A exposição do Brasil na grande imprensa estrangeira aumentou 65% no primeiro trimestre deste ano, com a maior parte das reportagens chamando atenção para o fato de o País estar despontando como um jogador importante na comunidade internacional, segundo pesquisa da agência de comunicação Imagem Corporativa.
O número de reportagens sobre o Brasil em grandes jornais, revistas e agências de notícias do exterior aumentou de 671 no primeiro trimestre do ano passado para 1.111 em período equivalente de 2010, das quais 82% são positivas.E 82% dos textos tiveram "teor positivo". Entre os assuntos mais abordados, segundo a pesquisa, "a forma como enfrentou a crise financeira, sua consolidação como potência emergente e a participação no socorro às vítimas do terremoto no Haiti".
O jornal estrangeiro que mais citou o Brasil no primeiro trimestre foi o britânico Financial Times, com 257 reportagens (veja gráfico – clique). Por sinal, o correspondente do diário no País, Jonathan Wheatley, adiantou ao Radar Econômico que publicará no dia 6 de maio mais um caderno especial sobre o Brasil – o terceiro em cerca de seis meses - desta vez sobre infraestrutura.
Depois do Financial Times, os que mais citaram o Brasil foram o argentino Clarín (com 127 menções), o norte-americano The Wall Street Journal (116) e o chileno El Mercurio (103).
A maior parte do conteúdo sobre o Brasil nesses jornais se refere à economia, dividida pela pesquisa em temas como: o País como “player interncaional” (28,7% das menções), empresas ou executivos brasileiros (20,3%), o País como local de investimento (16,6%); comércio exterior (9,4%) e negócios (5,5%) – como mostra o gráfico abaixo.
A pesquisa abrange veículos de comunicação de 11 países: Asahi Shimbun (Japão), China Daily (China), Clarín (Argentina), El Mercurio (Chile), El País (Espanha), Financial Times (Reino Unido), The New York Times (EUA), Le Monde (França), RIA Novosti (Rússia), The Economic Times of India (Índia), The Economist (Reino Unido), The Times of India (Índia), The Globe and Mail (Canadá), Wall Street Journal (EUA) e Washington Post (EUA).Da Agência Estado
4 Comentários:
Todos os brasileiros patriotas e consciente do nosso doloroso passado votara em Dilma
O presidente Lula decidiu hoje antecipar para quinta-feira, às oito da noite, em rede nacional de rádio e televisão, o seu pronunciamento sobre o Dia do Trabalho, que cairá no sábado.
Lula vai fazer um balanço sobre os novos índices de emprego e renda, segundo ele, os melhores dos últimos anos, e falar sobre o bom momento que o país está vivendo.
Nem me lembro qual foi a última vez que o presidente falou em rede nacional. Deve ter bons motivos para fazer isso, mas não me contou quais são.
É companheirada amigos da Dilma vejam o que nos espera por aí, mais do que jogo sujo é uma indecência!
Jogo sujo na rede
Da Carta Capital
http://grupobeatrice.blogspot.com/
Infelizmente nem a Rede Brasil informa sobre o sucesso que a administração do nosso Lula faz lá no exterior .
Isso tudo é surreal .
É lamentável que só daqui a uns 20 anos o povo saberá tudo que o Estadista Lula está fazendo pelo nosso Brasil .
IMPRENSA BRASILEIRA, VERGONHA MUNDIAL !
JORNALISMO BRASILEIRO, VERGONHA PLANETÁRIA !
AQbs.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração