Pages

terça-feira, 6 de abril de 2010

Causas da tragédia no Rio é muito simples: faltou PAC e faltou "Minha Casa, Minha Vida" no passado

Com certeza as chuvas no Rio de Janeiro estão fora do normal, pois temporais acontecem todos os anos e nunca aconteceram tantas mortes, tantos desabamentos nos aos anteriores. Mas é claro que não cabe nos conformarmos com explicações e justificativas. Obviamente que se as vítimas de hoje não vivessem em condições de risco, sofreriam menos do que estão sofrendo, independentemente do tamanho da chuva.

O fato é que a geografia do Rio espreme a cidade entre o mar e entre montanhas. Os mais ricos e remediados compram casas e apartamentos na parte urbanizada. Os mais pobres, foram se acomodando nos morros, sem plano diretor de urbanização, sem conhecer o terreno, sem conhecer riscos, sujeitos a desabamentos. Tudo por falta de programas habitacionais como existe hoje o "Minha Casa, Minha Vida" e o PAC que já alcançou Manguinhos, Complexo do Alemão, Pavão-Pavãoznho e Rocinha.

Ainda há muito a fazer, não só no Rio de Janeiro, como em todo o Brasil, porque o déficit habitacional, de saneamento e de drenagem era e ainda é muito grande, depois de mais de 20 anos quase parado.

Ainda bem que o PAC está andando e o "Minha Casa, Minha Vida" também. Se outros governos tivessem feito também sua parte antes, mais gente já viveria em moradias dignas, longe das áreas de risco, e menos vítimas haveriam.

2 Comentários:

José Lopes disse...

Não estou entendendo muito. Ou, estou fingindo que não estou entendendo. O Rio de Janeiro com menos de 24 horas com fortes chuvas mereceram um destaque bastante significativo da mídia golpista. O JN dedicou hoje 80% do jornal a esse noticiário. São Paulo passou mais de meses inundado por negligências no trato da questão e não mereceu tanto destaque. Porque será? Será que é o que estou pensando?

José Lopes disse...

Marcio Allemand | Jornal do Commercio
6/04/2010
Da Redação - O Banco Central (BC) aprovou a incorporação da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil (BB). Desta forma, a Nossa Caixa será extinta e passará a existir apenas como Banco do Brasil. De acordo com comunicado, o BC informa ainda que a Nossa Caixa teve sua autorização de funcionamento cancelada a partir de 1º de abril de 2010 e, segundo o Banco do Brasil, as ações da Nossa Caixa serão convertidas em ações do BB a partir do próximo dia 9 de abril. O último dia para negociação das ações BNCA3 em bolsa será em 8 de abril. O BB informa que as ações serão convertidas seguindo a relação de substituição: 1 ação ordinária (ON) de emissão da Nossa Caixa para 2,28873181 ações ON de emissão do BB.


Conforme foi comunicado ao mercado no dia 18 de janeiro último, o BB informa que não houve acionistas dissidentes.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração