Pages

terça-feira, 23 de março de 2010

'Não é impossível imaginar que a Dilma ganhe no 1º turno', diz diretor do Vox Populi


O crescimento nas pesquisas eleitorais da ministra Dilma Rousseff, ante a estagnação de seu adversário, o governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem impressionado os diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do País. Márcia Cavallari, do Ibope, João Francisco Meira, do Vox Populi, Mauro Paulino, do Datafolha e Ricardo Guedes, do Sensus, estiveram reunidos em São Paulo na tarde desta segunda-feira, 22, para debater o cenário eleitoral, em evento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas. O professor Marcus Figueiredo, do Iuperj também esteve no debate, mediado mediado pela jornalista Cristiana Lôbo.

Meira deu o palpite mais ousado da tarde: "não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno", afirmou. Segundo ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos. Mas, para ele, nem Dilma nem Serra são carismáticos. ‘Carisma não é o nome dessa eleição’, afirmou.

Ele listou alguns fatores que, na sua avaliação, devem decidir a disputa eleitoral. O primeiro seria a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança - mas a economia é o principal trunfo do governo Lula. Em segundo, o aspecto ideológico - nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT.

Além disso, ele lembra o tempo de TV como decisivo - e a construção das alianças deve garantir um tempo maior à candidata governista. Por último ele cita algum acidente, debate ou fato inesperado que possa alterar a opinião dos eleitores.

Sua avaliação é parecida com a de Ricardo Guedes, do Sensus. Segundo ele, "Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma". Leia aqui a matéria completa

9 Comentários:

Anônimo disse...

Essa jogada é velha!. Começa serra ganhando de muito, depois o adversário começa a subir e qualquer espirro a midia começa a subir o Serra novamente.
fiquem de olho porque vai ter muita sujeira. o PT precisa começar a lutar pela dilma.

Anônimo disse...

Carta Capital: Seção Rosa dos Ventos
Conferências Nacionais – Distribuição por Governo: Vamos Comparar?
Governo Collor – 2;
Governo Itamar – 6;
Governo FHC – 17;
Governo Lula – 55 (comparação impiedosa!!!).
Em entrevista à NBR, Luiz Dulci afirmou que na realização dessas 55 Conferências estiveram envolvidas mais de 5 milhões de pessoas.
Para Fabiano Santos e Thamy Pogrebinschi, cientistas políticos do Instituto Universitário de Pesquisas da Universidade Candido Mendes, em estudo concluído há poucos dias: “a prática de envolver a sociedade nas discussões em torno de políticas públicas e isto redundar em proposições bem fundamentadas e que têm passagem no Congresso certamente serve como pedagogia democrática".

Anônimo disse...

VIVA LULA, e VIVA DILMA!!!

jose carlos lima disse...

Mas não nos iludamos, o povo precisa ser vacinado contra o que virá por aí, o jogo será pesado, vão inventar até assasinatos..que Dilma tenha o sangue frio o suficiente para seguir em frente e falar diretamente ao povo,,,pois a depender destas aves de rapina tipo FHC que querem voltar ao poder..
http://josecarloslima.blogspot.com/2010/03/o-caso-isabella-nardoni.html

J. Carlos disse...

Isto é só o começo. Quando a Dr. Dilma começar a esclarecer as dúvidas do povo brasileiro, mostrar os programas de governo e sobre tudo desmentir esta imprensa partidária e golpista, não vai ter pra ninguém. Não vamos só ganhar no primeiro turno não, vamos dá uma surra neste careca que ele vai perder o caminho de casa. Mas para isso acontecer nada de salto alto e permanecer o trabalho de formiguinha pedindo voto a cada esquina. E DILMA neles. DEMOS/TUCANOS NUMCA MAIS.

Anônimo disse...

Como a opinião do Montenegro não conta pois ele demonstrou ser um incompetente em previsões, eu prefiro ficar com a opinião destes outros diretores de institutos de opinião pública e, se eles estiverem certos iremos comemorar a eleição da Dilma ainda em outubro e daremos uma passagem só de ida para a China para o Serra, pois sendo ele um simpárico da ditadura lá é um bom lugar para ele.

Adriano Matos disse...

É isso aí, companheiros! Esse post sinaliza que estamos no caminho certo e que a hora é de trabalhar com ainda maior afinco para eleger a companheira Dilma Rousseff Presidente do Brasil.

Dirck disse...

O "motional" voto, mais o "feel good". Avalizam a opinião de que Dilma pode ganhar no primeiro turno.

Anônimo disse...

acho que é importante fazer esta comparação: Serra, como governador eleito governa São Paulo, o segundo maior orçamento da União, tem autoridade absoluta sobre seus aliados e comandados e no entanto faz um governo medíocre, burocrático, só isso. A Ministra Dilma, como chefe da Casa Civil é o braço direito do Presidente Lula, é portanto, a responsável indireta pelo sucesso do Governo Lula. Portanto, nestes seis anos que ela é Ministra da Casa Civil ela já aprendeu como ser presidente, principalmente porque está sempre ao lado de Lula, portanto, ela já está preparada para ser presidente e ainda por cima com a experiência de Ministra das Minas e Energia e experiência super vitoriosa. Já o Serra juntando o seus dois anos de prefeito e os quatro de governador pouco teve a mostrar além de um governo previsível, austero, mas sem um mínimo de ousadia ou criatividade. Ou seja: Serra presidente seria simplesmente quatro anos de marasmo, de mesmice, de decisões meramente burocráticas, sobretudo na questão de impostos, taxas, pedágios e multas que é o que ele mais sabe fazer, além disso quem seria seus ministros? Arthur Virgílio, Heráclito Fortes? Com todo o estudo que tem com toda certeza seu ministro de educaçao seria o Senador Mão Santa. Portanto, quem quizer que vote no Serra, mas eu tenho argumentos de sobra pra votar na Min. Dilma. Quincas-Alfenas/MG

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração