O presidente Lula disse nesta segunda-feira (3) que a integração com o Mercosul não pode ser tratada como uma "gincana eleitoral".
Em uma crítica indireta ao pré-candidato tucano José Serra (PSDB), que desdenhou do Mercosul, Lula citou número do crescimento no intercâmbio comercial do bloco para ressaltar a importância das exportações em âmbito regional.
"Isso não pode ser tratado superficialmente, em uma gincana eleitoral", disse o presidente. As declarações de Lula foram dadas durante a festa de 10 anos do jornal Valor Econômico, em São Paulo.
Há pouco mais de uma semana, o candidato tucano afirmou que as regras do bloco precisam ser modificadas ou flexibilizadas, pois na forma atual, prejudicam o Brasil. (Do Portal Terra)
Comércio entre Brasil e Argentina tem forte recuperação
O Brasil ampliou as vendas para os principais blocos econômicos, no mês de abril, exceto para a África, onde as exportações brasileiras caíram 32% em relação ao mesmo mês de 2009.
Mas, o que mais chamou a atenção do secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, foi o aumento das vendas em 61,4% para os países do Mercosul, puxadas, principalmente, pela Argentina.
Do total de US$ 1,65 bilhão que os exportadores brasileiros venderam para o Mercosul, US$ 1,298 bilhão foram para a Argentina. Em abril de 2009 a venda de nossos produtos para o mercado argentino somaram só US$ 824 milhões.
O secretário destacou que tem havido “boa recuperação da capacidade de compra” dos Estados Unidos, do México e da Argentina, notadamente em relação a automóveis e autopeças. Mas ressaltou que o preço médio desses produtos não tem subido de forma equilibrada, pois as exportações “aumentaram em quantidade, mas caíram de preço”.
No cômputo geral da América Latina e do Caribe, a absorção de produtos brasileiros é surpreendente, de acordo com Barral, mesmo considerando-se que abril do ano passado foi uma base muito fraca, por causa dos efeitos da crise financeira mundial. O Brasil vendeu US$ 3,632 bilhões para o bloco, no mês passado, um crescimento de 55,3% em relação aos US$ 2,338 bilhões em abril de 2009.
Barral está otimista também quanto ao crescimento das vendas brasileiras para os Estados Unidos. O mercado norte-americano comprou US$ 1,623 bilhão em abril deste ano, contra US$ 1,340 bilhão em igual mês de 2009 (aumento de 21,1%).
A China continua como nosso maior comprador. No mês passado comprou US$ 2,53 bilhões, um aumento de 13,4% na comparação com abril de 2009.
Além de China, os Estados Unidos, a Argentina, os Países Baixos e a Alemanha foram outros grandes compradores de produtos brasileiros. Leia mais aqui.
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