Pages

terça-feira, 30 de março de 2010

Estadão derrapa na reportagem e ainda reclama das críticas

Na sexta-feira passada (26/03) o Estadão publicou editorial reclamando do presidente Lula por se queixar da má-fé de setores da imprensa. Até parece que o jornal estava se defendendo antecipadamente. Vejam como o Estadão muda o contexto de uma declaração do presidente em reportagem assinada pelos repórteres Tânia Monteiro e Renato Andrade na edição desta terça-feira (30/3) e tirem suas conclusões.

O título da matéria é “Ao lado de 18 governadores, Lula lança PAC 2 para impulsionar Dilma”. No quarto parágrafo, os repórteres, que deveriam reportar os fatos com fidelidade, dizem o seguinte:

No mesmo discurso, o presidente anunciou que havia desistido de viajar hoje a Pernambuco para inaugurar uma parte da Ferrovia Transnordestina, por problemas com a obra. “Eu não estou contente com o que nós fizemos até agora”, disse Lula, reconhecendo fragilidades do PAC 1.
Em primeiro lugar, o Presidente não reconheceu fragilidades do PAC 1, como afirmaram os repórteres do Estadão. A reconhecida insatisfação com o que foi feito até agora foi dita em um contexto diferente do apontado no texto. Ele se referia ao conjunto de realizações do governo. Inclusive, o exemplo citado foi o do Bolsa Família, que não está no PAC.

Vejam o trecho a seguir para tirar suas conclusões e ver se o presidente não tem razão de criticar -- para ler a transcrição da íntegra do discurso, clique aqui:



Então, eu quero terminar, companheiros, dizendo para vocês apenas duas coisas. Eu não estou contente com o que nós fizemos até agora, e acho que nenhum de vocês está contente, porque nós temos a obrigação de fazer mais, temos competência de fazer mais. O povo pobre deste país precisa que a gente faça mais, e a economia precisa que isso aconteça.

Eu fico imaginando se nós, naquele momento de crise, tivemos que fazer um investimento de quase R$ 12 bilhões no Bolsa Família, o próximo governo não pode se contentar com [R$] 12 [bilhões], vai ter que fazer mais. Ou vai ter que gerar tanto emprego, que um dia não vai precisar mais ninguém ter o Bolsa Família. Porque quando a gente começou a fazer o programa Bolsa Família, qual era a crítica que a gente recebia? “Cadê a porta da saída? A porta da saída? A porta da saída?”. Os coitados não tinham nem entrado. Eu não sei porque pobre incomoda tanta gente neste país! Não, porque a verdade é essa, é que incomoda.

Em segundo lugar, o presidente não disse que havia desistido de viajar a Pernambuco para inaugurar parte da Ferrovia Transnordestina e nem que a obra estava com problemas. Até porque não estava prevista nenhuma inauguração de trecho da ferrovia. O que se cogitou foi inaugurar uma fábrica de dormentes e uma fábrica de britas, que não ficaram prontas. Isso foi dito à repórter Tânia Monteiro por mais de um assessor de imprensa da Presidência, mas foi ignorado. Confiram o que o presidente disse, e julguem a qualidade da reportagem:



Veja, eu estou dizendo isso de público porque eu ia amanhã para a Transnordestina, para inaugurar a fábrica de dormentes, a maior do mundo, e a fábrica de brita que, sozinha a usina de brita, vai produzir mais brita que as quarenta que tem em São Paulo. E não vamos porque não está pronta. Esse compromisso foi feito comigo em janeiro, em janeiro. Não está pronta.Fonte: Blog do Planalto

8 Comentários:

Unknown disse...

As famílias que controlam essa imprensa fajuta estão espumando de ódio do nosso Lula. Não sossegam enquanto não apagarem as marcas que o nosso Presidente está deixando pelo seu caminho. Diriam: " e que isso nunca mais aconteça!".
Mas o povo é infinitamente mais forte. E nós mostraremos nossa força em outubro!
DILMA, NOSSA PRESIDENTE!DILMA, NOSSA PRESIDENTE!

Valdirio Guerra disse...

Sugestão para enquête:
Quem você escolheria para ser seu amigo particular?
a) FHC “(Farol de Alexandria) “O destruidor do Brasil e a favor do trafico da maconha”.”.
b) José “Pedágio do Alagão, “O destruidor do Estado de São Paulo e o maior inimigo dos nordestinos”.”
c) Jereissati, “O Coronel fracassado e dono de um jatinho que só ele pode ter”.
d) Alckmin, (Picolé de chuchu), “O Campeão em licitações fraudulentas”.
e) Arruda, “O Chefe do mensalão do DEM e único Governador preso na historia do Brasil”.
F) Katia Abreu, “Aquela que se candidatar à vice do Serra, ele morre do coração, depois de cortar os pulsos”.
G) Sergio Guerra “O Babaca ou Ofélia, só abre a boca para falar besteira”.
h) Álvaro Dias “O maior criador de factoides do mundo”
i) Arthur Virgílio, “O Fracassado, não consegue ganhar nem como Síndico no seu estado AM”.
j) Azeredo “O pai e precursor dos mensalões no Brasil e esta sendo indiciado por isso”.
k) Gilberto Taxab, “O prefeito Incompetente que esta sendo cassado”.
l) Ou você prefere escolher melhor as suas amizades?

Valdirio Guerra disse...

“Bota fora” do governador José Pedágio do Alagão
Vamos dar todo apoio e fortalecer ao máximo com a participação de quem puder comparecer, não importa se você pertence algum sindicato ou não, basta ser brasileiro e tiver amor a sua pátria. A passeata que 40 sindicatos e associações do funcionalismo público estadual realizam na capital, no "bota fora" do governador José Serra. Ele deixa o governo amanhã para ser o candidato da oposição à presidência da República pela coligação PSDB-DEM-PPS.
A concentração para o público é no vão livre do MASP, na avenida Paulista, à tarde, de onde sai a passeata até a Praça do Patriarca, no centro antigo de São Paulo. É preciso dar uma "despedida" à altura do que merece um governador que não deixa saudades. VAMOS LÁ GENTE, VAMOS PARTICIPAR, NÃO ESQUEÇAM DE PASSAR NA FEIRA ANTES.

PR7 disse...

E por que o Presidente não entra em cadeia nacional de rádio e TV e esclarece essas coisas para a população? Ele foi citado, e adulteraram sua fala. Por que então ele não usa o direito de resposta para restabelecer a verdade? Pra mim, ele pega muito leve com o PIG.

Anônimo disse...

30/03/2010 - 17h46
Procuradoria recomenda manutenção da cassação de Kassab

da Folha Online

A Procuradoria Regional Eleitoral recomenda em parecer que a Justiça mantenha a cassação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e da sua vice Alda Marco Antonio (PMDB). Os dois foram cassados no mês passado pelo juiz Aloísio Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, por recebimento ilegal de doação na campanha eleitoral de 2008.

No parecer, o procurador Luiz Carlos Dos Santos Gonçalves recomenda que Kassab e Alda recorram da decisão fora do cargo.

Por outro lado, o procurador recomenda mudar a decisão de primeira instância, que também determinou que Kassab e Alda ficassem inelegíveis por três anos. "[...] Determinando-se, ademais, a imediata execução do julgado, no que tange à cassação do diploma expedido", diz.

Kassab e Alda recorreram da cassação, que foi suspensa dois dias depois da primeira decisão. Na ocasião, a Justiça Eleitoral acolheu pedido de efeito suspensivo formulado pela defesa do prefeito de São Paulo. Com isso, a sentença de cassação ficou suspensa até o pronunciamento do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo.

Cassação

O juiz de primeira instância aceitou a denúncia do Ministério Público Eleitoral, que acusou o prefeito de ter recebido doações ilegais da AIB (Associação Imobiliária Brasileira), de sete construtoras e do Banco Itaú.

A Lei Eleitoral proíbe que candidatos ou partidos políticos recebam doações de empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público. No caso de Kassab, seriam as construtoras que prestam serviços à Prefeitura de São Paulo.

Na semana passada, entretanto, o TRE-SP derrubou decisão de primeira instância que cassava o mandato do vereador Carlos Apolinário (DEM).

Anônimo disse...

O Estadão mente mas não quer que o presidente comente, será que os donos do jornal quer que o LULA faça propaganda para que eles parem de perder vendas??
Na verdade eu goste da parte em que o LULA diz que a usina de brita vai produzir mais que as 40 fábrica de São Paulo, isto é o nordeste colocando São Paulo no bolso, ou seja é o Zé alagão destruindo o estado e muita gente insiste em não enxergar.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Isto é o que eles chamam de "Liberdade de Imprensa". eles querem é manipoular a Noticia, do geito que podem para manipular o eleitorado, isto é Caso de Policia, MP, mais estamos todos assitindo as Familias manipolarem Informações como acharem melhor.

José Lopes disse...

Que jornalismo de esgoto!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração