Pages

domingo, 21 de março de 2010

Hackers usam técnica para relacionar Lula a 'mentiroso' no Google

Experimente fazer uma pesquisa com a palavra “mentiroso” no Google e o que você encontrará como primeiro resultado é o verbete da Wikipedia sobre o Presidente Lula Agora abra o texto da enciclopédia colaborativa e tente localizar a palavra “mentiroso”. Ela simplesmente não esta ali. A conclusão é óbvia: alguém está enganando o buscador, e o Google não esconde que seu sistema seja suscetível a esse tipo de ataque.

A técnica é uma velha conhecida de hackers e usuários experientes da rede. Trata-se do Googlebombing – ou “bombardeando o Google”, em português. Nas palavras da própria gigante das buscas, é uma prática em que “alguns internautas podem produzir resultados estranhos, criando falso link entre um termo buscado e seu resultado”.

Em linhas gerais, funciona assim: o usuário escolhe uma palavra ser procurada e o website que será o alvo. No caso, a palavra “mentiroso” e o verbete da Wikipedia. A partir daí, o internauta mal-intencionado cria links para esta página através da palavra escolhida, distribuindo-o em websites, em sua assinatura em fóruns, em blogs, etc.

O resultado é uma consequência do próprio sistema de indexação do Google, que organiza as páginas buscadas pela quantidade de links feitas a ela. Ou seja, quanto maior o número de referências para página de Lula na Wikipedia através da palavra “mentiroso”, mais bem classificada ela será no resultado da busca.

Apesar do viés político do caso em questão, a empresa, por meio de sua assessoria, afirma ver na técnica mais uma “brincadeira” do que um ato de ativismo político. Seja como for, a maioria dos casos de Googlebombing é político. Buscas por “maior mentiroso do Brasil” também levam para página de Lula na Wikipedia. Dê um Google por “político honesto” e você encontrará uma página de “erro 404″ com a inscrição “político honesto não encontrado”.

Nos Estados Unidos, segundo post do blog do Google, esse tipo de ataque voltou a chamar a atenção em janeiro de 2009, quando resultados forçados relacionavam buscas pela palavra failure (falha) à página da biografia do presidente Barack Obama.

No mesmo post, a empresa explica que possui um algoritmo que detecta Googlebombs, mas que o utiliza muito pouco, já que “ele usa uma capacidade muito grande de processamento de dados para rastrear toda a web e muito raramente Googlebombs verdadeiros são criados”.

Sobre a situação no Brasil, o Google diz não tolerar “a prática do Googlebombing, ou qualquer outra ação que visa afetar a integridade dos resultados de pesquisa”, mas não respondeu se tomará alguma providência no caso em questão.Com informações do Estadão. Procurada pela equipe do Blog, a Presidência da República disse que não irá comentar o assunto.

13 Comentários:

Tereza disse...

O povo tá vendo, liga não presidente, pra esse minúsculo grupinho que só sabbe atacar seu governo sua pessoa seus familiares, a ministra Dilma, (a vitoria aos justos!!!)

Anônimo disse...

Há mais ou menos uns dez meses já sabia disto. Passei a não divulgar na esperança de que ficasse sem acessos mas é coisa do capeta.
Quem sabe poderiamos usar as mesmas armas e ligar o nome do Serra a algo parecido? Ele, é o verdadeiro pinóquio.

Abs. da mariazinha

Anônimo disse...

Deveriam responder com "babacas" e entraria a elite paulista.

Luciano Prado disse...

Helena, o crédito à matéria do Estadão ficou confuso. O post parece da lavra do "Os Amigos do Presidente Lula".

Anônimo disse...

E já que não tenham mais argumentos, partem para covardía, contratam "hackeres" etc., é coisa dos demotucanos mesmo!!!

Anônimo disse...

Sei...
Já me dei conta desta situação, não só com esta referida palavra...
Outras palavras não ampliam o significado (apenas perpetuam a hegemonia da mídia aliada com a oligarquia...). Deixam claro o seu comprometimento...
Denunciar esta trupe em novos tempos é relevante...
Grata pelo espaço...

Anônimo disse...

Sei...
Já me dei conta desta situação, não só com esta referida palavra...
Outras palavras não ampliam o significado (apenas perpetuam a hegemonia da mídia aliada com a oligarquia...). Deixam claro o seu comprometimento...
Denunciar esta trupe em novos tempos é relevante...
Grata pelo espaço...
Fátima/fafitoca

Fabio disse...

Por que comigo eu digito e não aparece?

Marineide disse...

Isso é mentira.É o próprio Google que está fazendo isso com o Lula.Ou voes acham que a turma do Google é boazinha, uns anjinhos? Isso deve ser bem divulgado, tipo quase toda semana voltar ao assunto para mostrar com que tipo de "arma"luta esse pessoal: a fraude.Até nos computadores!

V disse...

Essa história tá rolando faz um ano.
O pessoal do Google Brasil sentou nas mãos!
Que tal associar Google Brasil a incompetente?
Só para estimular uma solução.

Anônimo disse...

Como diz o Prof. Aziz Ab'Saber: "É preciso aprender a contestar os idiotas".
Zapper

Anônimo disse...

Realmente,Eu fiz o teste fiquei P*** da vida,e acho que o Google tem que tomar uma providencia imediatamente.

Anônimo disse...

O Google é administrado por aquele grupinho que se reuniu a portas fechadas com o gilmar dantas;
É aquele que quer controlar tudo na net. É aquele que controla os comentários nos blogs dos que são filiados ao google. Esperar o quê?
É preciso tomar cuidado. Essa história do "mentiroso" já está rolando há muito tempo.
--- O Presidente e a Ministra Dilma precisam de asseessores leais e espertos. A Dilma precisa ser mais ela mesma. Ela é muito melhor ao natural em todos os sentidos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração