Pages

quarta-feira, 3 de março de 2010

Folha e Cantanhêde condenados a indenizar juiz do caso Varig por linchamento moral

Quem não se lembra da Folha de José Serra (jornal Folha São Paulo) e Eliane Cantanhêde embarcando na denúncia furada da "ex-charuteira", e do processo de falência da Varig, para derrubar a ministra Dilma Rousseff?

Pois o sub-jornalismo do jornal naquele episódio (tal qual agora no caso da Eletronet), levou à condenação da Empresa Folha da Manhã, dona do jornal, e da jornalista Eliane Cantanhêde a pagar R$ 35 mil ao juiz Roberto Ayoub a título de indenização por danos morais pela publicação do artigo "O lado podre da hipocrisia", em 10 de junho de 2008.

No texto, para atacar levianamente a ministra Dilma, Dona Cantanhêde acusou o juiz de "contrariar a lei" para submeter-se às pressões do governo.

Confira o texto da jornalista demo-tucana, recheado de mentiras, ilações, calúnia, difamação e veneno, que a levou a ser condenada:

Foi assim com a Varig. Lei que limita em 20% o capital externo no setor? Deixa para lá. Prazos, recursos, pareceres? Deixa para lá. Juiz? Deixa para lá. Nas reuniões internas, Dilma Rousseff ia logo avisando que "o governo não vai se submeter à decisão de um juiz de quinta...", como relatou o então presidente da Anac, Milton Zuanazzi, em e-mail para Dilma, que ele nega e todo mundo confirma 

Todo mundo quem, Dona Cantanhêde? A única que "confirmou" foi a ex-charuteira, sem sequer ser a suposta autora, nem receptora do email. E dona Cantanhêde continuou:


Já que a lei não vale nada e o juiz é "de quinta", dá-se um jeito na lei e no juiz. Assim, o juiz Luiz Roberto Ayub aproximou-se do governo e parou de contrariar o presidente, o compadre do presidente e a ministra. Abandonou o "falso moralismo" e passou a contrariar a lei.

O jornal informou que vai recorrer da decisão.

Quem deve recorrer é o Juiz. R$ 35 mil fica muito barato para um jornal que tenta assassinar a honra alheia de forma tão leviana.

6 Comentários:

Anônimo disse...

Realmente É MUUUUUUUUUUITO POUCO. Eles ja deveriam ter sido responsabilizados por isto , e tambem, pela aberração feita na época em que Cantanhede mandou a população se vacinar contra a febre amarela. Essa mulher é outra raposa no galinheiro.

José Lopes disse...

Zé amigo. Adorei o texto! É muito bom ter você e a Helena do nosso lado.

Agora, a Folha é fichinha perto do globo, de triste passado, presente e muito provavelmente futuro, a não ser que a gente reaja de forma mais contundente. Aqui no RJ o globo continua sendo o principal cabo eleitoral dos tucanos. Manchete do globo hoje: "PSDB amplia Bolsa Família e líder do governo é contra." Está certa a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) em ser contra. O projeto do senador Ta$$o Jerei$$at às vésperas das eleições demonstra que o emplumado tucano visa fazer uso eleitoral do programa Bolsa Família. Essa “ampliação” do senador tucano, além de oportunista é mais do excludente, pois visa premiar os alunos que tiverem melhor desempenho. Ora, não precisamos ser pedagogos para entender que o bom desempenho de alunos depende de vários fatores um deles a alimentação. Outro, o tempo gasto entre o local de trabalho e a escola. Outro, a questão da estrutura familiar. Se não são essas as questões enfrentadas pelo aluno, a responsabilidade pelo aprendizado e pelo conseqüente bom desempenho depende muito da escola e dos professores. Para que a escola dê conta de alcançar resultados satisfatórios, terá que promover um apanhado de ajustes, como a formação continuada de professores, o entrosamento entre a equipe de educadores, diretores e coordenadores, a melhoria da estrutura física etc. E qual o professor que terá coragem de excluir um aluno que por um motivo de doença, por exemplo, não consiga acompanhar o desenvolvimento de seus colegas? Ta$$o Jerei$$at em oito anos não conseguiu aprovar um projeto, porque essa sandice agora?

José Lopes disse...

Como é vil a alta cúpula do jornal o globo, aquela que produz as manchetes do jornal! Todos os dias, os irresponsáveis pelo editorial do globo produzem manchetes contra o governo Lula. Sabem por que isso? É para que os tucanos utilizem essas manchetes nas suas propagandas no horário eleitoral gratuito. PT abra os olhos contra essa malandragem do PSDB em conluio com o globo. Creio que uma ação preventiva no judiciário para que o PSDB e outros partidos de oposição não usem essas imagens durante a campanha eleitoral seria um caminho. Fundamentos para isso não faltam, raramente as manchetes de jornais traduzem a verdade. Vamos colocar a cabeça para pensar.

Anônimo disse...

É esse liberdade de impressa que o PIG prega, o Jornal vai recorrer pra reduzir o valor da sentença.
É por essas e outros que nao se pode dar asa.

Anônimo disse...

Tinha que ser 35 milhões!

Anônimo disse...

em relação o globo, gosatria de lembrar um episódio desta empresa . Quando a dilma disse que os tucanos queriam privatizar petrobrás, bb, etc, a oposição disse que era terrorismo eleitoral e o globo repercutiu bem esta tese.
acontece que no dia do 2ºturno da eleição de 2006, o globo disse textualmente que o PT tinha atacado o alckmin dizendo-o privatista e este tinha negado, o que teria sido um erro. O correto seria "explicar os benefícios da privatização" e continuando o jornal elencou candidatas: petrobras, cef, bb, etc. Isto foi no editorial do jornal. todos devem ler pra conhecer a desfaçatez.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração