Pages

sábado, 27 de março de 2010

Datafolha quer tirar campanha de Serra da UTI, mas pesquisa espontânea desmente

Na nova pesquisa Datafolha, Serra teria tido uma "recuperação" (subindo de 32 para 36%), enquanto Dilma teria "estabilizado" (oscilando de 28% para 27%). Isso na pesquisa estimulada, quando mostra uma cartela redonda com os nomes dos candidatos para escolha.

Mas a pesquisa espontânea, quando nenhum nome de candidato é citado, e o pesquisado apenas é perguntado em quem votaria para presidente nas próximas eleições, Dilma subiu para 12% (tinha 8% em dezembro e 10% em fevereiro) enquanto Serra ficou nos mesmos 8%, o mesmo percentual de dezembro.

Há algum claro problema de metodologia nesta PE$QUI$A.

Segundo o Datafolha, Serra teria uma inacreditável e meteórica subida na Região Sul, enquanto Dilma teria caído. Justamente na região Sul, onde há os maiores desgastes com escândalos de corrupção, seja com a candidatura de Yeda Crusius (PSDB/RS), seja com a posse de Leonel Pavan (PSDB/SC) subindo de vice para governador, em meio às investigações da Polícia Federal por cobrança de propina de empresa privada de petróleo.

O Datafolha também jura que os mais pobres (os eleitores que ganham até dois salários mínimos) tornaram-se entusiastas eleitores de Serra, e não de Dilma, a candidata de Lula.

Por fim afirma que Serra estaria causando "frisson" no eleitorado feminino. Só faltou a Folha demo-tucana jurar que meninas adolescentes colam fotos de Serra dentro de coraçõezinhos em seus diários, ao lado de fotos de Brad Pitt.

Como se vê, é difícil acreditar que não haja algo de errado nesta pesquisa, ainda mais com base nas explicações acima.

Mas tanto faz, como tanto fez, o que diz o Datafolha. Pouco importam os números diante do que tem a ser feito, que é sempre a mesma coisa. A campanha de Dilma precisa ser feita todo dia como se ela tivesse começando lá de baixo. Nada de salto alto, e nada de relaxar.

Essa campanha que virá será uma guerra de informações pela verdade contra a mentira. As "bases" de Serra são o PIG, incluindo suas pesquisas, o poder econômico, os banqueiros nacionais e estrangeiros, o coronelismo político falido e o coronelismo eletrônico ainda com um pouco de poder.

É contra essas forças que teremos que lutar dia a dia, palmo a palmo, e cada um prepare seu espírito para matar um leão por dia, porque será assim, e não adianta reclamar. Adianta lutar, porque a realidade brasileira ainda é o que é, com um conservadorismo demo-tucano corrupto, que junta o que há de pior no capital nacional com o capital estrangeiro, capaz de fazer qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo, para colocar as mãos de volta nos cofres públicos e nas riquezas nacionas, como do pré-sal, da Amazônia verde e da nossa Amazonia Azul, da riqueza do suor do trabalho do nosso povo.

Essa realidade só muda pela nossa luta transformadora. A eleição da Dilma será mais uma conquista suada, depois das duas primeiras vitórias de Lula.

37 Comentários:

Anônimo disse...

Dilma subiu 50% na espontânea. Serra ficou igual. Portanto, não tem muito sentido Alagão ter subido de 32 para 36%. Tem uns que acham que o fato de Alagão ter anunciado sua candidaduta no programa do Datena, aliado ao reduzido número de enchentes, pode ter contribuído para essa "subida". Nada a ver. Enchente é enchente - ninguém esquece a desgraça ainda que o sol tenha se manifestado. Datena tem audiência ínfima e Alagão mal anunciou sua candidatura (de forma tímida) e ainda desmentiu depois. Acho que essa pesquisa vem em articulação com o Ibope, que apontava uma difereça de 4 e ficou em 1 ponto apenas.

Ary

Filipe disse...

Meu maior medo é o PT pensar que só porque o Serra subiu nas pesquisas, justifica então uma dependência maior do PMDB (o PIG não quer apenas eleger o Serra, más eleger Hélio Costa em Minas e Roseana Sarney no Maranhão). Calma gente, essa pesquisa serviu apenas para iludir os tucanos e reforçar a candidatura Serra, pois todo mundo sabe que dificilmente Serra será eleito (menos o PIG), bom também para evitar o salto alto na campanha da Dilma.

Anônimo disse...

Está na cara que compraram o datafolha, o PIG está lançando essa pesquisa agora como estratégia para brecar Dilma nas proximas pesquisas.

Isso é tão na cara que qualquer um percebe a manipulação.
Não duvido nada a revista veja começar exaltar um o êxito fabricado para defender Serra.

Marcos Sousa disse...

Urgente, comentário no conversa afiada.

"Carlos Doenha Freitas em 27/março/2010 as 11:52

Jornalista Paulo Henrique Amorim

Sou entrevistador do Datafolha há algum tempo e desta vez percebi que a manipulação das entrevistas foi descarada, não podia deixar de denunciar.

Participei do trabalho de entrevistas desta pesquisa divulgada hoje que coloca o José Serra na frente da Dilma com 9 pontos.

Posso garantir que sempre são realizadas entrevistas em maior número nos bairros onde vivem as pessoas mais ricas, desta vez então foram realizadas entrevistas nestes bairros em maior número ainda e em fichas em branco no local onde é anotada a região onde a entrevista foi realizada.

Eu e outros pesquisadores ja percebemos isto a muito tempo mas agora foi demais, isto deve estar acontecendo em outros locais do Brasil. Não podiamos deixar de denunciar, esta pesquisa foi manipulada, pode acreditar, a Dilma ja esta até na frente do Serra, pois, nos bairros mais pobres de São Paulo ela esta bem mais na frente, é que a coordenação da pesquisa mandou fazer mais pesquisas onde mora menos gente e as pessoas são mais ricas.

Estamos denunciando isto porque é uma vergonha, a folha e a Globo querem fazer o povo brasileiro de tontos, chega.

Erick Figueiredo disse...

Acredito que seja melhor acreditarem que já ganharam. Se acreditarem nisto, ficarão mais tranqüilos e deixarão para a propaganda a campanha difamatória, quando haverá direito de resposta.

Anônimo disse...

Eu acho que nos próximos dias a verdade sobre vai aparecer, teve até um cara que comentou no site do PHA dizendo-se pesquisador do datafolha e também achando estranho essa pesquisa.

Vamos aguardar!


Luciano Bernardo da Silva

Anônimo disse...

Ue? Quando a pesquisa da data folha apontava um crescimento de dilma ouve alguma contestação? Pô da um tempo

polaco disse...

É isso ai Zé Augusto.

Não dá pra perder tempo com essa pesquisa do data-fraude, instituto ligado ao grupo folha que faz campanha para o candidato Serra.

É que nem pedir pra mãe falar do próprio filho.

hehehe....

ludovicensis disse...

Essa pesquisa foi antecedida por duas semanas de inserções diárias de 15 minutos de josé serra nas emissoras de rádio am, para justificar o crescimento nas classes de menor renda, onde justamente Lula e Dilma crescem e é também uma resposta às inaugurações no sul e sudeste.
Só a luta muda a vida!!!

Anônimo disse...

Zé Augusto, parabéns pelo texto. Excelente!! Deixa o Data-Falha e o Ibope fazerem suas pesquisas, para nós, eleitores de Dilma, o que importa é fazer campanha diariamente, com coração e mente, para eleger Dilma e não termos mais o retrocesso dos demo-tiucanos neste País. Mais uma vez, parabéns Zé.

alex disse...

TRABALHA, PT!
Aproveitei este sábado, que o trampo está em dia, e fui dar uma bela passeada pelos Blogosfera.
O que se ouve por aí, Helena e Zé Augusto, é o pessoal pedindo para o PT ir pra luta, trabalhar, reagir, responder à altura.
E não ficar esperando que o nosso Presidente reaja às provocações.
A FOLHA na cara dura está esfregando essa "pesquisa manipulada de última hora" na nossa cara e dizendo:
É assim que vai ser moçada!

francisco.latorre disse...

olha isso.

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=29177&cpage=1#comment-358338


armínio fraga é um dos golpistas do millenium.

tenta preparar terreno prum ataque especulativo.

pra complicar a eleição de dilma.

golpista.

mais... não vai dar certo... e vão levar uma invertida.

dilma vai dar o troco. se vai...

e lula... fora do governo... vai mandar a boca. anotem.

...

Laise - MG disse...

A direita precisa desesperadamente apresentar seu candidato como viável eleitoralmente, caso contrário a debandada de possíveis aliados - fugindo do suicídio eleitoral de enfrentar um governo com + de 80% de aprovação - mataria prematuramente a candidatura direitista.

NA PESQUISA ESPONTÂNEA ELES CAIRAM DO CAVALO!
Um dos dados curiosos na pesquisa Datafolha (que não mereceu destaque na divulgação da mesma pelos jornais) é o levantamento espontâneo, onde Dilma voltou a crescer e aumentar a diferença sobre Serra. Segundo a espontânea (quando o entrevistado diz em quem deseja votar sem ver uma lista de nomes) Dilma continua em alta: tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e agora chegou a 12%. Esse percentual a coloca à frente do presidente Lula (8%), que, até dezembro, liderava a pesquisa espontânea. Serra manteve os 8% da pesquisa de dezembro. Ciro e Marina tiveram 1% cada. Houve também 3% para "candidato do Lula" e 1% para "no PT/candidato do PT".

Somando-se, então, os votos destinados a Lula, a Dilma, e ao “candidato do Lula”, chega-se a 23% na espontânea favoráveis à candidatura do PT.

Como explicar essa diferença entre os números da espontânea e da estimulada? Talvez um manuseio excessivamente entusiasmado na margem de erro da estimulada? Sabe-se lá...


A FOLHA MENTE
O GLOBOMENTE
A VEJA MENTE
O ESTADAO MENTE.
Porque A DIREITA MENTE.

Unknown disse...

Esperava o que do Datafraude...Um tablóide de "boas intenções" do governo de São Paulo.

romério rômulo disse...

zé augusto:
o problema metodológico pode ser chamado "picaretagem","trambique","manipulação". qualquer um que entenda um pouco de pesquisas eleitorais sabe que há uma relação integral entre o desenvolvimento na "espontânea" e na "estimulada".
por isto os 2 convergem com o tempo.
romério

Lea disse...

Diante dessa pesquisa estou com ressaca.
Não tenho nem vontade de comentar e nem de visitar outros blogs.
Hoje realmente não dá. Ver a alegria no ninho tucano dos demotucanos, ah, não dá. ninguém merece.
Vou dormir, com essa chuva que cai em Sampa é o melhor a fazer.

Anônimo disse...

DENÚNCIA DE UM ENTREVISTADOR DO DATAFOLHA NO CONVERSA AFIADA DO PAULO HENRIQUE AMORIM:

"Carlos Doenha Freitas em 27/março/2010 as 11:52

Jornalista Paulo Henrique Amorim

SOU ENTREVISTADOR DO DATAFOLHA HÁ ALGUM TEMPO E DESTA VEZ PERCEBI QUE A MANIPULAÇÃO DAS ENTREVISTAS FOI DESCARADA, NÃO PODIA DEIXAR DE DENUNCIAR.

Participei do trabalho de entrevistas desta pesquisa divulgada hoje que coloca o José Serra na frente da Dilma com 9 pontos.

Posso garantir que sempre são realizadas ENTREVISTAS EM MAIOR NÚMERO NOS BAIRROS ONDE VIVEM AS PESSOAS MAIS RICAS, desta vez então foram realizadas entrevistas nestes bairros em maior número ainda e em FICHAS EM BRANCO NO LOCAL ONDE É ANOTADA A REGIÃO ONDE A ENTREVISTA FOI REALIZADA.

Eu e outros pesquisadores ja percebemos isto a muito tempo mas agora foi demais, isto deve estar acontecendo em outros locais do Brasil.

NÃO PODIAMOS DEIXAR DE DENUNCIAR, ESTA PESQUISA FOI MANIPULADA, PODE ACREDITAR, A DILMA JA ESTA ATÉ NA FRENTE DO SERRA, POIS, NOS BAIRROS MAIS POBRES DE SÃO PAULO ELA ESTA BEM MAIS NA FRENTE, É QUE A COORDENAÇÃO DA PESQUISA MANDOU FAZER MAIS PESQUISAS ONDE MORA MENOS GENTE E AS PESSOAS SÃO MAIS RICAS.

Estamos denunciando isto porque é uma vergonha, a folha e a Globo querem fazer o povo brasileiro de tontos, chega."

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=29164

Anônimo disse...

NA PESQUISA ESPONTÂNEA ELES CAIRAM DO CAVALO!

DILMA 24%
Serra 8%

Pesquisa Data/Folha de São Paulo
25-26/03/2010

Dilma continuou sua curva ascendente no levantamento espontâneo.

Tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e
agora chegou a 12%

Lula obteve o percentual de 8%

Houve também 3% para “candidato do Lula” e

1% para “no PT/candidato do PT”.

TOTAL: 12 + 8 + 3 + 1 = 24%

Serra pontuou 8%, o mesmo percentual de dezembro de 2009.

Além disso, Serra e Ciro são os mais rejeitados (25% e 26%)

prof. clodovagner disse...

Gostaria de sugerir aos petistas um levantamento de todos os escandalos envonvendo o PSDB-DEM-PPS, esses cara são podres por dentro e por fora, para que possamos mostrar para a população brasileira que são relamente esses caras.

Anônimo disse...

Se a denúncia abaixo for verdadeira, o que precisa ser investigada, o ato do DATAFOLHA é grave, muito grave, gravíssimo.

Leiam o post.


Franco Atirador diz:
27/03/2010

COMENTÁRIO-DENÚNCIA DE UM LEITOR DO CONVERSA AFIADA DO PAULO HENRIQUE AMORIN:

"Carlos Doenha Freitas em 27/março/2010 as 11:52
Jornalista Paulo Henrique Amorim

Sou entrevistador do Datafolha há algum tempo e desta vez percebi que a manipulação das entrevistas foi descarada, não podia deixar de denunciar.

Participei do trabalho de entrevistas desta pesquisa divulgada hoje que coloca o José Serra na frente da Dilma com 9 pontos.

Posso garantir que sempre são realizadas entrevistas em maior número nos bairros onde vivem as pessoas mais ricas, desta vez então foram realizadas entrevistas nestes bairros em maior número ainda e em fichas em branco no local onde é anotada a região onde a entrevista foi realizada.

Eu e outros pesquisadores ja percebemos isto a muito tempo mas agora foi demais, isto deve estar acontecendo em outros locais do Brasil. Não podiamos deixar de denunciar, esta pesquisa foi manipulada, pode acreditar, a Dilma ja esta até na frente do Serra, pois, nos bairros mais pobres de São Paulo ela esta bem mais na frente, é que a coordenação da pesquisa mandou fazer mais pesquisas onde mora menos gente e as pessoas são mais ricas.

Estamos denunciando isto porque é uma vergonha, a folha e a Globo querem fazer o povo brasileiro de tontos, chega."

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=29164

(Gilson Raslan - Jaru/RO)

Adriano Matos disse...

Concordo plenamente!

Essa semana mesmo envolvi-me em um debate numa lista de discussão que assino. É incrível a ignorância e preconceito dissiminado. Terminei por fim arrancando dos debatedores uma concordância que o governo Lula é o melhor desde a redemocratização.

Os números falam por si e é fácil defender o governo Lula. O que não se pode fazer é apenas se esquivar do debate.

Samuel cardoso jr Recife PE disse...

VEJAM O QUE DISSE UM ENTREVISTADOR DO DATAFOLHA AO BLOG DO PAULO HENRIQUE AMORIM:
Carlos Doenha Freitas em 27/março/2010 as 11:52

Jornalista Paulo Henrique Amorim

Sou entrevistador do Datafolha há algum tempo e desta vez percebi que a manipulação das entrevistas foi descarada, não podia deixar de denunciar.

Participei do trabalho de entrevistas desta pesquisa divulgada hoje que coloca o José Serra na frente da Dilma com 9 pontos.

Posso garantir que sempre são realizadas entrevistas em maior número nos bairros onde vivem as pessoas mais ricas, desta vez então foram realizadas entrevistas nestes bairros em maior número ainda e em fichas em branco no local onde é anotada a região onde a entrevista foi realizada.

Eu e outros pesquisadores ja percebemos isto a muito tempo mas agora foi demais, isto deve estar acontecendo em outros locais do Brasil. Não podiamos deixar de denunciar, esta pesquisa foi manipulada, pode acreditar, a Dilma ja esta até na frente do Serra, pois, nos bairros mais pobres de São Paulo ela esta bem mais na frente, é que a coordenação da pesquisa mandou fazer mais pesquisas onde mora menos gente e as pessoas são mais ricas.

Estamos denunciando isto porque é uma vergonha, a folha e a Globo querem fazer o povo brasileiro de tontos, chega.

vinicius disse...

Mais um tiro no pé! Em breve serão apontadas várias contradições na pesquisa. Tive um professor de estatística que dizia que os números, quando bem torturados, confessam o que queremos. Difícil é explicar a diferença com as espontâneas. Um detalhe interessante é que na anterior o Lula liderava, já começou a transferêcia de votos!!!
Em tempo: em quais bairros foram feitas as perguntas???????????

Anônimo disse...

Na hora em que a Dilma aparecer em canal aberto junto ao Lula,não tem pra ninguém, é Dilma na cabeça!

Anônimo disse...

E não é só isso que demonstra a pesquisa espontânea. 8% votariam em Lula (o que pode-se supor que pelo menos 6 iriam para Dilma) e mais 3% que dizem votar em quem Lula indicar.

Anônimo disse...

Fz uma conta comigoo....

Na passada Serra tinha 32 e Doilma 28
Diferença de 4 pontos..

Hj Seraa 38 e dilma 27
Diferença de 9 pontos..

Horas de 32 para 38
Difrença de 6 pontos
de 28 para 27
Diferença de 1 ponto

6+1= 7

Onde tah a difrença
o gato comeu

Anônimo disse...

Desculpa é de 32 para 36
diferenaça 4 pontos

Dilma 28 para 27
Diferença 1 ponto

ai deu certo

Gesuína Leclerc disse...

Prezado Zé Augusto,

Gostaria de reforçar o que vc disse sobre esta campanha que virá ser uma guerra de informações pela verdade contra a mentira. E cada mulher que conhece as políticas públicas induzidas pelo governo Lula, devemos estar a postos para informar, convencer e lutar para eleger Dilma porque só com Dilma essas políticas públicas se consolidarão. Boa semana gente!

ludovicensis disse...

Blog do Raimundo Garrone com tema: Política e Cultura
Março 2010 Roseana Sarney é derrotada e PT vai com Flávio Dino
O PT do Maranhão honrou a sua história e rejeitou agora a pouco a aliança com o PMDB de Roseana Sarney e definiu apoio ao deputado federal Flávio Dino (PC do B).
O grupo liderado pelo suplente Washington Oliveira foi derrotado por 87 a 85, em uma tarde memorável, onde não adiantou as ofertas de Roseana.
A vitória dos grupos que apóiam o candidato comunista começou a ser desenhada logo no início da tarde, quando o partido decidiu que realizaria uma prévia para definir a candidatura ao Senado.
Na reunião de quinta-feira com o grupo de Oliveira ele prometeu a vaga de vice ao partido, mas sob a condição de o PT apoiar João Alberto para o Senado.
Mais tarde trago novas informações, já que o clima no local é de muita emoção e há certa dificuldade em ouvir os protagonistas da história.

Claudia disse...

Fizeram a pesquisa dias 25 e 26/03, colocaram nos sites e na TV hoje, no dia seguinte da apuração, bem no momento que a midia tá com Ibope em função dos NARDONI. É a campanha do Serra pegando carona com o ibope dos NARDONI. Que vergonha José serra, que vergonha GENGIVÃO!

Teresinha Carpes disse...

Gente,perdoe-me por ser repetitiva,a Dilma caiu no Sul,e eu sei porque a mídia aqui,não é só nociva,a mídia aqui na republiqueta pampeana,é BANDIDA!!!!!e O POVO DAQUI OUVE MAIS RÁDIO,DO QUE LÊ JORNAL OU VÊ TELEVISÃO...E os radialistas são nazistas,tem um ódio visceral pelo PT!Aqui o T.R.E,é tucano,é PP,é PTB,ÉPMDB!Tem tres incerções a favor do prefeitinho,q abandonou a Prefeitura,depois q prometeu perante o povo,q jamais sairia da Prefeitura,para concorrer ao governo do Estado,abandonou a prefeitura debaixo de uma enxurrada de corrupuções,a polícia Federal descobriu o desvio de R$10 milhões!Uns vereadores da bancada do PT,viram q o dinheiro que o govêrno Federal mandou para o médico q acompanha o doente em casa,e a CUT,pproduziu um jornalzinho,com uma manchete na capa que dizia:"Fogaça,que dê os R$10 milhões da Saude"?,Foram se queixar para o T.R.E,e esta entidade ou órgão,invadiram os diretórios municipal e Estadual do PT,e apreenderam,tudo!Mas no Rádio o tal prefeitinho apagado q concorre com o Tarso Genro,q tem todos contra êle,TODOS OS PARTIDOS!!!TODA A MÍDIA!!!!E PRINCIPALMENTE O RÁDIO,QUE AO MESMO TEMPO ACUSAM O PRESIDENTE ATÉ DE CÚMPLICE DE TODAS "MENSALÕES"E ATÉ DE "MORTE"E OS RADIALISTAS AO MESMO TEMPO Q MENTEM,FAZEM CAMPANHA ABERTA PARA O SERRASSUGA,PARA O FOGO-AÇA,E PARA A YEDA CRUSIUS CRÉDO,A MÍDIA DAQUI É TÃO ORDINÁRIA,Q SE DIVIDE ENTRE O FOGAÇA(PMDB do´Símon boca d...) ,E A YEDA(PSDB)só para o PT,perder sempre aqui!

Anônimo disse...

Pesquiza não se leva a sério!. Não acredito que o povo seja tão voluvel assim. Qualquer tropeço, escorregão a pessoa muda de partido? essa não pega. Quem é pro Lula tem raiva do PSDB e quem é do psdb tem ódio de petista!.A luta do PIG é muito grande mas o povão lembra bem do governo fhc e está vendo o grande governo do presidente Lula. Ninguem muda de lado assim em questão de dias.. isso é tudo manipulação .Voto em Dilma mesmo que o Serra fizer o trem bala,tirar pedagios,cortar impostos, dar aumento para os professores, etc... EU voto em DILMA!!e fim de papo. Não é um jornaleco qualquer que muda meu voto.

Eli Braz disse...

Acho que o PT poderia procurar o leitor que fez denuncia no site do PHA e apurar isso.
Comprovada a manipulação e mostrada em rede de radio e tv, será o fim do PIG e a vitória de Dilma será no primeiro turno.
O povo precisa conhecer definitivamente toda sacanagem da mídia em prol do Serra, inclusive precisa saber da tal operação "Tempestade no Cerrado" deflagrada depois da tal reunião dos caciques da mídia no instituito Millenium
Vocês que blogueiros, tentem fazer essa articulação junto ao Partido dos Trabalhadores e partidos aliados. Se essa denúncia vier em rede aberta de TV, como diz o PHH bye bue Serra 2010.

Geraldo Mendes disse...

Um internauta teria feito um comentário num post que o Nassif aparentemente retirou do ar. Esse comentário repercutiu no Cidadania.com e no Azenha. Diz seu autor original, sem nos contar a fonte, que o Datafolha teria utilizado a seguinte tabela de ponderação para apresentar os resultados de sua pesquisa: Sudeste:63,7 %; Nordeste:18 %; Sul:9,3%
Norte e Centro-Oeste:9 %
Na página do TSE consta a seguinte divisão de eleitores por região do país para fevereiro de 2010:
Sudeste: 43,5%
Nordeste: 27%
Sul: 15%
Norte: 7,5%
Centro-Oeste: 7%
Exterior: menos de 0,5%
http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/regi_uf_blank.htm
De onde ele tirou a tabela de pesquisados do Datafolha? Se isso tudo for verdade, e se tivéssemos acesso à ela e à intenção de voto correspondente a cada região, poderíamos "corrigir" os resultados da pesquisa. Alguém pode ajudar?

José Eduardo disse...

Há indícios de fraude nesta pesquisa. O PT precisa investigar os critérios usados na pesquisa e apurar a denúncia de um dos pesquisadores, comentada por vários colegas acima. Comprovada a fraude, os responsáveis precisam ser denunciados ao TRE. Se nada for feito, as próximas pesquisas também serão fraudadas.

Anônimo disse...

OS COMENTÁRIOS SOBRE A FRAUDE NAS AMOSTRAGENS DO DATAFOLHA TÊM SUA RAZÃO DE SER.

PELO MENOS NO SE REFERE À DISTRIBUIÇÃO DOS ELEITORES POR FAIXA DE RENDA FAMILIAR

DESDE 2002 O DATAFOLHA VEM MANIPULANDO AS AMOSTRAGENS.

A seguir uma avaliação técnica comparativa, realizada em outubro de 2002:

Quanto à distribuição dos eleitores por faixa de renda familiar, foram usados os dados da PCV (Pesquisa de Condições de Vida) do Seade, mesma instituição na qual o Datafolha baseou sua amostragem por escolaridade em São Paulo.

Segundo o Seade, 78,1% da população do Estado de São Paulo tem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos.
No entanto, os pesquisados pelo Datafolha nessa faixa de renda são apenas 62,5% do total.
Diferença de 15,6% para menos.

A faixa seguinte (mais de 5 até 10 salários mínimos) constitui, segundo o Seade, 13% da população paulista.
Mas nada menos que 21,9% dos entrevistados do Datafolha estão nessa faixa.
Uma inflação de 8,9 pontos percentuais.

Já os que ganham mais de 10 salários mínimos, são 8,8% dos paulistas, como constatou o Seade,
mas são 12,8% dos entrevistados pelo Datafolha.
Uma desproporção de 4 pontos para mais.

Em suma, na amostragem viciada, o datafolha elevou o número dos que ganham mais e rebaixou em mais de 15% o número dos que ganham menos.

A conseqüência disso é evidente: o falseamento dos índices em favor dos candidatos que possuem eleitorado nas faixas mais altas de renda.

Portanto, a indução de voto, martelando na opinião pública índices de intenção que não correspondem à realidade, obtidos com uma amostragem que não é proporcional ao eleitorado, ou seja, que é falsa e que promove precisamente os candidatos da preferência, não dos eleitores, mas da mídia e seus institutos de “pesquisa”, evidentemente que se trata de uma fraude.

http://prod.brasil.indymedia.org/es/green/2002/10/37899.shtml

Anônimo disse...

CRIME ELEITORAL DO DATAFOLHA POR MANIPULAÇÃO DE PESQUISA

O CAMINHO É A SOLUÇÃO JUDICIAL

O Departamento Jurídico do PT tem elementos mais do que suficientes para IMPUGNAR ESSA PESQUISA DO DATAFRAUDE, JUNTO AO TSE.
Além disso HÁ CLARO INDÍCIO DE CRIME ELEITORAL, por manipulação de amostragens e, portanto, por pesquisa fraudulenta, PASSÍVEL DE REPRESENTAÇÃO NA PROCURADORIA DE JUSTIÇA ELEITORAL, do Ministério Público Federal,
a quem cabe determinar à Polícia Federal a abertura de investigação do delito praticado por essa empresa DATAFOLHA que, diga-se de passagem, desde 1995, foi transformada em “UMA UNIDADE DE NEGÓCIOS” DA FOLHA DE SÃO PAULO, conforme consta do histórico elaborado por ela própria em seu sítio.

É PRECISO URGENTEMENTE BUSCAR UMA SOLUÇÃO JUDICIAL PARA ESSE CRIME!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração