Da Agência Brasil: O número de partos em adolescentes caiu 34,6% de 2000 a 2009 na rede pública de saúde do país (SUS).
No primeiro ano da década, foram registrados 679.358 partos entre garotas de 10 a 19 anos, contra 444.056, em 2009, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
O ministério atribui a redução às campanhas de educação sexual e planejamento familiar para evitar a gravidez indesejada e às campanhas de combate às doenças sexualmente transmissíveis entre jovens, que incluem, por exemplo, a distribuição de preservativos em algumas escolas públicas.
Das 54 mil escolas, que reúnem cerca de 8 milhões de estudantes, que passaram a oferecer conteúdo de saúde sexual em sala de aula, no chamado Programa Saúde na Escola (PSE), 10 mil distribuem camisinhas aos alunos. Os jovens também podem conseguir o preservativo gratuitamente nos postos de saúde. Profissionais de saúde também orientam os adolescentes sobre métodos contraceptivos – pílula anticoncepcional, injeção de hormônios e DIU.
-
2 Comentários:
Falta mais propaganda a respeito em todos os meios de comunicação. Mas a Globo, por exemplo, prefere ensinar só o que não presta em suas novelas, como o troca troca de parceiros, o que vai na contramão desse esforço envidado pelo governo federal. Mas, como tudo o que o goveno Lula tem plantado, os frutos vão surgindo, apesar das ervas daninhas.
DILMA 2010!
Isso mostra que o caminho da orientação e da prevenção é o melhor, e que o aborto não seria necessário.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração