Pages

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Rio de Janeiro: Hemorio pede doadores de sangue

Devido às fortes chuvas que caíram na cidade, o HemoRio (órgão responsável por distribuir sangue para cerca de 180 hospitais da rede pública de todo o estado) teve uma queda de 80% no comparecimento de doadores. Terça-feira, por exemplo, quando o centro da cidade estava praticamente vazio, somente 61 bolsas de sangue foram coletadas, quando normalmente seriam 300.

A diretora geral do Instituto, Clarisse Lobo,explica:

"Iniciamos ontem mesmo, com a equipe de captação, o trabalho de convocação de doadores de sangue e na comunidade do entorno, mas a situação é grave, os estoques estão praticamente zerados e estamos pedindo a ajuda da população neste momento difícil".

Para ser um doador é preciso trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde. Não é necessário estar em jejum. O voluntário deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e a ingestão de bebidas alcoólicas.


No Rio de Janeiro ainda há mais 26 postos públicos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo HemoRio. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque Sangue (0800 282-0708), que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O HemoRio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O hemocentro fica na Rua Frei Caneca, 8 – Centro. Leia mais aqui.

Postos para receber donativos no Rio

A Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro disponibilizou mais 21 postos de atendimento para receber doações a desalojados por causa da forte chuva que atinge o estado desde o início da semana. De acordo com a prefeitura, as necessidades mais urgentes são colchonetes, roupas de cama e banho, material de higiene, fraldas, alimentos não perecíveis, leite em pó e água mineral.
Além desses postos de atendimento, os donativos podem ser entregues das 9h às 17h também no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, e na Praça da Cruz Vermelha, número 10, no centro. O endereço de todos os postos e mais informações podem ser obtidos pelo telefone (21) 3973-3800 ou no site www.rio.rj.gov.br.

Em Niterói

Um dos pontos de coleta de doações é o Clube Canto do Rio, na Av. Visconde do Rio Branco, 701 - Centro. Devem ser priorizados os seguintes itens: colchonetes, cobertores, alimentos não perecíveis, roupas de cama, produtos de limpeza e outros itens.

1 Comentários:

Valdirio Guerra disse...

Hoje 08.04.2010 no período da manha a caminho do trabalho ouvi na Band New a seguinte noticia: Assassinaram um dirigente do MST na segunda feira. Que eu tenha tido conhecimento, ninguém das emissoras de televisão ou jornais noticiou ou deram destaque da importância devida a tal noticia. Agora um trator derrubando arvores de laranja em terra grilada pela empresa Sucrale, que foi ao ar mais de 300 mil vezes, cansou ate ao mais eremita dos seres humanos.
Por estar dirigindo, só fui me dar conta, a noticia já tinha sido dada e se não me engano foi no Pará e o jornal New York Times deu destaque em suas paginas, segundo o locutor da radio. Gostaria que vcs do blog investigassem para botarmos a boca no trombone, colocando o PIG em seu mesquinho lugar

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração