A economia brasileira cresceu 2,0% no quarto trimestre do ano passado na comparação com o terceiro trimestre, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o Produto Interno Bruto (PIB) do País fechou 2009 em baixa de 0,2%.
A expansão da indústria no terceiro trimestre foi destaque, com crescimento de 4%, acima dos outros setores.
A leitura do PIB confirma que a economia brasileira reagiu bem aos efeitos da econômica mundial, graças à ação rápida do governo federal. As medidas tomadas no ano passado, para combater os efeitos da turbulência, passaram pela liberação do compulsório dos bancos, pelo aumento do crédito, por incentivos fiscais aos setores mais afetados e pela redução da Selic (a taxa básica de juros da economia).
Devido ao tamanho da crise internacional, os números do Brasil foram muito positivos.
Os EUA tiveram uma retração de 2,4%.
Países Europeus da Zona do Euro, tiveram retração de 4,1%
A Rússia caiu 7,9%.
A média mundial foi uma retração quatro vezes maior do que a do Brasil: 0,8%.
Entre os países do G-20, apenas 5 países tiveram resultado melhor do que o Brasil. Cresceram apenas a China (8,7%), Índia (5,6%), Indonésia (4,5%), Austrália (2,7%). Coreia do Sul ficou praticamente estável, com leve alta de 0,2%, resultado muito semelhante ao brasileiro. Leia mais aqui e aqui.
-
5 Comentários:
Corrija: não é 02,%, mas 0,2%
Atenção :
Por favor, espalhem a notícia.
Em alguns bairros de São Bernardo do Campo, como o Jardim las Palmas ( bairro de classe C ) o PIG está distribuindo o jornal A folha de São Paulo "gratuitamente".
é claro que, como na edição de hoje, a manchete ataca o governo Lula.
Chora tucanalhas pois o nosso país está crescendo e dando show de competência na economia e na administração.
Dilma neles em 2010.
quando lula dis "marolinha" tem muitos fila da ... que ficou tirando nosso presidente, o povinho pobre.
Que lástima o jornal da bandeirantes e também o jornal nacional. Que nojo! O da band então com aquele discriminador de garis do Joelmir Bentes/Casoy "é uma vergonha". Omitiram dados, não tiveram a transparência do Zé Augusto. Não informaram com mais propriedade que a crise afetou a grande maioria dos países e que o Brasil foi um dos menos prejudicados e mesmo assim está em franca recuperação. O alienado do Joelmir teve a canalhice de dizer que a inflação chegará ao final do ano aos 7%. Ou tem poderes divinatórios ou tem uma bola de cristal com poderes mágicos. Que palhaçada!
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração