Pages

sexta-feira, 5 de março de 2010

Enquanto José Serra faz campanha eleitoral, dengue se alastra por São Paulo

Os municípios da Baixada Santista estão em alerta contra a dengue. Os últimos balanços divulgados pelas prefeituras de Guarujá, Santos, Cubatão, Praia Grande e São Vicente confirmam 843 casos da doença desde janeiro. Nesse mesmo período, 10 pessoas morreram - três delas crianças - e há outros 2.819 exames em análise. As regiões mais críticas são Santos e Guarujá. Nessa última, a polícia abriu inquérito no mês passado para apurar 83 óbitos. Na capital, são 34 confirmações, enquanto o interior vive situação mais alarmante, com 2.500 casos em Araçatuba e 2.314 em Ribeirão Preto.Leia


Kassab dispensa 438 agentes de combate à dengue

Aqui no blog em 19 de fevereiro de 2010. O prefeito Gilberto Kassab anunciou a dispensou de 438 agentes de controle de zoonoses. Os contratos de trabalho deles expiraram no dia 14 de fevereiro.

Na prática, a cidade de São Paulo perdeu de uma só vez 18% dos cerca de 2.400 homens e mulheres que integram seu exército de combate às larvas do mosquito da dengue. E isso exatamente no verão, época de chuvas frequentes e temperaturas elevadas, em que é maior o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, o vetor de transmissão da doença.

Segundo a vereadora Juliana Cardoso (PT), que presidia a Comissão de Saúde da Câmara, o problema é que a formação de um agente de controle de zoonoses (doenças transmitidas por animais) é complexa:"O poder público não pode se dar ao luxo de dispensar funcionários com quase des anos de experiência, gente que tem de saber como se dirigir à população, muitas vezes vivendo em áreas violentas, entrar nas casas, subir às caixas d'água, conversar, orientar, esclarecer. Tem de fazer isso tudo, além de levar consigo substâncias tóxicas (larvicidas e raticidas), de ter de prepará-las e de aplicá-las em condições de segurança para si e para a população.

2 Comentários:

René Amaral disse...

NunKaSSab nem ao menos consegue ser original, o Çerra já tinha feito isso quando "ministro" no "governo" FêAgáCê!!!!! Resultado o pior surto de dengue da história, acho que ele querem matar os eleitores nordestinos que agora vão poder votar pra presidente mesmo sem transferir os títulos pra SP!

Anônimo disse...

Esse é o governo de São Paulo trabalhando por vc.
Povão cai na real.
Dilma Presidente

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração