Pages

terça-feira, 18 de maio de 2010

China anuncia apoio a acordo sobre urânio entre Irã, Turquia e Brasil

O governo da China anunciou nesta terça-feira ser favorável ao acordo para a troca de combustível nuclear iraniano em território turco, assinado na segunda-feira por Irã, Brasil e Turquia.

- Apoiamos o acordo, consideramos importante - declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ma Zhaoxu - Esperamos que isto ajude a promover uma solução pacífica à questão nuclear iraniana - acrescentou.

Irã, Turquia e Brasil assinaram na segunda-feira um acordo de troca de combustível nuclear iraniano em território turco para desbloquear a crise provocada pela decisão de Teerã de enriquecer urânio a 20%.. Agência de Notícias AFP

1 Comentários:

Unknown disse...

"A realidade é que a Rússia e a China não gostaram nem um pouco que o Brasil e a Turquia se permitissem fazer um acordo nuclear com Teerã sem se dar ao trabalho de consultar Moscou e Pequim de antemão", opina o jornal (The guardian)
"Chocados por uma diplomacia turco-brasileira tão desenvolta no conteúdo quanto na forma, os chineses e russos cederam à proposta americana."

Para o diário financeiro ("Wall Street Journal"), o acordo de Brasil e Turquia com o Irã foi um "fiasco" para a diplomacia Obama."O governo tentou se recuperar rapidamente anunciando, no dia seguinte, que havia chegado a um acordo com a Rússia e a China para sanções na ONU", afirma o editorial. O jornal diz que esta situação é um "fracasso" diplomático, que deve ser "totalmente creditado à estratégia diplomática infeliz do governo Obama".

leia no site do Terra

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração