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sábado, 27 de março de 2010

Irresponsabilidade social do Itau-Unibanco: Lucros astronômicos e 7.176 demissões

Os bancários do Itaú Unibanco ralizaram nesta quinta-feira, 25, atividades em todo o país exigindo valorização e respeito da empresa.

Paralisações de agências, distribuição de panfletos e outras atividades marcaram o Dia Nacional de Luta, orientado pela Contraf-CUT.

Ocorreram manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Piauí, Campina Grande e Campinas, entre outros locais.

"Essa foi uma mobilização de advertência para mostrar ao banco o nível da insatisfação dos trabalhadores", afirma Jair Alves, coordenador da Comissão de Organização de Empresa do banco (COE Itaú Unibanco).

"O não pagamento da PLR [Participação nos Lucros e Resultados] cheia desagradou a muitos bancários, em espacial na agências", completa.

Irresponsabilidade social: 7 mil demissões, mesmo com lucros recordes

Os trabalhadores cobram do banco que estenda os reflexos positivos da fusão para os funcionários e clientes.

Estudo da Contraf-CUT, em parceria com o Dieese, mostra que o banco não cumpriu a promessa de não demitir durante a fusão. Foram 7.176 postos de trabalho fechados entre 2008 e 2009, de acordo com os balanços publicados, o que coloca o banco na contramão da economia brasileira. No mesmo período, o país criou 995.110 novas vagas.

"Hoje, apenas os acionistas estão contentes", diz Jair. "Os bancários foram às ruas mostrar essa realidade para o banco e cobra respostas para problemas como a não entrega das carteirinhas do convênio médico e a limitação das bolsas de estudos", sustenta. Leia mais aqui.

1 Comentários:

elisabete ventura disse...

sou cliente do Itaú há 28 anos, e ultimamente
está difícil falar com o bankfone, até perguntei
a operadora, que depois de muito esperar, se o
Itaú tinha despedido funcionários, ela coitada,
disse que era devido ao horário tinha muita gente ligando, mentira, liguei em vários horários e era sempre a mesma coisa, está parecendo a Telefonica. Os bancos querem que os
clientes façam tudo pela internet, assim fica mais barato para eles.

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