A Folha de São Paulo parece ter iniciado uma campanha preventiva contra a noticiada possibilidade de o Presidente Lula ser eleito para a Secretaria-Geral da ONU ou até para a presidência do Banco Mundial. Estampou uma manchete mentirosa no último domingo, alardeando que Lula estaria se articulando para um dos dois cargos. Como sempre, a matéria não se apoia em nenhum fato concreto e não tem nenhuma fonte identificada no governo brasileiro. É verdade que o repórter perguntou ao presidente de Portugal, Cavaco Silva, o que acharia de Lula na ONU. O dirigente português respondeu de forma cortês, que Lula está mais do que qualificado para exercer o cargo.
Além da matéria de domingo, a Folha publicou também uma "analise" da mesma, com uma colunista avaliando que são grandes as dificuldades para que Lula chegue à ONU. E nesta terça-feira, outra colunista, de Nova York, "investiga" com outros analistas, concluindo que Lula teria chances quase iguais a zero de ser secretário-geral. Ou, seja, a Folha publica matéria desprovida de fundamento, sem qualquer apuração comprovada a respeito e depois dá prosseguimento ao assunto, repercutindo a si mesma.
Sobre a ONU e a possibilidade de ser eleito Secretário-Geral, as posições de Lula são conhecidas. O presidente defende a reforma daquele organismo e tem falado abertamente nisso. Na última semana, em Madri e em Lisboa, Lula declarou que a ONU, tal como está constituída, reflete a geopolítica do fim da guerra, na década de 40. Para ele, a ONU tem que ser reformada para refletir o quadro político deste início do século XXI. Há novos atores, a economia mundial mudou muito nos últimos anos, há novos problemas, inexistentes na época em que a ONU foi criada.
Quanto à secretaria-geral, a posição do presidente, já foi também externada por diversas vezes: Lula acha que o cargo deve ser preenchido por gente da burocracia da ONU, por diplomatas nunca por políticos. Lula tem suas opiniões sobre os temas tratados na ONU e costuma dizer o que pensa e pretende continuar fazendo isso. Claro que isso raramente é condizente com as funções de um secretário-geral d ONU.
No caso do Banco Mundial, Lula foi indagado por um assessor que, em Washington, ouviu comentários de que ele seria um bom presidente do Banco. "Não vou virar banqueiro. Não pretendo morar em Washington. E acho esses organismos multilaterais muito engessados, com estruturas muito rígidas para que se possa elaborar e executar as políticas que eles deveriam executar.", foi a resposta a respeito do Banco Mundial.
O que Lula tem dito aos assessores mais próximos é que se preocupa com a América Latina e com a África. Ele gostaria de ajudar a elaborar planos para o desenvolvimento dessas regiões. Pretende continuar viajando e articulando políticas com os países latino-americanos e africanos. Mas não acredita que a ONU ou o Banco Mundial estejam bem aparelhados para dar respostas a esse tipo de problemas.
21 Comentários:
AS sacanagens,manipulaçoes,mentiras, omissoes, etcs, do PIG (PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA) vão aumentar até as eleiçoes .
Viva Dilma !
A resposta da Secretaria de Imprensa da Presidência da República:
http://blog.planalto.gov.br/a-verdade-por-inteiro-resposta-a-folha-de-s-paulo/
abs!
A Folha de S. Paulo, antiga Folha da Tarde, apoiava sim a ditadura militar no Brasil, criando matérias em prol dos políticos no poder, omitindo corrupções e escândalos no governo, e principalmente ajudando os órgão de repressão a perseguir opositores do regime que militavam pela Democracia e pela liberdade de expressão. Ajudaram a prender, torturar e matar todos aqueles que manifestavam descontentamento com a política, ver livro de Beatriz Kushnir sobre o assunto.
Como é conhecimento geral, o partido DEM, antigo PFL, é oriundo do partido político que representava os políticos ligados aos ditadores militares, a ARENA (Ver artigo na Wikipédia). Este mesmo partido e seus políticos patrocinaram a ditadura militar no Brasil, bem como os meios de comunicação como a Rede Globo, Estadão e principalmente o Grupo Folha. Estes políticos reacionários, bem como os neoliberais oriundos do PFL, que ajudaram a formar ideologicamente o PSDB, patrocinam o Grupo Folha direta e indiretamente.
Se notarmos bem o preço do Jornal nas bancas perceberemos que ele não foi concebido para informar o Brasil, no sentido de TODOS os brasileiros. Seu preço extremamente caro evidência que ele é um jornal "A serviço de um Brasil". Um Brasil composto por políticos reacionários e liberais, bem como para as empresas exploradoras, poluidoras e sonegadoras de impostos que patrocinam o veículo de comunicação em questão.
A Folha está a serviço de uma elite, e de uma classe média burra e fortemente influenciada, com visão entreguista e mercadológica, católica, de formação escolar mediana, e de convicção reacionária (dados estes fornecidos pela própria empresa).
O Documentário do Domingo Espetácular só faltou dizer que a folha é um "Jornal a Serviço do Brasil" reacionário, anti-democrático, sonegador de impostos, militante de empresários sem escrupuloso, financiado por bandidos como Daniel Dantas (vide Operação Satiagraha), que tem como fim último ser um Aparelho Ideológico de Estado com o intuito de idiotizar a população, alienar o povo dos verdadeiros processos políticos do país, pregar uma ideologia reacionária e liberal, e estar a serviço de uma elite asquerosa como domina há mais de 500 anos este país.
A folha de S.Paulo, está a fim de dar um golpe de estado, junto com o PSDB afunda Brasil ???
- Procurando denegrir a imagem do Presidente Lula, a jornalista da empresa, para criar clima de terrorismo da população contra os interesses do país, qual seria sua punição nos EUA???
- Deveria ser condenada a no minimo 1 ano de prisão por mentir sobre assunto de extrema relevancia para o país.
A finalidade desta Organização é fazer fofoca.Quanto pior melhor prá eles.
O pensamento do Lula está sempre um passo à frente. Incrível.
Essa Falha é rídicula mesmo, eles inventam uma matéria, a repercutem e depois saem a procura de alguém para desmenti-la, não aguento mais essa mídia desqualificada, hoje, são eles que atrasam esse país.
Luiz, neste Brasil onde temos CPIs que provam que politicos são corruptos e ninguém é preso você quer prender um jornalista por expor uma matéria fundamentada?
Partidarismo tem limites companheiro e ignorância tem cura !!
(Ludmila) - Se você soubesse o bem que me fez não renovar a assinatura que tinha com "O Povo", de Fortaleza, logo depois de decidir não mais assistir o Jornal Nacional, da Rede Globo.
Esse jornaleco de quinta categoria não engana mais ninguém. Escrevem pros 5% que odeia o presidente Lula, porque eram acostumados a mamar nas tetas do DESgoverno FgagaC; e não se conformam de o presidente distribuir aos pobres o dinheiro público. Eles querem que os pobres se f. O Otavinho é preconceituoso e tem inveja, porque um torneiro mecânico tem mais competência pra governar o Brasil do que ele pra administrar a Trolha, que se não fossem os milhões das assinaturas que o Serrágio fez pras escolas públicas, já estaria falido! Mas não permitirei que meus alunos tenham suas mentes poluídas por esses jornalecos e panfletos!
Bom, muito bom a defesa do Lula. A Folha sempre mentiu sempre vai mentir. Não deve ter notícias, inventa o que vende jornal
A FSP, como exemplo típico da elite paulistana, é um jornal que passou a MENTIR abertamente, em particular desde o começo do governo Lula.
O desespero se apoderou da direção do jornal quando constatou não apenas que Lula sobrevivia à crise manipulada pelo jornal, como saía mais forte e se consolidava como o mais importante estadista brasileiro das últimas décadas, relegando a FHC a um lugar de mandatário fracassado.
A Folha perdeu o rumo e passou a atuar de forma cada vez mais partidária, perdendo credibilidade. Eu não perco meu tempo nem lendo a Folha na internet. Ainda mais agora, que corre o comentária que o jornal adotou a cor azul, tal qual do tucanato
Episódios como o da “ditabranda”, da ficha falsa da Dilma, da acusação de que o governo teria “matado” os passageiros do avião da TAM, são equenos exeplo de como esse jornal mente descaradamente
As mentiras da Folha podem enganar os leitores desse jornal, mas eu acho que o maior problema da candidatura da Dilma, é a sua falta de experiência em disputar eleições, isso pode se tornar um problema, se tiver debate com os outros candidatos, se acontecerem debates com os outros candidatos, a falta de experiência da candidata Dilma em disputar eleições pode pesar.
VERSÕES DA NOTICIA*
A estória da Chapeuzinho Vermelho
Se a estória da Chapeuzinho Vermelho fosse verdade, ela seria contada da seguinte maneira nos panfletos da grande mídia empresarial mercantil e patrimonial familiar, isto é, na imprensa brasileira:
Folha de São Paulo
LOBO QUE DEVOROU MENINA INDEFESA SERIA FILIADO AO PT.
Zero Hora/RBS
Manchete: SUPOSTO LENHADOR, LIGADO AO MST, VAI SER INVESTIGADO EM CPI, POR DEVASTAR LARANJAL.
Leia no segundo caderno: CHAPEUZINHO VERMELHO COM FOICE E MARTELO?
Página 10 (Rosane Oliveira): VOVOZINHA ATUCANADA ESCREVE CARTA À COLUNISTA, DIZENDO QUE COMPROU PUFF VERDE, COM DINHEIRO PÚBLICO DO RS, PARA PROTEGER SUA NETA DO LOBO MAU PETISTA.
Correio da Bahia
MENINA USANDO UM CHAPEUZINHO VERMELHO É ATACADA POR UM LOBO E NÃO CONSEGUE ATENDIMENTO EM NENHUM HOSPITAL DO ESTADO. GOVERNADOR DO PT NÃO ESTÁ NEM AÍ.
O Globo
PETROBRÁS APÓIA ONG DO LENHADOR LIGADO AO PT, QUE MATOU UM LOBO, ANIMAL EM EXTINÇÃO.
O Estado de São Paulo
MARINA CONDENA ASSASSINATO DO LOBO E ATRIBUI CULPA AO DESCASO DO GOVERNO LULA COM OS CRIMES CONTRA A NATUREZA.
Revista Veja
LULA SABIA DAS INTENÇÕES DO LOBO GUERRILHEIRO.
.
.
*Adaptação do texto de autoria de um(a)criativo(a) cidadão(ã) baiano(a), cujo nome infelizmente desconheço, mas que merece todos os créditos.
.
A folha tornou-se a porta voz oficial dos demotucanos.
Ela tb quer dar o golpe.
Eleição se ganha no voto.
O Celso Amorim é que é um excelente nome para secretário-geral da ONU. É um cargo por tradição ocupado por diplomatas, não por ex-chefes de Estado. E já está mais que na hora de um latino-americano voltar a ocupá-lo, pois o ultimo foi o peruano Perez de Cuellar, já há bastante tempo.
os argumentos do presidente para nao pleitear os cargos procedem.
Primeiro 'batem' com a personalidade e com o estilo proprios dele. Segundo, seria incongruente pletear um cargo a um posto de um orgao internacional importante SEM PODER mudar esse mesmo orgão...
os argumentos do presidente para nao pleitear os cargos procedem.
Primeiro 'batem' com a personalidade e com o estilo proprios dele. Segundo, seria incongruente pletear um cargo a um posto de um orgao internacional importante SEM PODER mudar esse mesmo orgão...
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração