhotar o povo Brasileiro humilde todo, e quando não chega ao resultado desejado transformara isto em centro de torturas, más só para pobres e negros! Com policiais mal pagos, mal treinados, brutucú ignorante e violentos se reprime o povão, tortura e gera massacres nas praças públicas. É isto de que serra entende e por tanto é chamado de exterminador do futuro. Más não levará as eleições à não ser golpeando com ajuda do partido dele o PIG!
Queremos Dilma com certeza!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração