Pages

sábado, 17 de abril de 2010

DataSerra: 54% dos eleitores não sabem em quem votar em 2010

O diretor do Instituto Datafolha, Mauro Paulino, falou à Jovem Pan da pesquisa sobre a corrida presidencial divulgada neste sábado no jornal “Folha de S. Paulo”. De acordo com ele, não há grandes mudanças estatísticas em relação ao levantamento realizado há três semanas.

O pré-candidato do PSDB, José Serra, aparece com 38% contra os 28% da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. “Aparentemente, Serra teve um desgaste em razão das chuvas em São Paulo, mas já retomou ao patamar anterior aos temporais. Já Dilma permanece no mesmo patamar”, resumiu.

Para Mauro Paulino, vale a pena prestar atenção à pergunta espontânea, que não mostra o nome dos candidatos. Quando os cerca de 2.600 entrevistados de 144 cidades do país são questionados sobre quem votarão para presidente, 54% deles não apontam ninguém. “54% dos eleitores não têm ideia em quem votarão, não conhecem nenhum candidato. É importante prestar atenção na pergunta espontânea, pois ela mostra um retrato de como o Brasil ainda não está pensando na eleição”, explicou, justificando que, quando mostrado o nome dos candidatos, Dilma aparece com 13%, Serra com 12%, 7% apóiam Lula e 3% o candidato de Lula, que não sabem quem será.

O diretor do Instituto Datafolha lembra que a eleição está apenas no começo e que o voto dos eleitores não está cristalizado. “O eleitor está tomando contato agora com a eleição. Esta polarização cria um efeito de segundo turno já no primeiro turno. A qualquer momento, um candidato pode tirar voto do outro. O quadro pode mudar com a campanha eleitoral”, reiterou.

A grande preocupação de José Serra é com o Nordeste, onde Lula consegue seu maior apoio e, consequentemente, onde Dilma pode conquistar mais votos. Não é à toa que a candidata petista tem 37% das intenções de voto contra 33% do tucano na região. A grande dúvida é saber se o eleitor continuará disposto a votar no candidato de Lula quando a campanha começar, caso não gostem de Dilma.

Em outras regiões, o tucano conquistou maioria dos votos. No Sudeste, Serra atinge 45% contra 26% de Dilma, com 19 pontos percentuais de diferença na região mais populosa do país. No Sul, ele tem uma vantagem semelhante, de 22 pontos, com 48% e 26% para o tucano e a petista, respectivamente. No Norte e Nordeste, Serra também está à frente com 42% contra 31% de Dilma.

Mauro Paulino lembra que o candidato Ciro Gomes vem perdendo força. O levantamento realizado nos dias 15 e 16 de abril mostra o candidato do PSB com 9%, sendo ultrapassado por Marina Silva, que tem 10% das intenções de votos. É aí que outro quadro começa a se formar, mas não muito diferente da situação atual. Se Ciro Gomes não conseguir a candidatura, serão apenas três concorrentes: José Serra, que chegará a 42%, Dilma Rousseff, com 30%, e Marina Silva, com 12%.

Esse número menor de candidatos aumentaria a possibilidade de a eleição ser decidida já no primeiro turno. Mas, apesar disso, Serra ficaria com 42% e a soma de Dilma e Marina também daria 42%, levando a eleição para segundo turno mesmo, como já é esperado.Para quem quiser ouvir a entrevista, aqui o link

O que acha o PT sobre a pesquisa

Para a direção nacional do PT, o Datafolha demonstra que Dilma se manteve estável, sem perder votos numa semana em que Serra teve grande exposição. O tucano se lançou pré-candidato no sábado retrasado.

O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara, destacou os resultados sobre a declaração de voto espontâneo, que apontaram 13% para Dilma, 12% para Serra e 7% para Lula (que não pode se candidatar). Na pesquisa anterior, Dilma tinha registrado 12% e Lula, 8%. "Isso demonstra a migração dos votos de Lula para Dilma, conforme o eleitor vai conhecendo a candidata. Isso dá uma tranquilidade muito grande para Dilma", disse Vaccarezza. "Se chegarmos assim na fase da campanha na TV, está ótimo."

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração